segunda-feira, 20 de maio de 2019

UM BEM INSUBSTITUÍVEL: ENTRE LINDAS PASTORAS FRATRIMONIALIZAR

      

      Comunidade representante de fratrimónios por excelência, não só imateriais, do bem-fazer, mas também do convencionado património: artístico, memorial, literário, gastronómico ….
 
Mais de mil e duzentas as novas “lindas-pastoras” espalhadas por Portugal: Braga, Caminha, Fátima, Lamego, Lisboa, Ferreira do Alentejo, Leiria, Oleiros Paredes-Lousada, Vila Nova de Gaia, Porto, Vila Real, e outros países, tais como: Angola, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Guiné, Índia, Itália, México, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.
Todas estas “novas pastoras” têm a origem em Portugal, muito particularmente na Amadora, Lisboa e Linda-a-Pastora.
(Rua adjacente à CONFHIC. Recorda-se que é nestas terras que foram da Família do poeta que as Irmãs se estabeleceram)
Nestes percursos do “EVA – Eixo Verde e Azul” acrescenta-se a ligação aos bens culturais lendários. É possível incluir estes testemunhos na visita a Linda-a-Pastora: Encastoada num sítio outrora considerado dos mais belos de Portugal e que preserva ainda algumas formosuras d`outrora, tal como no-lo descreve Almeida Garrett no seu “Romanceiro”:

«Quem desce Tejo abaixo, por esta margem do Norte onde está Lisboa, e tendo saudado o precioso monumento de Belém, a sua torre não menos bela […], tem dado o mais bonito passeio que se pode dar nas vizinhanças da capital, e visitado os sítios que, depois de Cintra, mais frequenta a sociedade elegante da nossa terra. […] Quem tiver porém o bom gosto de resistir ao despotismo tarifeiro da moda, e se abalançar em Maio ou Junho a este largo passeio […], creia que há-de ser pago de sua nobre ousadia. Não há palavras que digam todas as belezas daquela terra, daquele céu […]» (cf. GARRET, op. cit, “Linda-a-Pastora”, cap. XXXII).

É um destes locais, de fratrimónios e bens culturais, incluindo os gastronómicos, que teremos oportunidade de visitar, fruir e degustar, valorizando a terra e as gentes.
Destaque-se ainda que o EVA - Eixo Azul e Verde está a contribuir para que o sítio se torne ainda mais aprazível, fazendo jus a certas belezas perdidas no tempo, que serão repostas e/ou substituídas por outras.
O processo que está em curso é imperdível, porque ver as benfeitorias a nascer e evoluir é um bem insubstituível.  

Palavras-Chave: CONFHIC, EVA – Eixo Verde e Azul, Linda-a-Pastora, turismo

Fontes: ANCIÃES, Alfredo Ramos – «Da lenda ao conto e à estória com lindas pastoras» - https://cumpriraterra.blogspot.com/2018/04/para-uma-reinterpretacao-do-territorio.html
Imagens: 001, 002, 004 Arq. pessoal AA ; 003 gentileza CONFHIC
 

Sem comentários:

Enviar um comentário