quinta-feira, 16 de março de 2017

133. GEOPOVOS / GEOLOCAIS / ACHAMENTOS & DESCOBRIMENTOS


 Criação de uma réplica exposta no Museu das Comunicações. Suposta imagem do botim do correio pelo património museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações. Obs.: o rolo com a informação não se encontraria visível e desprotegido como o da figura anexa cujo objetivo é exibir a peça com fins museológicos e comunicativos
Palavras-chave: acacia karoo heyne, África do Sul, amizade, árvore, comunicações, correio, Portugal, património
O Jardim Botânico da Escola Politécnica, em Lisboa, junto da Rua do mesmo nome, surge como resposta a um novo ambiente social, económico e científico. Proporciona além destas valências, a fruição de uma atmosfera romântica, o recreio e o lazer, apresentando uma arquitetura paisagística em socalcos, veredas, cascatas e pequenos lagos.
Neste Jardim foram introduzidas espécies de África, Austrália, Nova Zelândia, China, Japão e América do Sul, procurando uma representação de várias geografias, sobretudo dos locais por onde Portugal cunhou caminhos e permanências na sua História.
Domingos Vandelli foi uma das personalidades relevantes que adotou Portugal e vice-versa. Vandelli esteve na base do plano da concentração, em museus, de espécimes provenientes dos vários territórios ultramarinos a fim de instruir os príncipes de Portugal e os alunos da História Natural. Uma das árvores existentes no Jardim Botânico da Escola Politécnica é da espécie da Acacia Karroo e que, entre outros valores, representa a mesma espécie da “Árvore do Correio” utilizada em Mossel Bay – África do Sul como entreposto de correspondências na época dos Descobrimentos e viagens subsequentes.
O processo histórico marca com um sinal distintivo ligado às comunicações marítimas e primeiras viagens entre continentes. Para reforço e validação desta marca histórica das comunicações e do correio, a própria República da África do Sul, nação amiga de Portugal, erigiu nos finais do século XX, um monumento para evocar este entreposto postal.
A mesma República sul africana dedicou um complexo museológico ao navegador Bartolomeu Dias, o primeiro capitão navegador a ultrapassar o Cabo das Tormentas e que por ter despertado a esperança na chegada à Índia / Oriente, logo o nome foi modificado para Cabo da Boa Esperança.
Numa destas espécies, originária da República da África do Sul e suas imediações, os portugueses colocavam as suas correspondências, abrigadas dentro dum botim (1).
(1)O botim revelava-se a forma mais preventiva para a conservação dos documentos abrigados das condições atmosféricas adversas.
Na segunda metade do século XX a comunidade da Baía de São Brás, atual Mosselbay, manda construir um monumento in situ.
O Património Museológico de Correio, da Fundação Portuguesa das Comunicações não podia ficar indiferente a este memorial e mandou executar uma réplica do referido botim que servia os navegadores interessados em novas do Reino ou de outras paragens, incluindo as condições de navegação e de segurança.
O certo é que a árvore, o botim e o local da Baía de São Brás estão associados às comunicações pioneiras entre continentes: Ásia, África e Europa.
Por sua vez, o Grupo dos Amigos do Museu das Comunicações apadrinhou o exemplar da acacia karroo heyne, existente no Jardim Botânico da Politécnica, onde pode ser apreciada (2).
O modelo de botim pode ser visitado no Museu das Comunicações, Rua do Instituto Industrial nº 16, 1200-225 Lisboa, telefone 21 393 5000.
(2)Não se trata de um espécime muito frondoso, de grandes dimensões. Possivelmente este espécime no Jardim Botânico da Politécnica não medrou muito por estar isolado em relação a outras árvores do mesmo tipo.
Segue-se uma pequena seleção de comentários, por vezes resumidos, sobre o “Complexo Museológico Bartolomeu Dias” em Mossel Bay / África do Sul: Os comentários são um pouco de todo o mundo que faz turismo. As descrições de visitantes não lusófonos (a maioria) encontram-se automaticamente traduzidas, no português que lhes é possível, pela plataforma «tripadvisor.pt». Os sublinhados sobre as citações são meus e destinam-se a uma leitura mais rápida para quem não desejar ler todo o conteúdo. Também é possível ver o texto integral clicando nos links imediatamente anexos aos comentários.
