terça-feira, 22 de maio de 2018

«EXPO`98» MEMÓRIAS DE UMA DAS EXPOSIÇÕES MAIS BONITAS DE SEMPRE


Para Uma Nova Museologia


Publicação fred (Alfredo Ramos Anciães): 21 May 08 07:26 PM; reposição em 22.05.2018 por altura em que perfaz exactamente 20 anos desde a inauguração e 520 do mote  da evocação.


“A Expo`98 foi a mais bonita de sempre”.

Com esta curta frase o Presidente do Bureau International des Expositions Ole Philipson caracterizou esta exposição que teve início nos 100 dias anteriores no "Caminho do Oriente" e se prolongou pelo espaço destinado.

EXPO`98EXPO`98

(o autor deste post em 2001 ainda vestiu a camisola da Expo`)

A Expo`98 abriu oficialmente no dia 21 de Maio e foi encerrada às 08H00 do dia 1 de Outubro, 500 anos decorridos da chegada de Vasco da Gama à Índia.

 

EXPO`98

(da minha colecção de peças da Expo`98)

Nesta exposição Portugal viveu os dias mais expansivos da sua História. Lisboa estava em festa permanente e o contágio, no bom sentido, repercutiu-se em toda a sociedade portuguesa através de uma parafernália de meios. As expectativas não foram goradas.

EXPO`98

(da minha colecção de fotos da Expo`98)

A Expo`98 foi adorada e vivida em ambiente inteiramente festivo e só não foi mais apreciada porque o enleio e o sonho cederam a toda a realidade. A páginas tantas parecia que a Expo` era um dado adquirido, que os seus efeitos iriam durar para sempre.

EXPO`98 - Cartofilia Telefónica com Logo Expo PT.jpg

(da minha colecção de peças da Expo`98)

Em 1940, num contexto mais caseiro, Portugal havia realizado uma outra Expo` de enorme impacto em Lisboa e nas populações da capital e do país. Foi a “Exposição do Mundo Português de 1940” que evocou o 3º Centenário da Restauração e o 8º da fundação de Portugal. Esta exposição recuperou a faixa ocidental à beira Tejo que teve como polo aglutinador o Mosteiro dos Jerónimos. A temática e o espírito desta Expo` estavam igualmente ligados aos Descobrimentos e também à “missão civilizadora e cristianizadora pelos portugueses”. Hoje cheira um pouco a mofo esta expressão mas não devemos desprezá-la nem temê-la porque tem a sua dose de verdade.

EXPO`98

(da minha colecção de peças da Expo`98)

O espaço que mediou entre estas duas exposições foi de 58 anos. Tempo a mais. Esperemos que o próximo grande e útil evento não envolva tanto tempo. Com efeito o lema da Expo`98: “ Os Oceanos, um Património para o Futuro” deveria entrar no nosso desígnio, visto a longa tradição histórica e a extensa zona marítima que possuímos e não temos tirado vantagem compatível.

Evocar a Expo`98 é lembrar os espectáculos diários do Aquamatrix, aquele écran gigante em forma de ovo onde, todas as noites, havia "show" de imagens fantásticas. É fruir toda a zona oriental recuperada e pertencente a dois concelhos, a parte da cidade mais animada. Calcula-se que por cada mês visitem esta zona cerca de dois milhões de pessoas.

Destaque-se a divulgação de Portugal e a notoriedade através desta Expo` em canais de televisão e programas de rádio durante a exposição. Milhares de jornalistas estrangeiros foram acreditados durante a Expo`. Presidentes, reis e milionários visitaram-na e não pouparam elogios.

É ainda de lembrar: O Pavilhão Atlântico como um dos mais modernos e maiores da Europa para receber eventos. O Oceanário já foi visitado por cerca de 22 milhões de pessoas desde a inauguração. Representa 4 oceanos com centenas de espécies piscícolas, animais e plantas ligadas às actividades marítimas. O Pavilhão do Conhecimento dos Mares é hoje Museu de Ciência Viva. O Pavilhão de Portugal com a sua pala projectada por Álvaro Sisa Vieira é outro "ex-libris" da engenharia e da arquitectura moderna. O Pavilhão da Realidade Virtual proporcionou-nos espectáculos de uma interpretação da mítica Atlântida. O Pavilhão da Shel mostrou-nos uma magnífica colecção de conchas. O Pavilhão Coca-Cola com grande imaginação na arte associada às embalagens. Os vários pavilhões dos países representados deram-nos uma visão de realidade e de sonho das nações espalhadas por todo o mundo. As animações e os espectáculos durante os 132 dias com sessões de música, teatro, circo e dança foram constantes. Os espectáculos da Praça Sony prolongaram-se mesmo para lá do encerramento e fizeram desta zona um espaço de grande animação.

A mascote representando o mar e o sol contém a figura do Gil.

EXPO`98

Este desenho e cores foram objecto de selecção entre centenas de concursos. Os autores são o pintor António Modesto e o escultor Artur Moreira. O nome evoca o navegador português Gil Eanes que dobrou o Cabo Bojador em 1434. A proposta deste nome foi seleccionada entre 765 concorrentes, tendo sido escolhido - "Gil" da autoria do aluno José Luís Coelho da Escola de Ensino Básico de Barrancos.

A Gare do Oriente, projecto de Santiago Calatrava é outro ex-libris desta zona. O teleférico é um equipamento de diversão e lazer permitindo apreciar a paisagem de uma outra perspectiva, do Tejo para Lisboa. Os vulcões de água continuam a inebriar-nos e deliciar-nos. Em dias de muito calor pode ver-se gente a deixar-se refrescar por estes vulcões.

A Ponte Vasco da Gama, a maior da Europa, até à altura, realizada no âmbito da Expo` mede mais de 13 km e une Norte e Sul pelo Montijo. A Feira Internacional de Lisboa passou para os pavilhões da zona oriental. A Marina, construída onde fora o aeroporto marítimo-fluvial de Lisboa está a ser desassoreada e recuperada para voltar a funcionar como marina.

EXPO`98

A empresa Parque Expo` tem gerido a zona com alienação de vários espaços para construção de novos edifícios; e ainda assim, se mantém muito do espírito da Expo`98. Apenas deixo aqui alguns exemplos do que foi e é este espaço que ajudou a situar Portugal como destino turístico, que não apenas de Sol e Mar. Portugal ficou na moda dos países a visitar. Portugal está Hoje a tirar os proveitos da Expo 98`pela imagem difundida e pelos espaços recuperados e equipamentos que deixou.

Cabe aos governantes, às empresas, aos gestores e a todos nós fruir os benefícios deste recurso e é de pensar desde já num outro desígnio, um outro evento que seja novamente o “mais bonito de sempre”.

…………..

P. S. Frases: “Em 2015 foi considerado o melhor aquário do mundo pelo Traveler’s Choice do TripAdisor” (Geraldes, Helena, 29.02.2016).

“Pela quarta vez consecutiva, o espaço, que em 2014 foi reconhecido como o melhor aquário da Europa e o segundo melhor do mundo, recebe o certificado de excelência de 2015 deste site de viagens, onde os utilizadores avaliam espaços e experiências relacionadas com o turismo). (https://nit.pt/out-of-town/07-01-2015-oceanario-de-lisboa-com-certificado-de-excelencia-do-tripadvisor )

…………

Outras Fontes:

-- ANCIÃES, Alfredo Ramos fred “EXPO`98 `A MAIS BONITA DE SEMPRE`” Publicação: 21 May 08 07:26 PM nos blogues do sol, infelizmente desactivados há alguns anos por falta de manutenção. E porque em boa hora guardámos alguns conteúdos, aqui são repostos.


--GERALDES, Helena “Oceanário de Lisboa atingiu 20 milhões de visitantes” https://www.wilder.pt/historias/oceanario-de-lisboa-atingiu-os-20-milhoes-de-visitantes/

--TRIPADVISOR et al. “Oceanário de Lisboa com certificado de excelência”  https://nit.pt/out-of-town/07-01-2015-oceanario-de-lisboa-com-certificado-de-excelencia-do-tripadvisor

 


Comentários


# Anahory said on May 21, 2008 8:04 PM:

Olá Fred

Na altura da Expo estava eu em Bruxelas mas mesmo assim nos dois períodos que vim a Portugal enquanto a Expo durou visitei-a diversas vezes e adorei.

Só não adorei tanto as horas que por vezes tive que esperar nas bichas, mas isso já se imaginava. Penso que apesar de todos os erros a Expo teve a grande vantagem como refere de por um lado dinamizar a cidade de Lisboa, dar a conhecer Lisboa e Portugal ao Mundo e ainda reconstruir aquela zona que hoje continua em grande desenvolvimento. Se compararmos isto com o que sucedeu em Sevilha que o espaço onde foi construída a Expo ficou ao abandono anos e anos a fio (este momento não sei se ainda continua assim ou não) a nossa Expo foi um enorme sucesso. Mas como se sabe todos os empreendimentos desta envergadura têm sempre os seus desaires financeiros... Gostei de ler este teu post. Beijos Kiki

# AlfredoRamosAnciaes said on May 21, 2008 9:09 PM:

Kiki. Foi um enorme prazer ver-te a abrir em primeira mão estes comentários. E logo um comentário sábio. Bjsss fred

# AlfredoRamosAnciaes said on May 21, 2008 9:12 PM:

Kiki, Só para dizer q entre dois passaportes q tenho carimbados, não esqueci a página da tua 2ª Pátria. Não sei se reparastes porque o carimbo é pequeno.

Bj fred

# Snowmass said on May 22, 2008 12:03 AM:

Fred, Esta recordação que nos reavivou, de forma simples e directa, marca o início da amargura de muitos que sempre sonharam um futuro promissor; este post revela que estes eventos nem sempre alavancam as nações - são marcas que ficam para se admirarem ou para se contestarem. Fui visitante entusiasta, mas não fiquei tão deslumbrado como esperava. Hoje quase aboli essa experiência da minha memória, contudo penso que o saldo final terá sido positivo.  Este post foi "mais dos mais bonitos que sempre nos presenteia"!

# HelderFraguas said on May 22, 2008 2:42 AM:

Bonita recordação de um evento inolvidável

# AlfredoRamosAnciaes said on May 22, 2008 11:08 AM:

Caro Snowmass ! Concordo consigo, em parte, só em parte. É certo que vivemos numa depressão que a Expo`98 não conseguiu evitar. Mas a depressão também terá os seus aspectos positivos o de nos pôr a pensar nos porquês. Eu penso que a Expo`98 não foi causadora dos males, antes pelo contrário, os efeitos positivos estão aí numa zona recuperada que nunca o seria, na proporção que foi; sem a Expo`98 não teríamos estas memórias e hoje o nosso turismo e a nossa balança de transacções estaria muito pior. Os efeitos benéficos da Expo`98 continuarão a sentir-se na notoriedade de Portugal. Obrigado pela visita e pelo comentário. fred

# AlfredoRamosAnciaes said on May 22, 2008 11:10 AM:

Caro HelderFraguas! Obg pelas suas palavras sempre de incentivo. fred

# OlindaGil said on May 22, 2008 6:49 PM:

Olá Amigo Alfredo Há dez anos visitei a Expo 98 com um grupo de 30 alunos da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio e quatro professores, foram três dias divertidíssimos que nunca esquecerei. Beijinhos

# AlfredoRamosAnciaes said on May 22, 2008 7:08 PM:

Olá caríssima OlindaGil! O teu nome é prendado, ele tem o tal "Gil", mascote tão simpática e significativa da EXPO`98. Deve ter sido muito divertido e tb muito cansativo, entre tanta gente a visitar tantas coisas. Bjs fred

# adri said on May 23, 2008 11:09 AM:

Caro Fred, Já passaram 10 anos, mas na nossa memoria perdura o feito. Parabéns pelo post, pela criatividade e pela paixão com que descreveu o evento. Um abraço e BFS

# AlfredoRamosAnciaes said on May 23, 2008 11:21 AM:

Caro Adri! A História da Expo`98 começa praticamente agora com o 10 aniversário. Eu vivi esta Expo` com paixão e recolhi muito material que um dia integrará uma exposição. Ainda poderia ter vivido e recolhido mais peças, mas enfim já dá para alguma coisa. Obg pela passagem e comentário. fred

