Destaco
três importantes figuras na defesa e preservação da romanidade que possibilitaram
a elevação da Europa:
Figura
1- Bento de Núrsia
(*480; +547). (Cf. Anciães,
Alfredo Ramos e bibliografia anexa ao post em referência in. http://cumpriraterra.blogspot.com/2018/05/bens-culturais-universais-bento-de.html )
002 Clóvis
Figura
2- Clóvis (cª *466; +511) Primeiro rei Franco convertido ao
catolicismo por influência da sua mulher, Clotilde de Borgonha. O início da dinastia
merovíngia é relativamente contemporânea de São Bento. A acção deste monge com o
seu exemplo e a sua organização social muito influenciou a Europa no pós queda
do Império romano.
O
reino de Portugal recebeu influência destes organizadores. A Comunidade e Regra
de São Bento foram introduzidas no nosso País, nomeadamente nas regiões de Entre
Douro e Minho e Coimbra. «[…] Assim como o Império bárbaro submeteu o Império Romano pela força, S.
Bento, pela fé, pela palavra, submete todo o Império bárbaro. Há uma inversão»
(cf. Os beneditinos em Portugal […] in
http://www.mosteirodesingeverga.com/mosteiro/antiga_congregacao.html).
Portugal
conta inclusivamente com o primeiro Conde, D. Henrique de Borgonha e seu filho -
o primeiro rei – D. Afonso Henriques, ambos favoráveis às ordens monásticas e
militares que estariam presentes nas reconquistas e na expansão.
Figura
3- Carlos Magno (*742, Liège, Reino Franco ; +814, Aachen,
Alemanha). Com a influência desta figura e sucessores,
a Europa reorganiza-se e amplia as bases culturais que iriam fazer do velho continente
um motor de globalização.
003 Imperador Carlos Magno
A
arte como recurso prático e simbólico demonstra como a Europa é herdeira da
romanidade. A primeira catedral no centro/norte da Europa,
situada em Aachen, localidade também
conhecida por Aix-la-Chapelle
na designação franca e ainda Aquisgrano, em português. Nesta catedral situada na Alemanha,
junto aos Países Baixos, repousam os restos mortais do primeiro rei da dinastia
carolíngia.
SIMBOLOGIAS
ROMANO-EUROPEIAS
A catedral de Aachen encontra-se alterada em relação ao
original. No entanto, nela prevalecem elementos importantes datados da Idade
Média, incluindo a capela palatina. Em minha opinião, esta catedral prossegue
uma imagem de Império, através da arte e cerimoniais de coroações de reis e
imperadores à maneira da latinidade e romanidade. A edificação e ornamentação inserem-se
numa estratégia de aliança da realeza com o Papa, como forma de imaginário,
saudosista e identitário do Império Romano, visando, assim, prosseguir o legado
de Roma. Nesta catedral está patente a influência cristã da romanidade, segundo
a recomendação dos concílios: Niceia, 325 (1); Constantinopla, 381 (2); Éfeso,
431 (3); Calcedónia, 451 (4); Constantinopla II, 553 (5); Constantinopla III,
680-681 (6) e Niceia II, 787 (7).
A descrição sumária que aqui apresento, visa destacar
características locais, de influência do norte. Exemplo: o estilo gótico.
Trata-se duma obra mandada edificar por Carlos Magno, cerca do ano 790 e
continuada pelos seus sucessores. Nesta Catedral encontra-se a sepultura de Carlos
Magno, também designado Imperador do Ocidente.
“Considera-se
que o título imperial passou dos romanos para o reino Franco, em 800 d. C., o
papa Leão III coroou o rei dos francos, Carlos Magno, imperador e este, por
protecção à Igreja católica, na qualidade de patrício dos romanos e por força
da sua dignidade imperial, condenou os perseguidores do pontífice à morte,
condenação que foi retirada por intervenção do próprio papa.” (8).
