terça-feira, 30 de abril de 2019

"POR TEU LIVRE PENSAMENTO": Subsídio de como se cria um museu nacional tangível e imaterial

Gerar um Museu Nacional não é muito comum.
O primeiro Museu Nacional de Portugal nasce no Palácio Alvor da Rua das Janelas Verdes em Lisboa, na sede do actual Museu de Arte Antiga.
É frequente, a nivel internacional, os museus nascerem após uma exposição de notável referência. O 1º Museu Nacional foi buscar a motivação e a experiência à “Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola” em janeiro de 1882. Nesse tempo havia boas relações entre Espanha e Portugal, de modo que o rei D. Luiz e D. Maria Pia se associaram a D. Affonso e D. Maria Christina para tornarem possível a mostra com obras selecionadas dos dois países ibéricos.
Ao acto pouco habitaul de realização de exposições conjuntas entre diferentes países juntou-se o atractivo da novidade e utilização da luz eléctrica. Esta exposição foi uma das primeiras do Mundo a ser iluminada com a nova tecnologia. O para-museu permaneceria aberto à noite e era mais procurado do que de dia. Ao desejo de visitarem a exposição acrescia o fator maravilha, pela novísssima introdução da electricidade. O número de visitantes terá chegado a cerca de sessenta a cem mil entradas, se contadas as muitas borlas de gente do sector, da família e do Regime.
A exposição actual “POR TEU LIVRE PENSAMENTO” vai, também, originar um prodígio raro de criação de um novo Museu Nacional.

Os proveitos destes eventos são praticamente únicos em cada geração, se bem que há gerações que não têm o privilégio de ver nascer um Museu Nacional. Temos, pois, nestas gerações actuais, a sorte de poder assistir ao vivo e acores a este acontecimento, sendo que na actualidade contamos com a informação de que se trata de um feito predestinado. Sabemos, de antemão, que esta exposição vai dar origem ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade, ao passo que no século XIX os visitantes da exposição de arte, não sabiam, nem faziam ideia de que ali e dali, do Palácio Alvor, sairia o primeiro Museu Nacional de Arte Antiga de Portugal.

A partir do dia 27 de Abril de 2019 podemos apreciar e questionar, como uma exposição temporária vai dar origem a um museu desta classificação, que verá a plenitude do lançamento no próximo ano, isto é, já em 2020.

Uma oportunidade a não perder este prólogo. (Vi)ver esta notável apresentação destinada a servir de parto a um dos raros museus nacionais. Quemquer que se reveja nos ideais de liberdade não dispensará este início de vida de uma organização destinada à difusão da consciência do livre pensar, de sentinela e de prevenção de eventuais tentativas de retrocesso civilizacional.

É de não perder o ensejo.

Junto apresentamos algumas imagens, recentes e de arquivo, bem assim como uma seleção de documentos introdutórios da autoria da equipa técnica, envolvida neste significativo esforço.

Conhecer o imprescindível, a nível da salvaguarda das liberdades fundamentais do ser humano e do ser português, é o propósito em ação.

Palavras-chave: bem cultural, exposição, memória, museu, Museu Nacional da Resistência e Liberdade, Portugal

Fontes acedidas em Abril, 2019:

 
Créditos imagens: 1 a 4 gentileza da DGPC / Organização da Expo` «Por Teu Livre Pensamento» ;
5 a 24 fotos arq. pessoal a partir de projeções e in loco AA
 
Fontes acedidas em Abril 2019:
 
ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Organizações Sociais da Memória: Um Modo Eficiente de Funcionamento” https://cumpriraterra.blogspot.com/2019/03/organizacoes-sociais-da-memoria-e-bens.html

MARQUES, Mariana et al - “E de uma exposição nasceu o primeiro museu nacional” https://www.dn.pt/artes/interior/e-de-uma-exposicao-nasceu-o-primeiro-museu-nacional-9032754.html

PORTUGAL – Direção-Geral do Património Cultural e Comité Executivo do Museu de Peniche – “Museu Nacional da Resistência e Liberdade”; Desdobrável da exposição “Por teu livre pensamento”, 24.04.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário