quarta-feira, 3 de abril de 2019

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL (BNP) EX REAL BIBLIOTECA PÚBLICA - III


A BNP incorpora obras da Real Mesa Censória e de diversos conventos extintos em 1834. Cito aqui, em especial, um dos maiores bibliófilos de sempre e a nível mundial - frei Manuel do Cenáculo que está na origem da prospeção interna e internacional de tudo o que era importante e bibliograficamente editado, procedendo à respetiva aquisição.

Mais de 15.000 códices (manuscritos em pergaminho ou madeira) compõem as edições raras, preservadas na BNP.

Em termos de supra coleções ou fundos documentais definimos cinco:

 1-Bens culturais organizados em fundos ou coleções de “documentos dos séculos XI a XX”, nomeadamente arquivos da administração central e local, judiciais, notariais, de família e eclesiásticos, sobretudo das Ordens Religiosas.

2-“Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC)”. São cerca de 200 espólios de escritores e outras personalidades, dos séculos XIX - XX.

3-“Cartografia e Iconografia”: Cerca de 124.000 títulos.

4-“Música”: Coleção com mais de 50.000 peças dos “séculos XII a XX”, entre partituras impressas ou manuscritas, libretos, programas e cartazes.

5-“Leitura para Deficientes Visuais”: O serviço de Leitura para Deficientes Visuais possui e produz, desde 1969, obras em Braille e livros sonoros. Cerca de 13.000 peças são destinadas ao serviço público para Deficientes Visuais. 

&
O projeto do Museu do Livro foi transformado em espaços temáticos de exposições temporárias

A descrição e a gestão documental assentam na base de dados informatizados - PORBASE, versão 5. Outrora uma plataforma difícil de operar, mesmo para os técnicos. Atualmente, a versão em ambiente Windows é uma plataforma de dados “amigável” que contém o catálogo em linha e muito mais.

A BNP Colabora e coopera com as Bibliotecas Nacionais das antigas províncias ultramarinas.

Quanto a autores ligados à construção e decoração da BNP referimos onze nomes, entre outros:

1- Porfírio Pardal Monteiro – realiza o projeto de arquitetura.

2- António Pardal Monteiro – substitui o seu tio, por morte, na condução dos trabalhos.

3- Leopoldo de Almeida – escultor dos baixos-relevos da fachada principal.

4- Lino António – executa os frescos do átrio principal.

5-Raúl Lino – na supervisão das obras de arte.

6- Guilherme Camarinha – é o responsável pela tapeçaria da sala de leitura geral, em colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

7-Joaquim Machado de Castro – Obra-prima / estátua de D. Maria I no átrio do 3º piso junto ao espaço de exposições, também dito museu do livro.
 
Das seguintes obras, todas ao ar livre, no recinto da frontaria da BNP

8- Álvaro de Brée – escultor português, especialmente ligado a Barcarena / Oeiras e Lisboa, executa a figura de Eça de Queirós.

9- Joaquim Martins Correia – executa as esculturas de Fernão Lopes e Gil Vicente. (Não confundir este escultor com o professor escultor Joaquim Emídio de Oliveira Correia, mais conhecido por Joaquim Correia).

10- Euclides Vaz – escultura de Luís Vaz de Camões.

11-António Duarte – esculturas exteriores em bronze (donzela e rapaz).
 
             Obra-prima com a representação de D. Maria I. Executada em 1783 por Joaquim Machado de Castro e seus discípulos. Esta escultura foi propriedade do Marquês de Ponte de Lima. Doada em data posterior à Real Biblioteca Pública da Corte e transferida para a Biblioteca Nacional de Portugal. São de apreciar os pormenores dos rendilhados e outros. Dá ideia de trabalho em filigrana.
  
 
Esculturas de Joaquim Martins Correia
 
 
Esculturas de Luís de Camões por Luiz Vaz  e de Eça de Queiroz por por Álvaro de Brée
 
 
Esculturas em bronze por António Duarte
          Representam figuras idealizadas do Estado Novo

Em cima são os heróis e/ou figuras impares da História, em baixo são os ideais da lusitanidade da altura, nas imagens dos dois jovens.

 Palavras-chave. Biblioteca Nacional de Portugal, biblioteconomia, Estado Novo, historicismo, modernismo, Real Biblioteca Pública
 
Referências acedidas em 11.03.2019:

--ACADEMIA das Ciências de Lisboa, et al. – “Academia das Ciências de Lisboa https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_das_Ciências_de_Lisboa )

--ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Em visita de estudo à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP)


--BNP et al. – “Edifício da BNP é monumento de interesse público” http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=766%3Anoticia-edificio-da-bnp-classificado-como-monumento-de-interesse-publico&catid=163%3A2013&Itemid=795&lang=pt

--FRANÇA, José Augusto, et al. – “A arte em Portugal no século XX” ; “António Duarte” https://pt.wikipedia.org/wiki/António_Duarte


--MANUFACTURA de Tapeçarias de Portalegre, et al. – [Guilherme Camarinha desenha e coordena a tapeçaria da sala de leitura geral] http://www.mtportalegre.pt/pt/artists/view/10/2 

--PASCOAL, Ana Mehnert et al.  Baixo-relevo de Álvaro de Brée ‘Três Musas’-  http://memoria.ul.pt/index.php/Baixo-relevo_de_%C3%81lvaro_de_Br%C3%A9e_%E2%80%98Tr%C3%AAs_Musas%E2%80%99 

--TORRES, João Romano et al. “Joaquim Machado de Castro” http://www.arqnet.pt/dicionario/machadocastro.html

--WIKIMEDIA et al. – “Lino António” https://pt.wikipedia.org/wiki/Lino_António

Publicada por Alfredo Anciaes à(s) 06:29 https://resources.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif                                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário