terça-feira, 18 de abril de 2017

078 147 REDES DE CABOS GLOBAIS



001 Chegada da família real portuguesa à Estação de Carcavelos a fim de inaugurar a ligação cabográfica com os Açores, em 1893


As telecomunicações a grandes distâncias só se desenvolveram com as novas tecnologias. Cerca de 1845 uma goma chamada “guta-percha”, extraída de árvores da Malásia veio permitir o isolamento da rede de cabos. Doravante foi possível transportar os sinais de telecomunicações, por terra ou por mar.

002 Caricatura do rei D. Carlos jogando ténis com os técnicos da Companhia de Cabos da Quinta Nova de Carcavelos

O fabricante de cabos era Werner von Siemens que viria a criar em associação com Halske a empresa Siemens & Halske uma das mais emblemáticas companhias nas tecnologias de telecomunicações.

Por volta de 1930 já havia no mundo cerca de um milhão de quilómetros de cabos, constituindo uma rede global, permitindo às telecomunicações chegar a quase todos os confins do planeta.

003 Portinho da Costa - Almada, lugar de amarração do cabo do Tejo - visto de Belém - Bom Sucesso

Um dos primeiros vestígios históricos de cabos de telecomunicações, em Portugal, encontra-se in loco no Portinho da Costa – Almada, tendo o Património Museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações à guarda uma coleção de amostras de cabos, bem como uma série de imagens alusivas e uma lápide comemorativa.

004 Bloco epigráfico da casa de amarração de cabos

Legenda esta, retirada de um dos primeiros edifícios de amarração junto ao Forte do Bom Sucesso. Esta estrutura esteve em funcionamento durante as últimas décadas da Monarquia. A sua utilidade foi prolongada durante o tempo da I e II República. O cabo subfluvial só foi desativado após a construção da ponte sobre o Tejo, que passou a suportar novas estruturas de cabos, unindo o Sul com o Norte e vice-versa.

005 Entrada para o bairro da DAT Deutsche Atlantische Telegraphen... na Horta - Faial

Outras marcas históricas, quer na paisagem, quer na cultura portuguesa, foram legadas por via das instalações de amarração e reforço de sinais dos cabos telegráficos na Quinta Nova de Santo António, Carcavelos.
Em consequência da comunidade britânica, ali residente durante várias décadas, esta propriedade passou a ser conhecida por Quinta dos Ingleses.
AS IMAGENS SEGUINTES SÃO REFERENTES A DIVERSAS COMUNIDADES CABOGRÁFICAS RESIDENTES NA HORTA-FAIL

O próprio rei D. Carlos vinha fazer desporto à Quinta Nova com os técnicos da Companhia dos cabos. Crê-se que a introdução dos jogos de origem inglesa, ou divulgados pelos colaboradores da companhia Eastern Telegraph Co, entraram em Portugal a partir da Quinta Nova. Entre os desportos ali praticados e divulgados para a sociedade portuguesa refere-se: O ténis, o ciclismo, o bridge, o cricket e o footeball.

Nesta Quinta do Ingleses amarravam sete cabos que ligavam à Inglaterra, Brasil, Açores e Gibraltar. O trânsito da informação destes cabos com outras estruturas de telecomunicações permitiu a ligação de Portugal, via telegráfica, a quase todo o mundo, desde 1870.

As radiocomunicações seriam corresponsáveis pela desativação de muitas estruturas destes cabos. No caso da Quinta Nova ou dos Ingleses, esta deu lugar, já nos anos 40 do século XX, à St. Julian`s School onde professores e alunos preservam como património as marcas edificadas e as memórias orais e escritas em relação às comunidades inglesas.


Outras curiosidades. Sabia:

-Que o campo de football da Quinta Nova de Carcavelos foi o primeiro desta modalidade em Portugal?

-Que o Rei D. Carlos vinha frequentemente a esta Quinta jogar tennis?

-Que aqui foi introduzido o jogo do criket ?

-Que em 1918  foi criada a Lisbon Golf Cup; por via da Companhia dos cabos?