# marylyz said on May 23, 2008 1:44 PM:

Boa tarde Amigo Fred: Parece que foi ontem e já passaram 10 anos, e todavia,10 anos é muito tempo... Foi na verdade um marco importante no nosso País...eu só me cansava nas filas de longos períodos para entrar num ou outro pavilhão. Continua a ser um belíssimo espaço...que quem puder, aconselho sempre a visitar. Eu estive lá na 1ªsemana de Maio e adoro sempre. Beijinhos um bom fim de semana Marylyz

# AlfredoRamosAnciaes said on May 23, 2008 3:16 PM:

Olá Caríssima Marilyz. Pois é, já passaram 10 anos! Hoje em dia o tempo parece que passa a correr. Na realidade foi um marco importantíssimo para o país. Os estudos sistemáticos de avaliação ainda não foram feitos mas esta Expo` foi uma lufada de ar fresco, um intercâmbio cultural e económico que continua a dar frutos.  Bjsss fred

# ramodebarro said on May 24, 2008 11:19 AM:

Meu caro. Este elogio é «patriótico» mas justo. Hiouve de facto um grande empolgamento nacional para que tivesse o êxito esperado. E ainda bem!

# AlfredoRamosAnciaes said on May 24, 2008 7:58 PM:

Olá Ramo! Sim é patriótico e assumido. Não desse patrioteirismo xenófobo, esse nunca mas de amor à terra dos nossos pais, é o que Pátria quer dizer, se lhe tirarmos os significados q o falso internacionalismo lhe quis atribuir. Abraço e obg por ter passado e pelo comentário. fred

# jotapece said on May 24, 2008 11:07 PM:

Caro Amigo! Apesar de viver em Vila do Conde, sou natural de Fornos de Algodres, distrito da Guarda, Diocese de Viseu. Estudei em Viseu. Assim, não posso responder à questão que me coloca, pois vivo aqui há pouco tempo. Entretanto, se tiver algum conhecimento sobre a pessoa que questiona. contactá-lo-ei. Parabéns pelo seu blog. Passarei a visitá-lo com frequência.

# AlfredoRamosAnciaes said on May 25, 2008 2:36 AM:

Caríssimo JPC! Obg. Eu sou do Distrito de Viseu e o meu Concelho pega com o Distrito da Guarda. Cumprimentos. fred

# JAMES said on May 26, 2008 12:19 AM:

Caro Amigo Fred, E... Já passaram 10 anos da inauguração!!! Independente de todas as recordações que este 'post' nos trás, e caso para dizer: MAIS DEZ!!!!

Parabéns! Abraço James

# AlfredoRamosAnciaes said on May 26, 2008 12:09 PM:

Caro James. Sim. Daqui a dez espero fazer ou colaboarar numa exposição sobre a EXPO`98. Pedir e desejar não custa nada e é meio caminho para a realização.

Abraço fred

# marylyz said on May 26, 2008 5:46 PM:

boa noite amigo Fred: È muito natural, na medida em que m/ mãe foi funcionaria desde os 18 anos até aos 38 anos. Chamava-se Cesaltina Gouveia da Costa. Faleceu no EX Congo belga com 43 anos. Lembro-me eu quem a foi substituir , se chamava Rodrigues. Beijinhos e boa semana. marylyz

# gomes2000 said on May 26, 2008 7:35 PM:

olá Fred, gostei da Expo. Ainda gosto de ir lá passear, comer um gelado, tem aquelas fontes todas bonitas e é uma flor na cidade lisboeta, no aspecto que os espaços de diversão e lazer são cada vez mais dentro de espaços fechados. Bem... teremos sempre os jardins de Belém e mais uns, mas, até Monsanto se tornou perigoso. Quanto à Expo, com o Oceanário magnífico, e o Pavilhão Atlântico que muito bem mencionou, penso que são óptimos e muito bom extraem no nosso país, porque também temos que manter a cultura, lazer, ...  Falo nisto, porque como muito bem sabe, quando se fazem projectos grandes, aparecem sempre as vozes que alertam para a miséria e outras necessidades sociais. Como eu os compreendo... Mas, assumo aqui, que fui a favor da Expo98, assim como da iniciativa do Euro. Trouxe outra dinâmica ao país, já não falando nos acessos à capital, na ponte que utilizo (quase). Quanto à minha posição para uns Olímpicos, ainda não sei. Também temos um país pequenino, não podemos desgastá-lo com demasiadas infraestruturas! Mas, aproveitar o que temos... Como se aproveitou a Expo e ainda bem. Como mencionou a Kiki, sabemos o que aconteceu ao recinto em Sevilha... Bem, e os estádios vão dando espectáculo... Venham grandes e bons eventos, mas com cabeça! Temos tudo para ser bons anfitriões do mundo! Beijinhos, boa semana

# AlfredoRamosAnciaes said on May 26, 2008 7:37 PM:

Caríssima mary, O q eu pensava não pode ser. Com efeito, tive um colega que foi para essa zona mas já depois do 25 de Abril e chama-se Zulmiro de Almeida. É um dirigente do Sindicato SNTCT da zona Norte. Uma boa tarde e uma noite calma e feliz. fred

# AlfredoRamosAnciaes said on May 26, 2008 7:45 PM:

Olá caríssima Gomes, Jogos Olímpicos! Sim,fez bem em mencionar. Seria OURO SOBRE AZUL mas como os investimentos são grandes e já temos bastantes infraestruturas, seria óptimo realizá-los juntamente com Espanha.

É tempo de nos deixarmos de fobias e de grandezas q não temos. O Euro pecou com estádios a mais, mas já que estão feitos há que os rentabilizar. Semana maior com mais alegrias, fred

# gomes2000 said on May 26, 2008 9:56 PM:

rectifico o (quase) da ponte para: (quase) diariamente. Obrigada, boa semana também para si e boa noite

# avomilu said on May 26, 2008 10:05 PM:

Fred Amigo, obrigada pelo post  está lindo, assim como o recinto da expo98, vou lá muita vez porque moro em Lisboa, muitas vezes almoço principalmente quando os dias estão lindos , está tudo impecável, é um sitío delecioso para passear a beira rio. Beijo da amiga milu

# lourinho said on May 27, 2008 12:40 AM:

Infelizmente por motivos profissionais não pude saborear convenientemente o evento.  Ainda bem que se realizou a Exposição, o local anteriormente era assustador. Espero que se conserve por muitos anos e sem degradação. Um abraço ML

# AlfredoRamosAnciaes said on May 27, 2008 12:51 AM:

Olá lourinho, Boa noite e obg por ter passado e pelo comentário.

fred

# AlfredoRamosAnciaes said on May 27, 2008 1:34 PM:

Se a avomilu gosta e frequenta aquele espaço com o "espírito" da Expo`98 é porque o sítio é mesmo "delicioso". Quem sou eu para questionar a sua experiência e o seu bom gosto. Bjs fred

# Gilda said on June 3, 2008 2:54 PM:

Olá Fredinho. A correria do dia a dia, tem-me  atrasado visitar teus posts.

Mas consigo em tempo apreciar esta bela reportagem sobre a Expo98.

É sempre um evento memorável! Parábens pela lembrança, tão bem apresentada nest post. Grande beijo carinhoso e bom dia.Gi.

# AlfredoRamosAnciaes said on June 3, 2008 9:53 PM:

Olá Gildinha! Obrigado pela tua agradável visita e comentários sempre mui queridos. Uma boa noita e boa semana para ti e teus próximos mais um abraço para o Brasil. fred

# Gilda said on June 7, 2008 4:54 PM:

Fred Querido Venho deixar meus votos, de um excelente final de semana, para ti e toda sua família. Aproveitei e reli este must de post, e sobrecarreguei as estrelinhas!! Um beijo afetuoso desta amiga brasileira, que muita estima e consideração lhe devota. Gilda.

# Luana said on June 17, 2008 6:12 PM:

Também tenho verdadeira paixão pela zona da expo. O teu relato fez-me lembrar esse ano e a viagem a Lisboa propositadamente para isso. Já passou um tempo. Estamos a ficar mais velhos! Obrigada pelo contributo e obrigada também por visitares a Luana. Beijinho ao teu Kiko. Um beijinho. Luana

# AlfredoRamosAnciaes said on June 19, 2008 11:15 AM:

Luana! Beijinhos tb para ti e para os teus fofinhos.  Na expo houve paixões e revivem-se paixões. É tão bom. fred

 

Sem comentários:

Enviar um comentário