Mais do que arte, a exposição é como
um contributo fratrimonial no sentido em que estas pequenas, mas simbólicas
obras, não são uma herança antiga de gerações ou da Pátria (património).
São,
antes o produto de um esforço e organização do Infantário do Povo, em Massamá –
«Instituição Particular de Solidariedade Social»; também do apoio dos pais das
crianças, da aplicação e criatividade dos pequenos mas promissores grandes
artistas.
É um trabalho partilhado com a
população e disponível desde há semanas no Shopping Center Massamá, Av. 25 de
Abril, nº 60 – 2745-733, perto do Infantário onde o acervo nasceu.
A recriação / imitação dos “clássicos”
da pintura moderna e pós moderna -Almada e Miró (a) está em exibição, em local
de bom acesso e gratuito, como se de uma obra pública se tratasse e a ser
fruída pela população em geral. Destas inspirações e incentivos poderão nascer bons
artistas.
O processo que conduziu a
esta produção já é, de si, louvável. Algo que leva à criatividade, à imaginação e ao conhecimento do meio e dos autores
recriados.
Parabéns ao Infantário e a todos os
que contribuíram para a ideia, criação / realização, até ao sítio da Exposição.
Palavras chave: Almada Negreiros, arte
plástica, Joan Miró, Nova Museologia, participação, processo, proximidade
(a)Almada Negreiros – 1983 Trindade, São
Tomé e Príncipe --- 1970 Lisboa ; Joan Miró – 1893 Barcelona, Catalunha ---
1983 Palma de Maiorca
Fontes:
WIKI.. et al – MIRÓ, João https://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Mir%C3%B3
WIKI .. et al - NEGREIROS, José Sobral de Almada – Trindade, São Tomé e
Pr+incipe - https://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros
Txt / Fts AA 169 0 6 3
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