Bens Culturais da Humanidade
Na capela mantêm-se os traços bizantinos e germânicos. A
catedral recebe uma das primeiras classificações da Unesco como Património da
Humanidade e isso deve-se, certamente, ao seu significado, como obra-prima da
Europa, de influência romana e cristã. Consta que a capela palatina tem origem no tempo do pai de Carlos Magno (Pepino,
o Breve) para servir de guarda e veneração de relíquias; entre elas, uma de
singular importância. Trata-se da capa de São Martinho de Tours (Panónia, *316
; Gália, +397). Crê-se que a própria designação de capella, hoje associada a pequeno templo, provém
exatamente da função inicial de acolhimento e preservação da capa, como peça
relíquia, com que o santo ficou célebre ao dividir o seu manto com um pobre
encontrado no caminho. Outro aspeto em comum com o Império Romano é o facto da estrutura
da capela se basear na Basílica de São Vital de Ravena (império romano, actual
Itália). Consta ainda que os mármores das colunas e os bronzes das grades do
interior foram importados de Itália. Contudo são introduzidos alguns novos elementos,
característicos da nova geografia da Europa que iria apostar no estilo em
altura, dando origem à arte gótica, sem prejuízo de fazer de Aachen/Aix-la-Chapelle/Aquisgrano
uma continuação de referências do Império Romano
A charola do
Convento de Cristo de Tomar será influenciada na analogia arquitectural com a
capela palatina da catedral de Aachen
A planta e alçados interiores com oito
lados simbolizam a eternidade, o poder celestial na Terra, o dia seguinte ao da
criação e ainda o número preferido pelos Cavaleiros Templários (9).
Nos mosaicos da capela, figura
Cristo rodeado por anciãos. - uma imagem semelhante à que aparece no Livro da
Revelação/Apocalipse, segundo São João. Esta marca é, pois, outro ponto de
contacto da fé sanjoanina, prosseguida pelos Templários. Temos portanto na
capela da catedral de Aachen e de Tomar um sinal bíblico acerca do tempo em que
foi escrito este Livro do Apocalipse (séc. 1 d.C.), retransmitido para o mundo
cristão. O trono de Aachen está construído em mármore, proveniente da capital
Romana. Também as colunas de capitéis coríntios foram importadas por Carlos
Magno da cidade de Ravena. Tudo para imitar o Império Romano. Desde Carlos
Magno, século VIII, até 1531, foram coroados na Catedral de Aachem três dezenas
de monarcas.
Outras simbologias patentes na
arte
004 Imperador Carlos Magno
Sublinho ainda que a figura/retrato
de Carlos Magno (cf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Magno; acedido em 8.11.2014) apresenta
a mão direita segurando uma espada e a esquerda detém um globo contendo uma cruz. Será uma versão precoce dos cruzados e templários. Lembra a Ordem de
Cristo com a futura esfera armilar portuguesa. No escudo de armas com fundo
azul, aparecem três flores-de-lis que representam as monarquias francas e são
também um sinal de unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, está
aqui representado o conceito/mistério da Santíssima Trindade: as três folhas da
flor-de-lis estão unidas com um laço natural. Este conceito de unidade da
Trindade vinha-se revelando desde o Concílio de Constantinopla do ano de 381
(v. notas infra, concílios 1 a 7).
Unidade dos
Poderes Político-Religioso
O poder político franco-germânico e
o papado uniram-se como forma de contornar a situação vulnerável da Europa,
sobretudo após o poder de Constantinopla se ter distanciado da antiga Roma. As
vantagens resultarão positivas para os dois lados – os povos da Europa procuram
continuar a cultura e religião do antigo Imperio, em torno da figura pontifícia
que passa a representar a unidade e a autoridade perdidas com as invasões e as
disputas de poder.
A queda e desmoronamento do Império Romano foram, portanto,
relativos
Constata-se que houve várias formas
de continuidades de influência e de poder à maneira romana, nomeadamente com as
dinastias merovíngia e carolíngia. Estas continuidades são prosseguidas nas
realezas e reinos da Europa da Idade Média e Moderna e, em parte, no mundo onde
os Europeus se estabeleceram e relacionaram.
Neste ponto de vista, parece-nos que
o Império Romano e a latinidade/romanidade não desapareceram. Contudo, daqui
resultará um certo choque de civilizações, entre o cristianismo e o islamismo,
por exemplo, sendo que as comunidades islâmicas viram desaparecer alguns dos territórios
que haviam conquistado durante a Idade Média.
Tags: Aix-la-Chapelle, Aachen, Arte, Carlos Magno, Charola, Convento de Cristo de Tomar, Clóvis, Roma Antiga, São Bento
Notas
Concílios de:
(1)Niceia, 325. “Condena o Arianismo e proclama a
igualdade de natureza entre o Pai e o Filho”. É também deste Concílio que sai a
oração do Credo.
(2)Constantinopla, 381. “Afirma a natureza do Espírito Santo e
estabelece que o bispo de Constantinopla receberá honras logo após o de Roma”.
(3)Éfeso, 431. “[…] Afirma […] a maternidade divina de Maria”
(4)Calcedónia, 451. “[…] Afirma a unidade das duas
naturezas completas e perfeitas em Jesus Cristo, humana e divina […]”.
(5)Constantinopla II, 553. “[…] Condena os ensinamentos de
Orígenes […]”.
(6)Constantinopla III, 680-681. “[…] Dogmatiza as duas naturezas
de Cristo condenando o monotelismo […]”.
(7)Niceia II, 787. “[…] Regula a questão da veneração de imagens
(ícones) condenando os iconoclastas [os que são contra a existência de
imagens…]”, logo este Concílio torna possível a continuação da veneração de
imagens personificadas ou endeusadas.
(8)Cf. Lista dos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_do_Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico
(9) A primeira sede dos Cavaleiros Templários foi na Mesquita de
Al-Aqsa no chamado Monte do Templo, em Jerusalém. Os Cruzados que aqui se
instalaram chamaram-lhe Templo de Salomão, por o mesmo ter sido construído
sobre as fundações do Templo dedicado a este Profeta. Por esta via, os
Cavaleiros que foram na Cruzada e aqui se instalaram passaram a ser conhecidos
por Cavaleiros do Templo ou Templários.
Fontes
-Einhardi, Vita Karoli - Oeuvres Complètes d`Eginhard. Paris: Société
de l`Histoire de France, 1840, pp. 83 a 85.
-Imagens: 001 - Arq. pessoal AA; 002 a 004 in Wiki
-Imagens: 001 - Arq. pessoal AA; 002 a 004 in Wiki
Documentos em linha, acedidos em 07-06-2018
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Simbologias
Romano-Europeias: O Exemplo da Catedral de Aachen” http://cumpriraterra.blogspot.com/2014/12/a-imagem-do-imperio-romano.html
Cumprir a Terra ,
acedido em 07.06.2018)
-Brasão de armas da Alemanha - http://cildeutschbrasilia.blogspot.pt/2012/03/brasao-da-armas-da-alemanha.html;
-Brasão de armas do Sacro Império Romano-Germânico e da Alemanha
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_de_armas_da_Alemanha;
-Charola Templária do Convento de Cristo de Tomar - http://www.conventocristo.pt/pt/index.php?s=white&pid=186;
-Catedral de Aachen - http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/patrimonio-mundial-da-unesco/catedral-de-aachen.html ;
-Cronologia dos Concílios - http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_ecum%C3%A9nico#Cronologia_dos_conc.C3.ADlios_ecum.C3.A9nicos ;
-Joias e símbolos medievais. A Coroa de Carlos Magno / Plineo Corrêa
de Oliveira - https://joiasesimbolosmedievais.blogspot.com/2010/01/coroa-de-carlos-magno-joia-adequada-ao.html
-Lista dos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_do_Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico;
-Lista dos Reis Francos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_reis_francos#Dinastia_carol.C3.ADngia;
-Património Cultural da Humanidade – a Catedral de Aachen - http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/patrimonio-mundial-da-unesco/catedral-de-aachen.html;
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