«Ótimo museu que conta em detalhes a história do célebre Bartolomeu Dias, aquele navegador português que dobrou o Cabo da Boa Esperança e depois, aqui mesmo em Mossel Bay, descansou e converteu um frondoso carvalho na primeira caixa de correio transoceânica. A réplica de sua caravela é o destaque do museu e realmente incrível.» (https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r340197403-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«O museu de Bartolomeu Dias é bem legal!! Tem uma replica da caravela usada por Bartolomeu Dias em 1488. Ele foi o primeiro navegador a cruzar o cabo da boa esperança e atracando em Mossel Bay, abrindo o caminho para as Indias. A replica foi construída em comemoração aos 500 anos da viagem.» https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r340197403-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«Muito interessante”. É um lugar bem voltado para história sobre o navegador Bartolomeu Dias. Existe uma réplica da caravela do navegador com mínimos detalhes. O museu é amplo e tem peças interessantes. Vale a pena visitá-lo quando for a África do Sul.»
«Vale a pena conhecer. Para quem está fazendo a rota jardim, vale a pena para em Mossel bay para conhecer o museu. No centro do museu está exposta uma reprodução da Caravela de bartolomeu Dias que já vale a visita. Além disso, a cidade é litorânea e de dentro do museu (que tem jardins abertos) se tem uma bela vista do mar.»
«Referência aos Portugueses". O Museu Bartolomeu Dias fica na cidade de Mossel Bay, uma típica cidade portuária, com muito bons restaurantes. Mossel Bay (inicialmente Aguada de São Brás) é, não só para nós portugueses como para os sul africanos, um marco histórico. Foi aqui que em 1488 Bartolomeu Dias aportou após ter passado o Cabo da Boa Esperança. Toda a cidade respira história, destacando-se o "Bartolomeu Dias Museum Complex" onde se encontra exposta uma caravela que reproduz a que chegou a Mossel Bay em 1488. A cidade é muito simpática e acolhedora. Em diversos locais há referências a Portugal/descobrimentos. Muito perto da entrada do "Complex" várias bandeiras e entre elas a portuguesa.» (https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r238672794-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«[…] Adoro museu, mas quando cheguei na Africa do Sul a única coisa que estava interessada era em ver muitos bichos. Meu marido estava louco para ver a réplica da caravela do Bartol[om]eu Dias. Gostei também de ter ido ao museu e visto a réplica, mas não acho imperdível.» (https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r204331063-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«Vale a Pena”. Se você é brasileiro, vale a pena dar uma passada lá. Tem a ver um pouquinho com a nossa história também.» ; «Emocionante! Muito interessante visualizar uma caravela original, ainda mais para nós brasileiros que tivemos a vinda dos portugueses para as nossas terras também! “ (https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r204331063-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html#  Janaina R Curitiba, PR )
«Muita História com tradição Lusitana!”. Feito para abrigar uma réplica de caravela de Bartolomeu Dias, que foi construída em Portugal em 1987 e navegou até Mossel's Bay para comemorar os 500 anos da chegada dos europeus na África do Sul em 1488, este museu é pura história. E para quem tem raízes lusas, aí é motivo de muito orgulho. Possui amplo acervo e a caravela pode ser admirada pelos vários andares do prédio e internamente. Separe de 2 a 4 horas para visitar o complexo que ainda conta com outro Museu com vasta coleção de conchas e uma curiosa árvore do Correio, onde marinheiros deixavam mensagens penduradas em um sapato séculos atrás
«Bartolomeu Dias Museum”. Muito bom. Informativo. Navio encantador para explorar, antigo porta-bagagens de post para publicar um cartão postal e interessante museu de shell.»
Nicola M East London, África do Sul )
«Gostei da história do Post Árvore onde você ainda pode […] receber um carimbo especial de franquia. O Museu Marítimo foi excepcionalmente interessante com uma réplica em tamanho real do barco de Dias e todos os detalhes sobre as dificuldades de tradições marítimas do mar no tempo de Dias e Vasco da Gama»
31Tobi  Joanesburgo, África do Sul )
«Incrível complexo de museus de Mossel Bay”. Esta é uma paragem obrigatória para os visitantes no Garden Route. Uma réplica do Caravelle utilizado por Bartolomeu Dias podem ser vistos e a bordo do navio. É incrível como os exploradores portugueses circumnavigated o planeta em um navio pequeno. […] O complexo é muito educativo de bot adultos e crianças. A árvore de correios ( primeiro post office na África do Sul), também podem ser vistos. Obrigado Aladdin CapeTown.» https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r215302762-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«Muito Interessante”. Vale a pena visitar o museu de Dias. Infelizmente, não têm tempo suficiente para ler tudo no museu. Com certeza voltaremos quando temos de passar mais tempo no museu. “. Obrigado Photomary Joanesburgo, África do Sul.» https://www.tripadvisor.pt/ShowUserReviews-g317080-d2372530-r206591734-Bartolomeu_Dias_Museum_Complex-Mossel_Bay_Western_Cape.html# )
«Interessante e vale a visita”. Eu visitei o museu há um par de anos e enquanto na área novamente recomenda-se uma visita a um amigo que estava comigo na área. Depois de ler alguns dos últimos comentários no TripAdvisor não estava preocupado, mas nós visitamos o museu de qualquer forma. […] Os destaques para mim foi a réplica caravel Dias, árvore de correios, padrão (cruz de pedra) e o restante do museu marítimo. A réplica Caravel foi construído para uma viagem real em 1987/88 de Portugal para Mossel Bay - para comemorar a viagem de Dias de 500 anos atrás. […].»
«Grande experiência de caminhar Em torno de um antigo navio!” Nos sentimos como os viajantes do tempo em que foram capazes de realmente passar a réplica de um dos primeiros navios de todo o cabo, de volta para o 1400 's. Como é grande a imaginar ser um desses bravos marinheiros! O navio sala de cabeça era mais amplo do que havia acreditado e o quarto de armazenamento que foi criado foi engenhoso. Tudo muito interessante e informativo! […]»
«Museu marítimo impressionante”. Este complexo oferece uma excelente visão para a liquidação antecipada desta parte da África do Sul, e o papel desempenhado pelos exploradores portugueses. Existem inúmeras pequenas exposições, incluindo navegação marítima instrumentos antigos. O destaque no entanto é a réplica lindamente pedonais do caravel antiga e esta réplica foi de facto navegou para a África do Sul. Apesar da adição de alguns conveniencies modernos (WC), fica uma ideia muito precisa do que vida a bordo deste navio relativamente pequena deve ter sido. Além disso, há um museu de shell, e um visor de crustáceos, moluscos e peixes vivos. Para qualquer pessoa com um interesse na história, especialmente história marítima, esta é definitivamente uma visita.
«Achei fascinante para aprender sobre os navegadores portugueses e tendo o navio de réplica realmente traz história de vida. E o facto de terem desembarcado no local perto do museu traz ainda mais perto. Também vale a pena conhecer é o pouco aquarium.»
Fontes em linha:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Os Descobrimentos e a Vocação de Portugal” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/07/44-os-descobrimentos-e-vocacao-de.html
-MUSEU das Comunicações et al - “Árvore do Correio …” http://mcarvoredocorreio.blogs.sapo.pt/341.html#comentarios
-PEDAGOGIA & Comunicação ; UOL et al. – “Navegador Baretolomeu Dias”  http://educacao.uol.com.br/biografias/bartolomeu-dias.htm 
-S.A. NATIONAL Biodiversity Institute, et al - “Acacia karroo Hayne ou Espinheiro-Karro“ https://www.plantzafrica.com/plantab/acaciakar.htm; https://invasoras.pt/gallery/acacia-karroo/
-WIKIMEDIA Foundation; Wikipedia et al “Bartolomeu Dias”  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário