Colectividade em Terras
de Jamor
Bens Culturais e Naturais
(vulgo Patrimónios) interpretados à luz da História. Cesário Verde morre prematuro, aos 31 anos. Segundo a média de esperança de vida, Cesário poderia ter vivido até
aos alvores do modernismo. Não foi o caso. Porém, como em todos os estilos e movimentos, existem os chamados precursores. É
neste movimento de para-modernismo que incluímos Cesário quando interpreta a
mulher da cidade como um «[…] tipo
feminino calculista, destrutivo e frívolo, associado com a aristocracia
[…]» (cf.
Retrato equestre de Ana de Áustria", por Jean de Saint-Igny) in https://pt.wikipedia.org/wiki/Cesário_Verde
)
Em contraste com a mulher do povo ou «[…] A vendedeira de "Num Bairro
Moderno" (1877) […] desgraçada, trabalhadora e inocente. (cf.
"Rapariga com cesto ao ombro", por Teresa de Saldanha in https://pt.wikipedia.org/wiki/Cesário_Verde).
É de notar que se trata de um retrato da Ir. Teresa de Saldanha que estudámos acerca
da visita ao convento dos Cardaes, filha de Isabel Maria de Sousa Botelho
Mourão e Vasconcelos,
Condessa de Rio Maior, duas referências de primeiro nível na assistência social
a desvalidos e invisuais na segunda metade do século XIX)
Retrato de Fernando
Pessoa por Almada Negreiros
Verificamos nestes quadros e no elogio de
Pessoa a Cesário (considerando-o como mestre) um indicador de, como um território perto de Lisboa
influencia a poesia, atrai moradores e visitantes, tais como:
Garrett (o Homem das “Viagens na Minha Terra” e a esta micro região das Terras de Jamor. Cesário, Hein Semke,
Almada Negreiros, Abel Manta, Pessoa, Vieira da Silva
e Árpád Szenes; autores estes relacionados com a natureza e o modernismo, frequentaram
e/ou viveram em Linda-a-Pastora.
É de notar que os seus nomes figuram na toponímia
local, revelando a homenagem das pessoas e dos poderes locais.
Após
Garrett (Porto, 1788; +Lisboa, 1854) sucede-se uma época de romantismo e, a
nível económico e político, o movimento de Regeneração do País. Cesário é, em
parte, um reflexo da Regeneração. Há
mudanças sociais: Nobreza, Burguesia e Povo vão partilhando influências. O
Poeta vive entre Lisboa, no comércio de seu pai, e a Quinta de Linda-a-Pastora.
É influenciado pelo cadinho social e económico e pela geografia.
O movimento
de modernidade procura sensações no
meio ambiente. Pessoa é um dos autores deste movimento. Alberto
Caeiro, seu heterónimo é pastor. Nele destaca os valores das experiências
concretas baseando-se na simplicidade e nas coisas reais, nas sensações e na
linguagem comum, não rebuscada.
«[…]
Pensar numa flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num
dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade […].
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade […].
(Pessoa, Fernando - “O Guardador
de Rebanhos”, Poemas de Alberto Caeiro. Lisboa:
Athena, 1925)
Toponímia em Linda-a-Pastora
Negreiros, contemporâneo de
Pessoa, frequenta as Terras do Jamor, onde também é evocado na toponímia e onde
terá expresso as suas ideias de modernismo e futurismo. O movimento não surge
ao acaso. É influenciado pelas ciências e técnicas contemporâneas. Os valores
culturais do passado são relativizados, quando não excluídos. A mala-posta, os
caminhos-de-ferro, a telegrafia e, sucessivamente: o caro eléctrico, a máquina
fotográfica portátil, o futebol, o automobilismo e o ciclismo trazem a noção e sensação de que o progresso está na
técnica, nas coisas materiais e novas. As rádios: particular, pública e
portátil levam música, teatro e informação através do espaço etéreo; a
telegrafia permite a comunicação escrita entre diversas localidades. O
progresso com novos materiais como o aço para as construções e as
matérias plásticas para fabrico de equipamentos: telefónicos, rádio, automóveis,
dão a impressão de que o passado
pode ser dispensado.
Os loucos anos 20`, de entre guerras, dão uma ideia de que o Homem e a Vida são um binómio a exaltar nos casinos, na dança, nas viagens, nas relações conjugais e sexuais mais livres. Contudo, os finais dos anos trinta trazem dissabores com o confronto de ideologias. As liberdades e as artes começam a ser censuradas. Ao modernismo começa a suceder o historicismo, o destaque dos heróis e dos tempos de outrora. Os autores são vigiados. Hein Semk vive cerca de 20 anos em Linda-a-Pastora. Como os tempos mudam, opta por estar mais próximo dos acontecimentos na capital, para onde vem morar e trabalhar.
Os loucos anos 20`, de entre guerras, dão uma ideia de que o Homem e a Vida são um binómio a exaltar nos casinos, na dança, nas viagens, nas relações conjugais e sexuais mais livres. Contudo, os finais dos anos trinta trazem dissabores com o confronto de ideologias. As liberdades e as artes começam a ser censuradas. Ao modernismo começa a suceder o historicismo, o destaque dos heróis e dos tempos de outrora. Os autores são vigiados. Hein Semk vive cerca de 20 anos em Linda-a-Pastora. Como os tempos mudam, opta por estar mais próximo dos acontecimentos na capital, para onde vem morar e trabalhar.
Representação do pastor
em Queijas
O mundo idílico baseado na Natureza
das Terras do Jamor já não é o mesmo, a realidade mostra-se cada vez mais
exigente e diversa. A arte já não é só criatividade, beleza e modernidade, é também funcionalista num mundo
em crescente movimento de transformação, litorização e antagonismos ideológicos.
Estando mais próximos do poder e do
mundo urbano é, também, uma forma de estar mais em sociedade, acompanhar os
movimentos, a imprensa e a informação. No mundo rural, onde as vias de
comunicações e as deslocações ainda são difíceis, deixam de interessar aos modernistas.
Preferem a cidade, onde se realizam aterros, projectos ditos higienistas, como
o entubamento da Ribeira de Alcântara e a construção de bairros para a classe
média e média-alta.
O Anjo protector
As Terras do Jamor vão sendo
abandonadas pelos poetas e artistas. Não obstante, permanecem até meados do
século XX, explorações agrícolas e um certo mundo saloio com pastores,
lavadeiras e vendedores de produtos rurais.
Nossa Senhora da Rocha e o jardim envolvente vão perdendo para para um mundo mais laico, de desportos, atracões pelos grandes clubes, Feira Popular e Televisões que vão contribuindo para a diversificação dos tempos de lazer. Contudo, as Terras de Jamor merecem ser fruídas e restauradas, respeitando os Bens Culturais e Naturais.
A partir do próximo dia 18 de Maio e até quase finais do mês vão realizar-se as festas de Nossa Senhora da Rocha. É mais um motivo para vir visitar as Terras de Jamor. Reflectir no quanto elas foram importantes e pensar no modo como poderão voltar a ser úteis para o Homem da actualidade.
Nossa Senhora da Rocha e o jardim envolvente vão perdendo para para um mundo mais laico, de desportos, atracões pelos grandes clubes, Feira Popular e Televisões que vão contribuindo para a diversificação dos tempos de lazer. Contudo, as Terras de Jamor merecem ser fruídas e restauradas, respeitando os Bens Culturais e Naturais.
A partir do próximo dia 18 de Maio e até quase finais do mês vão realizar-se as festas de Nossa Senhora da Rocha. É mais um motivo para vir visitar as Terras de Jamor. Reflectir no quanto elas foram importantes e pensar no modo como poderão voltar a ser úteis para o Homem da actualidade.
Tags:
Carnaxide, Linda-a-Pastora, modernismo, mundo rural, nova museologia, Oeiras,
Queijas, Terras de Jamor
……………………………
Outras fontes, acedidas em 13.05.2018:
-Anciães, Alfredo – “Da lenda ao conto
e à estória com lindas pastoras” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2018/04/para-uma-reinterpretacao-do-territorio.html
-Anciães, Alfredo – “Dona Libânia – linda
pastora” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2018/03/blog-post_24.html
-Anciães, Alfredo – “Entre lindas pastoras
fratrimonializar” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2018/04/entre-lindas-pastoras-fratrimonializar.html
-Anciães, Alfredo – “Linda-a-Pastora:
Adaptação de uma variante da lenda” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2018/04/linda-pastora-adaptacao-de-uma-variante.html
-Anciães, Alfredo – “Linda-a-Pastora Terras
de Jamor”
-Anciães, Alfredo – “Visita com
degustação de miminhos” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2018/04/visita-com-degustacao-de-miminhos.html
-Modernismo: relação com Fernando
Pessoa e o mestre dos heterónimos Alberto Caeiro in https://www.youtube.com/watch?v=9iIf1oPwwpE
A partir do próximo dia 18 de Maio e até quase finais do mês vão realizar-se as festas de Nossa Senhora da Rocha. É mais um motivo para vir visitar as Terras de Jamor. Reflectir no quanto elas foram importantes e pensar no modo como poderão voltar a ser úteis para o Homem da actualidade.
ResponderEliminar