sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

GIGANTES DA DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE ONTEM DEIXAM ORGANIZAÇÃO E ESPÓLIO INDISPENSÁVEL PARA HOJE

Duas Bibliotecas que utilizam a CDU - Classificação Decimal Universal:
1-Biblioteca Nacional de Portugal
2-Biblioteca da Universidade Atlântica / Complexo da Fábrica da Pólvora / Museu

 
 
Paul Otlet (Bruxelas, 1868 – Bruxelas, 1944) não é só o Homem que «queria classificar o Mundo». Foi um dos poucos Homens que conseguiu esse sonho e realidade de classificar todo o género de saber na CDU – Classificação Decimal Universal, hoje patente na organização da documentação de cerca de 70% das grandes e médias bibliotecas públicas e universitárias de todo o mundo.

Para lá deste sistema de organização e classificação, o que existe hoje de Internet e redes sociais deve-se, em grande parte, à inspiração e saber deste Senhor; bem como ao seu consócio Henri La Fontaine (1854, Bruxelas – 1943 Bruxelas; prémio Nobel da Paz, em 1913) e a Melvil Dewey Dewey (Adams Center, 1851 – Lake Placid, Nova Iorque – 1931), que aliás deu início ao sistema de Classificação Decimal de Dewey (seu nome).

Ainda hoje se utiliza o sistema de Dewey, mas sem a grande projeção internacional da CDU. Portanto, uma obra gigantesca se herdou destes Homens. É preciso reconhecê-lo.

O que se perdeu (com a incúria das guerras, 1ª e 2ª mundiais e com outras irresponsabilidades e devaneios de lideres, sobretudo de quem não valoriza ou não quer a paz), foi a maioria do espólio documental, museológico e arquivístico, bem como a cidade da informação e cultura projetadas e levadas relativamente a efeito, na Europa (Bélgica).

O legado destes Homens é gigantesco mas nunca devemos desprezar a segurança, a cultura da paz e o desenvolvimento para todos, sem o qual os perigos podem retornar a qualquer hora.
 
Palavras-chave: biblioteconomia, documentação, informação, museologia

Cf. Ainda:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Otlet; https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_La_Fontaine ; http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/voce-conhece-a-historia-de-melvil-dewey/ ; https://www.loc.gov/aba/dewey/about-dewey.html

Sem comentários:

Enviar um comentário