quinta-feira, 7 de julho de 2016

53.- MIL ANOS DE LUZ

       Sempre gostei de eventos baseados em números redondos e quanto mais antigos mais fascínio e respeito me sugerem. Este ano de 2015, representa,note-se bem,  o milésimo ano em que o cientista Ibn al-Haytham escreveu um tratado em sete volumes sobre a ótica e a luz. E não esgotou, de forma alguma, o tema. Nos tempos atuais em que as comunidades árabes e islâmicas são vistas, por muitos, de soslaio, conviria distinguir o trigo do joio, olhar para os bons exemplos e para o período clássico daquela civilização com respeito. Observar o outro pelo lado da confiança, já é como que uma iluminação da alma, um modo para início da convivência.

A luz na toponímia e religiosidade em Carnide-Lisboa
 
       Considera-se aqui a luz nas perspetivas: tecnológica, económica, cultural e religiosa. Dois exemplos da perspetiva religiosa: A luz apareceu durante 30 dias a Pedro (ou Pêro) Martins, de Carnide (1). Terá sido um sonho continuado, alucinação e/ou realidade do foro da crença religiosa.
Procissão no atrium da igreja de Nossa Senhora da Luz

Uma senhora resplandecente apareceu igualmente aos pastorinhos de Fátima, onde também ocorreu o milagre coletivo do sol (=luz). Estes fenómenos mostram que a luz não tem apenas mera importância técnica e económica.
       Quando Camões recorre ao pleonasmo, «vi, claramente visto, o lume vivo [...] (2)» está a dar importância à luz e à visão renascentista que transcendem os acontecimentos e as vivências do dia-a-dia.
       Os fogos de santelmo relatados por Camões parecem provir de descargas elétricas  da atmosfera sobre os mastros dos navios. Sendo, porém, um fenómeno natural, a luz parece transcender a utilidade prática da iluminação e do crescimento dos seres vivos.
       Também não terá sido por acaso que, a seguir ao caos, a referência bíblica em relação à Terra foi: «Faça-se a luz [...] (Génesis 1,3).
       Portugal foi um dos países que cedo utilizaram e inovaram as comunicações visuais ampliadas com instrumentos de ótica, desde o início do século XIX. A sua utilização declinou a partir de meados do século com a introdução das telegrafias elétricas; contudo nas comunicações, quer sejam visuais, óticas ou elétricas, sempre utilizamos a luz: natural ou artificial.
 O Farol de Santa Marta, em Cascais, continua a brilhar
 
       Sem luz não haveria a maior parte, senão todos, os géneros de vida que conhecemos. A começar pela luz do sol e das estrelas que nos proporcionam o aquecimento, a luminosidade, a transmissão de fotões e de ondas necessárias ao desenvolvimento físico e comunicacional. “O sol [como quem diz a luz] quando nasce é [ou deveria ser] para todos”. 
Se a luz natural ou artificial nos chegar fraca ou obscurecida, o que acontece devido a atentados, guerras e poluições; a qualidade de vida e a própria vida entram em declínio. O aproveitamento da luz do sol como gerador elétrico pode evitar as energias poluentes e não renováveis.
Antigo abrigo do relé de telecomunicações entre Lisboa e Porto, próximo da Ota
       Com a introdução dos novos condutores e equipamentos, a luz e as tecnologias de transmissão e comunicação são largamente utilizadas, desde os cabos de fibra ótica, até à receção em ecrãs, plasmas, monitores, visores, onde os fotões e eletrões são captados.
       As tecnologias baseadas na luz, evocadas no Ano Internacional 2015, são imensas e aplicadas na geração, transporte e acumulação de energia que é, também, fonte de luz. Existe uma miríade de equipamentos e acessórios relacionados com a luz, força motriz, iluminação, comunicação, captação de fotos, radiografias, raios X e ressonâncias eletromagnéticas, entre outros.
 
Mostra de fibra ótica
 
       As telegrafias aéreas ou visuais com os instrumentos de ótica começaram o seu percurso nos finais do século XVIII. Porém, quando são inventadas as telegrafias elétricas, a luz (transmissão de fotões e eletrões) não deixa de estar presente, antes reforça a sua presença, através de fios e cabos, ou através do espaço radioelétrico.     
 Fundação e Museu EDP na antiga central geradora de Lisboa
 
       Com tudo isto, não deixa de ser enigmático mesmo à luz dos conhecimentos atuais, a quantidade de informação e velocidades transmitidas pela fibra ótica.
       A sigla «AIL2015 [ou em inglês] IYL2015» já não deveria ser estranha neste final de ano 2015. Contudo a escassa divulgação não tem correspondido à importância do evento. A UNESCO fez o seu papel, não esqueceu o tema, considerando-o da maior relevância, por isso, com a devida antecedência, em 20 de dezembro de 2013 na 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015 (3).
 Fundação Portuguesa das Comunicações, Museu e Casa do Futuro
 
       Foi com muito agrado que vimos a informação de que o Museu dos CTT de Macau (criado ainda pela administração portuguesa) aderiu ao programa de divulgação/exposição do Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. O Museu dos CTT de Macau está de parabéns. Por aqui, pela Europa e pela lusofonia, a luz, nas suas várias interpretações, parece andar algo afastada da imprensa, arquivos, bibliotecas e museus.
       Que a luz e as suas tecnologias passem a ser objeto de maior atenção, como setor promissor para o futuro da humanidade.
       Com o ensejo de que as comemorações e as aplicações práticas do Ano Internacional se prolonguem para lá de dezembro de 2015 e que apostem no futuro.
 
Tags: Ano internacional da luz, cultura da luz, cabo de fibra ótica, ótica na medicina, ótica na exploração do espaço, ótica nas telecomunicações, luz e fé, luz e religião
 
Notas:
(2)CAMÕES, Luís de – Os Lusíadas, Canto V:18,1
 
Fontes:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos -  alma e luz de carnide – Lisboa: Apenas Livros, 2013
-ARAÚJO, António de Sousa - O Santuário da Luz – glória de  Carnide. Braga: Livraia Editóra Pax Ldª, 1977;  
 
Em linha, acedidos em 23.9.2015
ANCIÃES, Alfredo Ramos - A Telegrafia não-elétrica e o luso contributo de Francisco António Ciera -http://museologiaporto.ning.com/profiles/blogs/30-a-telegrafia-tradicional-n-o-el-trica-e-o-luso-contributo-de
ARAÚJO, António de Sousa ; FRAZÃO, Fernanda – Nossa Senhora da Luz, de Carnide - http://www.lendarium.org/narrative/nossa-senhora-da-luz-de-camide/?tag=2225
-Museu das Comunicações: Correios de Macau - http://macao.communications.museum/por/main.html
-Sobre o Ano Internacional da Luz 2015 - http://ail2015.org/index.php/ail2015/


Sem comentários:

Enviar um comentário