quinta-feira, 7 de junho de 2018

DA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE E DE COMO A VISÃO DE IMPÉRIO INFLUENCIOU A EUROPA E A EXPANSÃO PORTUGUESA



001 São Bento

 Destaco três importantes figuras na defesa e preservação da romanidade que possibilitaram a elevação da Europa:

 Figura 1- Bento de Núrsia (*480; +547). (Cf. Anciães, Alfredo Ramos e bibliografia anexa ao post em referência in. http://cumpriraterra.blogspot.com/2018/05/bens-culturais-universais-bento-de.html )

002 Clóvis

Figura 2- Clóvis (cª *466; +511) Primeiro rei Franco convertido ao catolicismo por influência da sua mulher, Clotilde de Borgonha. O início da dinastia merovíngia é relativamente contemporânea de São Bento. A acção deste monge com o seu exemplo e a sua organização social muito influenciou a Europa no pós queda do Império romano.

 

O reino de Portugal recebeu influência destes organizadores. A Comunidade e Regra de São Bento foram introduzidas no nosso País, nomeadamente nas regiões de Entre Douro e Minho e Coimbra. «[…] Assim como o Império bárbaro submeteu o Império Romano pela força, S. Bento, pela fé, pela palavra, submete todo o Império bárbaro. Há uma inversão» (cf. Os beneditinos em Portugal […] in http://www.mosteirodesingeverga.com/mosteiro/antiga_congregacao.html).

Portugal conta inclusivamente com o primeiro Conde, D. Henrique de Borgonha e seu filho - o primeiro rei – D. Afonso Henriques, ambos favoráveis às ordens monásticas e militares que estariam presentes nas reconquistas e na expansão.

 Figura 3- Carlos Magno (*742, Liège, Reino Franco ; +814, Aachen, Alemanha). Com a influência desta figura e sucessores, a Europa reorganiza-se e amplia as bases culturais que iriam fazer do velho continente um motor de globalização.

003 Imperador Carlos Magno

 A arte como recurso prático e simbólico demonstra como a Europa é herdeira da romanidade. A primeira catedral no centro/norte da Europa, situada em Aachen, localidade também conhecida por Aix-la-Chapelle na designação franca e ainda Aquisgrano, em português. Nesta catedral situada na Alemanha, junto aos Países Baixos, repousam os restos mortais do primeiro rei da dinastia carolíngia.

 SIMBOLOGIAS ROMANO-EUROPEIAS

 

A catedral de Aachen encontra-se alterada em relação ao original. No entanto, nela prevalecem elementos importantes datados da Idade Média, incluindo a capela palatina. Em minha opinião, esta catedral prossegue uma imagem de Império, através da arte e cerimoniais de coroações de reis e imperadores à maneira da latinidade e romanidade. A edificação e ornamentação inserem-se numa estratégia de aliança da realeza com o Papa, como forma de imaginário, saudosista e identitário do Império Romano, visando, assim, prosseguir o legado de Roma. Nesta catedral está patente a influência cristã da romanidade, segundo a recomendação dos concílios: Niceia, 325 (1); Constantinopla, 381 (2); Éfeso, 431 (3); Calcedónia, 451 (4); Constantinopla II, 553 (5); Constantinopla III, 680-681 (6) e Niceia II, 787 (7).

A descrição sumária que aqui apresento, visa destacar características locais, de influência do norte. Exemplo: o estilo gótico. Trata-se duma obra mandada edificar por Carlos Magno, cerca do ano 790 e continuada pelos seus sucessores. Nesta Catedral encontra-se a sepultura de Carlos Magno, também designado Imperador do Ocidente.

Considera-se que o título imperial passou dos romanos para o reino Franco, em 800 d. C., o papa Leão III coroou o rei dos francos, Carlos Magno, imperador e este, por protecção à Igreja católica, na qualidade de patrício dos romanos e por força da sua dignidade imperial, condenou os perseguidores do pontífice à morte, condenação que foi retirada por intervenção do próprio papa.” (8).
Bens Culturais da Humanidade

Na capela mantêm-se os traços bizantinos e germânicos. A catedral recebe uma das primeiras classificações da Unesco como Património da Humanidade e isso deve-se, certamente, ao seu significado, como obra-prima da Europa, de influência romana e cristã. Consta que a capela palatina tem origem no tempo do pai de Carlos Magno (Pepino, o Breve) para servir de guarda e veneração de relíquias; entre elas, uma de singular importância. Trata-se da capa de São Martinho de Tours (Panónia, *316 ; Gália, +397). Crê-se que a própria designação de capella, hoje associada a pequeno templo, provém exatamente da função inicial de acolhimento e preservação da capa, como peça relíquia, com que o santo ficou célebre ao dividir o seu manto com um pobre encontrado no caminho. Outro aspeto em comum com o Império Romano é o facto da estrutura da capela se basear na Basílica de São Vital de Ravena (império romano, actual Itália). Consta ainda que os mármores das colunas e os bronzes das grades do interior foram importados de Itália. Contudo são introduzidos alguns novos elementos, característicos da nova geografia da Europa que iria apostar no estilo em altura, dando origem à arte gótica, sem prejuízo de fazer de Aachen/Aix-la-Chapelle/Aquisgrano uma continuação de referências do Império Romano

 A charola do Convento de Cristo de Tomar será influenciada na analogia arquitectural com a capela palatina da catedral de Aachen

A planta e alçados interiores com oito lados simbolizam a eternidade, o poder celestial na Terra, o dia seguinte ao da criação e ainda o número preferido pelos Cavaleiros Templários (9).

