quinta-feira, 20 de abril de 2017

148 PERFEITOS MAS TARDE DEMAIS


001 Teleimpressor (vulgo telex) Siemens T1000

Palavras-chave: invenção, obsolescência, Siemens, telemática, teleimpressor, telex

-Quando a Siemens alemã resolve autorizar a montagem do teleimpressor (vulgo telex) modelo T1000, a partir dos anos 80` e em vários países, sabia de antemão, que essa concessão não lhe faria diferença no prestígio da marca, nem na concorrência técnica e comercial.

-Quando a Alemanha permite a transferência das suas tecnologias para o exterior, sabe o que tem a lucrar. Acontece hoje com as marcas de automóveis, como aconteceu com os equipamentos elétricos e de telecomunicações.

-Quando o grupo Siemens resolve dispensar a montagem de uma máquina, é porque já tem uma outra para substituição e mais evoluída.

Com a autorização da transferência (montagem) a Siemens alemã consegue cativar e iludir os países para onde exporta. Dá a ideia aos países anfitriões que participam ativamente na ciência e na técnica, mas essa participação é apenas de modo passivo, quando a invenção, a inovação e o lucro são essencialmente do e para o país de origem.

Parecia, aos olhos de quem lidava com as tecnologias de transmissão da escrita, que não poderia haver rival para o telex Siemens T1000, semelhante no design a uma máquina de escrever. Porém, esta máquina permite enviar o texto que escrevemos, por exemplo de Lisboa, quase imediata e automaticamente. E no destino: Porto, Coimbra, Bragança, Faro, Paris, Nova Iorque, Moscovo, Luanda, Pequim, etc. também é recebido automaticamente por uma outra máquina.

Para se conseguir este desiderato e esta perfeição tecnológica, muita água correu sob as pontes e muitas tecnologias serviram o desenvolvimento. Todavia, até as melhores tecnologias, um dia estão destinadas a tornar-se obsoletas perante a catadupa de invenções e inovações. Foi o que aconteceu com o telex Siemens T1000, por incrível que pareça. É evidente que a relativa obsolescência do T1000 não apanhou os alemães desprevenidos.
Quando os operadores de telecomunicações estavam satisfeitos com uma máquina desta natureza, já os alemães trabalhavam numa outra, ainda mais sofisticada. Essa nova máquina é o telex Siemens modelo 1200 SD.

002 Teleimpressor Siemens 1200 SD

Esta máquina parecia perfeitíssima para satisfazer todas as necessidades da transmissão e receção da escrita ao longe. O Siemens 1200 SD é, também, um processador informático. É um produto de telemática a começar a impor-se. As valências do 1200 SD permitem processar texto informaticamente, guardá-lo em memória para consulta ou para reenviar mais tarde. Permite formular os telegramas e fazer cálculos, entre um rol de outras funções.

Mesmo assim, veio tarde demais, já que a telemática evoluiu de forma célere e foi aplicada a várias funções a partir dos anos 80`. Foi a digitalização que se implantou em centrais que são tudo ao mesmo tempo: telegráficas, telefónicas, imagem, dados e arquivo. Difundem-se os equipamentos terminais em cada escritório, em cada casa, em cada utilizador móvel, numa revolução tecnológica que se estende até ao presente.

Por estes motivos, os telexes perfeitos da Siemens apenas prolongam a sua vida entre os países considerados periféricos e menos desenvolvidos do ponto de vista tecnológico e económico, quando a revolução informática e telemática traça novos rumos.

&

Será que os alemães estão, no presente, preparados para continuarem no pelotão da frente das tecnologias?


Conseguirão no século XXI surpreender as concorrências?
&
São perguntas que ficam no ar em relação à Alemanha e, já agora, também em relação ao projeto EU – União Europeia.

003 Ernst Werner von Siemens (Lenthe - 1816 ; Berlin - 1892).

Fundador da Siemens & Halske e da Siemens AG. Inventor do telégrafo de ponteiro, o gerador e o dínamo de corrente alterna e o elevador. Inovador e construtor de miríades de equipamentos. A Siemens do presente, atua em quase todos os países do mundo com cerca de 400 mil colaboradores.

Em apreço pela História da Siemens no campo das telecomunicações, deixo aqui a citação infra. A marca Siemens começa com o principal fundador Ernst Werner von Siemens, associada a Georg Halske e Georg Siemens na cidade de Berlin, em 1847, faz ora 170 anos!

A Siemens começa exatamente com a responsabilidade de instalar linhas telegráficas, também com o fabrico de um modelo de telégrafo elétrico de ponteiro que dispensava o código de Morse, utilizando um teclado e um recetor parecido a um relógio indicador de caracteres.
Estas tecnologias e, em parte, esta ambiência de desenvolvimento, é demonstrável na Fundação Portuguesa das Comunicações / Museu das Comunicações na Rua do Instituto Industrial nº 16, quarteirão com a Rua de D. Luís I.
&
«História da Siemens / De uma pequena oficina de construção nas imediações de Berlin para uma empresa global – existem poucas corporações industriais que podem olhar para trás com uma longa história de sucesso […]. Através deste site, convidamo-lo a fazer uma viagem fascinante pelos 170 anos da história da Siemens» (cf. SIEMENS et al. in https://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=https://www.siemens.com/history/en/&prev=search ; https://www.siemens.com/history/en )

Fontes:

FPC Fundação Portuguesa das Comunicações; ANCIÃES, Alfredo, et al - Comunicar na República. 100 Anos de Inovação e Tecnologia. Lisboa: FPC, [2005], também disponível em https://www.academia.edu/5485608/O_viajante_Guglielmo_Marconi_em_Lisboa

- FPC Fundação Portuguesa das Comunicações; VILELA, José Luís - “Os Avós do Telex”. Lisboa: FPC / Museu das Comunicações, 2014. – folha de sala, também disponível em: http://www.fpc.pt/Portals/0/PDF%20Exposicoes/2014/Os%20av%C3%B3s%20do%20Telex.2014.11.28.pdf

Em linha, acedidas em 19.04.2017 -



-phpBB et al - “Telex T1000 Netzteilvarianten austauschbar” https://www.telexforum.de/viewtopic.php?f=6&t=181

-phpBB et al - Telexforum Siemens T1000 englisch” Serviceanleitung Siemens T1000 (englisch)

-PROENÇA, José Luís et al. - “Teleimpressor Siemens T1000“. -Pertença do Museu do NRA http://rep.pt/geeklog/article.php?story=20120816140120145 ; https://www.youtube.com/watch?v=9LDJ7yYn5Fg

-SIEMENS Company et al“Telex Siemens T1000 ASRhttp://www.teleprinter.net/english/inhalt/t1_e.shtml


- vtube et al  - “Siemens T1000 Fernschreiberhttp://vtube.ge/en/videos/play/bENabVZYR3lWUVE

-WIKI... et al - “Retrato de Werner von Siemens“ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Werner-von-Siemens.png 

-WIKI... et al “Werner von Siemens“ https://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_von_Siemens

-WN.com et al  - “Telex T1000 Fernschreiberhttps://wn.com/siemens_t1000_fernschreiber_teletype_telexphone_telex

-YOUTUBE, et al - “Telex T1000 Fernschreiber https://www.youtube.com/watch?v=lCZmVXGyVQQ

Sem comentários:

Enviar um comentário