quarta-feira, 25 de outubro de 2017



Participantes em Muse Al Idades / Nova Museologia

 

Junto relembro o conteúdo apresentado em 23.10.2017 em que destacámos o documento Indicativo de Conteúdos. Nele analisámos:

a)O ponto geral 01— O que são e como funcionam: os museus, patrimónios, fratrimónios, matrizmónios, organizações de guarda, tratamento, divulgação e difusão da memória.

b)Aproveitámos para analisar a imagem de uma secção da fachada do complexo de museus da ex Escola Politécnica, ora gerida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Do ponto de vista artístico fizemos ligeira referência ao frontão e colunas. Foi o mote para uma introdução aos aspetos essenciais da Arquitetura, nomeadamente os vários tipos de colunas que podemos encontrar quando nos deparamos com um edifício histórico. Daí fizemos alusão aos 7 principais estilos históricos de colunas.

c)Apresentámos uma definição de MUSEU

d)Elegemos a Delegada e Subdelegada de Turma Muse Al Idades / Nova Museologia:
Parabéns e agradecimentos meus, que serão extensivos de toda a Turma

&&&

Para 30.10.2017 temos a intenção de:

a)Prosseguir o resumo - Indicativo de Conteúdos, grosso-modo estruturado em classificação alfabética, podendo contudo, trazer algumas correlações de matérias, quando se justifique;

b)Será apresentada mais uma, entre outras, definições de Museu, sobretudo o Novo Museu em consonância com a Nova Museologia;

c)Faremos, tanto quanto possível, a apresentação de um novo documento 058A -- Património: Significados e Ambiguidades

 

Com votos de que continuem em boa saúde e disposição

 

Cumprimentos fratrimoniais

172 AA Cumprir a Terra

Palavras-chave: fratrimónio, matrizmónio, nova museologia, património

Sem comentários:

Enviar um comentário