Nos mosaicos da capela, figura Cristo rodeado por anciãos. - uma imagem semelhante à que aparece no Livro da Revelação/Apocalipse, segundo São João. Esta marca é, pois, outro ponto de contacto da fé sanjoanina, prosseguida pelos Templários. Temos portanto na capela da catedral de Aachen e de Tomar um sinal bíblico acerca do tempo em que foi escrito este Livro do Apocalipse (séc. 1 d.C.), retransmitido para o mundo cristão. O trono de Aachen está construído em mármore, proveniente da capital Romana. Também as colunas de capitéis coríntios foram importadas por Carlos Magno da cidade de Ravena. Tudo para imitar o Império Romano. Desde Carlos Magno, século VIII, até 1531, foram coroados na Catedral de Aachem três dezenas de monarcas.

 Outras simbologias patentes na arte


004 Imperador Carlos Magno

Sublinho ainda que a figura/retrato de Carlos Magno (cf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Magno;  acedido em 8.11.2014) apresenta a mão direita segurando uma espada e a esquerda detém um globo contendo uma cruz. Será uma versão precoce dos cruzados e templários. Lembra a Ordem de Cristo com a futura esfera armilar portuguesa. No escudo de armas com fundo azul, aparecem três flores-de-lis que representam as monarquias francas e são também um sinal de unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, está aqui representado o conceito/mistério da Santíssima Trindade: as três folhas da flor-de-lis estão unidas com um laço natural. Este conceito de unidade da Trindade vinha-se revelando desde o Concílio de Constantinopla do ano de 381 (v. notas infra, concílios 1 a 7).

 

Unidade dos Poderes Político-Religioso

O poder político franco-germânico e o papado uniram-se como forma de contornar a situação vulnerável da Europa, sobretudo após o poder de Constantinopla se ter distanciado da antiga Roma. As vantagens resultarão positivas para os dois lados – os povos da Europa procuram continuar a cultura e religião do antigo Imperio, em torno da figura pontifícia que passa a representar a unidade e a autoridade perdidas com as invasões e as disputas de poder.

 

A queda e desmoronamento do Império Romano foram, portanto, relativos

Constata-se que houve várias formas de continuidades de influência e de poder à maneira romana, nomeadamente com as dinastias merovíngia e carolíngia. Estas continuidades são prosseguidas nas realezas e reinos da Europa da Idade Média e Moderna e, em parte, no mundo onde os Europeus se estabeleceram e relacionaram.

Neste ponto de vista, parece-nos que o Império Romano e a latinidade/romanidade não desapareceram. Contudo, daqui resultará um certo choque de civilizações, entre o cristianismo e o islamismo, por exemplo, sendo que as comunidades islâmicas viram desaparecer alguns dos territórios que haviam conquistado durante a Idade Média.
Tags: Aix-la-Chapelle, Aachen, Arte, Carlos Magno, Charola, Convento de Cristo de Tomar, Clóvis,  Roma Antiga, São Bento

Notas

Concílios de:

(1)Niceia, 325.  “Condena o Arianismo e proclama a igualdade de natureza entre o Pai e o Filho”. É também deste Concílio que sai a oração do Credo.

(2)Constantinopla, 381. “Afirma a natureza do Espírito Santo e estabelece que o bispo de Constantinopla receberá honras logo após o de Roma”.

(3)Éfeso, 431. “[…] Afirma […] a maternidade divina de Maria”

(4)Calcedónia, 451.  “[…] Afirma a unidade das duas naturezas completas e perfeitas em Jesus Cristo, humana e divina […]”.

(5)Constantinopla II, 553. “[…] Condena os ensinamentos de Orígenes […]”.

(6)Constantinopla III, 680-681. “[…] Dogmatiza as duas naturezas de Cristo condenando o  monotelismo […]”.

(7)Niceia II, 787. “[…] Regula a questão da veneração de imagens (ícones) condenando os iconoclastas [os que são contra a existência de imagens…]”, logo este Concílio torna possível a continuação da veneração de imagens personificadas ou endeusadas.

(8)Cf. Lista dos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_do_Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico

(9) A primeira sede dos Cavaleiros Templários foi na Mesquita de Al-Aqsa no chamado Monte do Templo, em Jerusalém. Os Cruzados que aqui se instalaram chamaram-lhe Templo de Salomão, por o mesmo ter sido construído sobre as fundações do Templo dedicado a este Profeta. Por esta via, os Cavaleiros que foram na Cruzada e aqui se instalaram passaram a ser conhecidos por Cavaleiros do Templo ou Templários.

Fontes

-Einhardi, Vita Karoli - Oeuvres Complètes d`Eginhard. Paris: Société de l`Histoire de France, 1840, pp. 83 a 85.
-Imagens: 001 - Arq. pessoal AA; 002 a 004 in Wiki

Documentos em linha, acedidos em 07-06-2018

 

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Simbologias Romano-Europeias: O Exemplo da Catedral de Aachen” http://cumpriraterra.blogspot.com/2014/12/a-imagem-do-imperio-romano.html Cumprir a Terra , acedido em 07.06.2018)



-Brasão de armas do Sacro Império Romano-Germânico e da Alemanha -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_de_armas_da_Alemanha;

-Carlos Magno -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Magno; acedidos em 8.11.2014;

-Charola Templária do Convento de Cristo de Tomar - http://www.conventocristo.pt/pt/index.php?s=white&pid=186;




-Joias e símbolos medievais. A Coroa de Carlos Magno / Plineo Corrêa de Oliveira - https://joiasesimbolosmedievais.blogspot.com/2010/01/coroa-de-carlos-magno-joia-adequada-ao.html

-Lista dos Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_do_Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico;


-Património Cultural da Humanidade – a Catedral de Aachen - http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/patrimonio-mundial-da-unesco/catedral-de-aachen.html;

Sem comentários:

Enviar um comentário