-Que em Carcavelos também se realizavam jogos de Rugbby e Hockey na comunidade; e entre ingleses e portugueses?

-Que havia, nesta Estação, uma média de 110 funcionários ingleses e 40 portugueses?

-Que a lavandaria dos funcionários dava emprego a cerca de 12 mulheres portuguesas?
-Que tinham uma ampla biblioteca; -Que desenvolveram uma Sociedade Dramática e realizavam bailes com frequência?

-Que criaram uma escola com o logótipo do vizinho Farol de São Julião da Barra, a que juntaram o nome do santo em inglês, ou seja St. Julian`s School ?

-Que em 1938 festejaram o centenário da Rainha Victória com grande elevação e que o Presidente da República António Óscar Fragoso Carmona foi convidado e esteve presente, juntamente com o Embaixador de Sua Majestade do Reino da Grã Bretanha?

-Que por via da II Guerra Mundial a St. Julian`s School dos Cabos Submarinos tinha uma comunidade com 17 nacionalidades e que nos anos 80 a comunidade de alunos tinha 30 nacionalidades?
-Que em 1962 por via do encerramento da Companhia foi salvaguardada a St. Julian`s School com o auxílio do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian?

-Que a memória desta Companhia de transmissão telegráfica e desta Escola tem cativado o prestígio entre Ingleses e Portugueses.

-Que, deste modo, tem recebido várias visitas da família real inglesa, tais como: Duques e Duquesas de Kent, Princesas e Príncipes de Gales, incluindo a Rainha Isabel II.


-Que este estabelecimento St. Julian`s School ainda existe na atualidade, como escola bilingue, entre as melhores do país e estrangeiro?


Palavras-chave: Açores, cabo, Carcavelos, globalização, Horta - Faial, telegrafia, sociedade, sociomuseologia


Fontes:

-ANCIÃES. Alfredo Ramos - “Património museológico de telecomunicações: Criação e gestão em contexto”. Lisboa: FPC Códice Ano XI Série II, 2008, págs 52-67

--------------- -“Telegrafia eléctrica”. Lisboa: FPC Códice Ano VII Série II, 2005, págs. 80-95

--------------- -“Um padrão arqueológico na história das telecomunicações: Estudo para-projecto de valorização do património”. Almada. Câmara Municipal: 3º Encontro Arqueologia Urbana, 1997, policopiado, 32 págs.

-BARROS, Guilhermino Augusto; FERREIRA Godofredo - Memória histórica acerca da telegrafia eléctrica em Portugal. 2ª ed. Ampliada com Notas Gravuras e Retratos Coligidos por Godofredo Ferreira. Lisboa: Separata do Guia Oficial dos CTT, 1943

-CARDOSO, Guilherme; MIRANDA, Jorge; TEIXEIRA, Carlos A. - Registo fotográfico de Carcavelos e alguns apontamentos histórico-administrativos. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 1988

-FPC Fundação Portuguesa das Comunicações; MOURA, Fernando; ANCIÃES, Alfredo; FRAGA, Alexandra, et al - Vencer a distância: Cinco séculos de comunicações em Portugal. Lisboa: FPC; Norprint, SA, 2005

-St. Julian`s School et al – “dossier de Turma da Secção Portuguesa, anos 90`.

Em linha, acedidos em 18.04.2017 –

-ANCIÃES, Alfredo Ramos - “Do mar que separa ao mar que une” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/03/para-um-museu-regional-e-nacional-das.html

-----------------"Faial das comunicações e do Santo Espírito"  http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/10/16-faial-das-comunicacoes-e-do-santo.html

-----------------“Transmissões telegráficas submarinas e a relação com o desporto cultura e recreio em Carcavelos e Horta-Faial” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/07/07transmissoes-telegraficas-submarinas.html


Imagens: 001 – Revista O Ocidente, 1893; 002 - St. Julian`s School et al – “dossier de Turma da Secção Portuguesa, anos 90`; 003 e 005 Arq. pessoal ; 004 gentileza da FPC Fundação Portuguesa das Comunicações; 006 e seguintes, gentileza da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário