quinta-feira, 2 de março de 2017

130. MONUMENTO À UNIÃO POSTAL UNIVERSAL


     Monumento inaugurado por ocasião do 35º aniversário do Tratado de Berna, em 1909.

Miniatura em bronze, propriedade dos CTT Correios de Portugal
Património museológico confiado à Fundação Portuguesa das Comunicações.
As figuras flutuantes em torno do globo terrestre parecem uma antevisão/perceção do futuro correio eletrónico que flutua no espaço aéreo através das ondas hertzianas.

     Na data evocada, setembro de 1874, realiza-se um congresso extraordinário, onde se aprova a primeira Convenção e se funda a União Geral de Correios.

     Quatro anos após, em Paris, 1878 é alterado o nome de União Geral de Correios para União Postal Universal.


Bandeira da UPU

     O monumento de Berna continua um ícone da União Postal Universal, muito visitado e fotografado. É motivo de várias edições postais e filatélicas a nível mundial.
Uma das várias edições filatélicas contempla a referência à UPU

     O projeto internacional, ganho pelo escultor francês René de Saint-Marceaux (a) simboliza os cinco continentes em comunicação.

Cinco mensageiras seminuas passam cartas, de mão em mão, em volta do globo terrestre executado em bronze sobre granito.

…………..

(a)Charles-René (Reims, 1845 ; +Paris, 1915). Escultor, formado na Escola de Belas Artes de Paris. Agraciado com o “Prémio de Roma”, passa longo tempo em Itália, nomeadamente em Florença. Influenciado pela obra de Miguel Ângelo. Foi colecionador medalhista e de moedas da Antiguidade Clássica. Duas das suas obras de referência, entre outras, são Génie gardant le secret de la tomb (o espírito que guarda o segredo do túmulo) patente no Museu d`Orsay e o conjunto escultórico em memória da União Postal Universal que aqui se divulga.

     Ao lado do globo terrestre onde circulam correspondências é representada outra mulher que ostenta o brasão da cidade, com um urso sobressaindo do escudo de armas.
Pormenor do monumento União Postal Universal

     Em termos estilísticos o conjunto escultórico apresenta expressões de pós revoluções liberais, ao gosto naturista e idealista.

………………………….

     Palavras-chave: CDI Fundação Portuguesa das Comunicações, Charles-René de Saint-Marceaux, FPC Fundação Portuguesa das Comunicações, MC Museu das Comunicações, UPU União Postal Universal

Imagens gentileza in fontes infra:

      Fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos - “129.Sabe o que é a UPU que precede a UNU e para que serve?” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2017/02/sabe-o-que-e-upu-que-precedeu-onu.html

 


 


-WIKIMEDIA, Wikipedia et al. – “René de Saint-Marceaux” https://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_de_Saint-Marceaux

-WIKIMEDIA, Wikipedia et al. UPU monument, Bern, Switzerland, 1909” in. René de Saint-Marceaux  https://en.wikipedia.org/wiki/René_de_Saint-Marceaux  

-WIKIMEDIA, Wikipedia ; USPOD – 100 years of UPU commemorated on a US postage stamp” https://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Postal_Union#/media/File:Universal_Postal_Union_stamp_10c_1974_issue.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário