sábado, 16 de julho de 2016

84. MASSAMÁ / MACTAMÃ / TERRA DA BOA ÁGUA E DE TEMPERATURAS AMENAS


Passei (de manhã 16.7.2106) pelo Parque Urbano Quinta das Flores onde pude ver a preparação da inauguração do “Percurso Pedonal Circuito Massamá” onde o Presidente da Junta e Colaboradores faziam os preparativos. 


Segui parte do referido percurso. Pelo que vi e já conhecia, posso testemunhar a óptima ideia. Distância que baste (cerca de três km.), óptimos equipamentos, manchas verdes e águas q.b., embora ainda pudesse haver mais condições.


O percurso proposto é de marcha e/ou corrida. Os equipamentos dos dois parques: Quinta das Flores e Salgueiro Maia são suficientes, em meu entender, para uma boa preparação e manutenção física; e é tudo gratuito.


Não se queixem que não há equipamentos, quando os que existem, e bons, não são, a meu ver, aproveitados por mais pessoas.


Também poderiam ser feitos alguns percursos artísticos e culturais (acham que não os há? Desafio a encontrá-los, melhorá-los e replicá-los) conjugá-los com os percursos de manutenção física para quase todas as idades, como os que sugeri no âmbito da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão. Em meu entender esta Universidade deveria chamar-se Intergeracional de Massamá e Monte Abraão. A motivação para este nome não é da minha única lembrança, pois é um nome que já existe na Amadora (Universidade Intergeracional da Amadora) e que funciona muito bem. Em Massamá / Monte Abraão, funciona bem; poderia ainda ser mais abrangente, até porque tem o apoio de uma boa equipa da Autarquia.


Massamá não é uma urbe informe desinteressante; não é uma “massa má”, como uma pessoa pública que já esteve nas elites da comunicação social e universitárias tentou sugerir, a partir do nome. Massamá é terra de boas habitações, boas águas, ribeiros, manchas verdes e bons equipamentos públicos.


Podia ainda ser melhor? Podia. Basta colaborarmos mais, tentar uma boa relação com alguns habitantes menos motivados para a preservação das árvores, espaços verdes, animais e aves. Com boa vontade e colaboração há soluções para viver em harmonia.
O género humano não é dono e senhor da natureza, apenas a recebe de empréstimo e tem a obrigação moral de a devolver melhor do que a recebeu.

3 comentários:

  1. Ainda não conheço o percurso pedonal inaugurado no sábado, mas já fazia falta a existência de uma infraestrutura onde as pessoas pudessem fazer caminhadas em segurança e com a indicação dos metros que estão a percorrer. Quanto à mudança do nome da Universidade Sénior de Massamá e Monte de Abraão, passar para Universidade Intergeracional, concordo desde que ela seja mais abrangente,com atividades para todas as idades, o que se torna mais difícil de gerir.

    ResponderEliminar
  2. Caríssima professora. Na Amadora essa boa gestão foi conseguida com a liderança e iniciativa de uma pessoa que vive aquilo com alma. Massamatambém consegue, aliás já está a conseguir.

    ResponderEliminar
  3. Caríssima professora. Na Amadora essa boa gestão foi conseguida com a liderança e iniciativa de uma pessoa que vive aquilo com alma. Massamatambém consegue, aliás já está a conseguir.

    ResponderEliminar