sábado, 6 de janeiro de 2018

OS PRIMEIROS COMUTADORES E CENTRAIS TELEFÓNICAS EM PORTUGAL


(Imagem do Grupo de Telefonistas do Porto. Cª finais séc. XIX, cortesia Fundação Portuguesa das Comunicações)

Um novo serviço público de telecomunicações começa a ser disponibilizado a partir de 1882. O telefone é apresentado como uma nova tecnologia e ganha adeptos pelas suas valências inovadoras: É um meio de comunicação mais intimista e mais informal em relação ao telégrafo. As conversações não precisam ser previamente concebidas e escritas. Os interlocutores comunicam mais rapidamente, em direto e em tempo real.

A licença de atribuição e exploração das redes oficiais, foi atribuída pelo Governo à Companhia –The Edison Gower Bell Telephone of Europe. Em Lisboa a inauguração das centrais telefónicas tem efeito a 26 de abril e no Porto a 1 de julho do mesmo ano de 1882. Cinco anos após, a The Edison Gower Bell Telephone of Europe é comprada pela The Anglo-Portuguese Telephone Company que passa a explorar as redes. Mantém o nome em inglês porque as tecnologias e os capitais são essencialmente ingleses, porém começa a tendência de um maior envolvimento do Governo e dos técnicos portugueses.

É de destacar que antes da inauguração de 1882 já havia centenas de telefones a funcionar em linhas privadas. Considerados à margem da Lei. A Companhia dos telefones – The Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Limited, faz publicar anúncios em jornais diários:

«[A] concessionaria das redes telephonicas chama a attenção do respeitavel publico para o facto de que [...] a collocação, e uso de todos os fios para transmissão de correspondência pelo meio da eletricidade (como são os fios telegraphicos e telephonicos), é por lei, em Portugal, monopolio do governo e que só por especial auctorização ou concessão do mesmo é permitido fazel-o. Esta companhia portanto recomenda particularmente ao publico e no reciproco interesse de ambos que se acautele o não infringir a lei, pois assim não incorrerá nas penalidades que a mesma lei impõe.

(Escriptorio da Companhia, rua Nova do Carmo, 90»  in Diário de Notícias, 10 e 11 de Fevereiro de 1882)
Palavras-chave: centrais, comutação, História, Portugal, telecomunicações, telefoniaVeja também:
--[Para Uma História da Ciência e Tecnologias de Telecomunicações:]  https://www.youtube.com/watch?v=8_h4B1PNVyM 
--[Fabricação e preparação de fibra ótica submarina] https://www.youtube.com/watch?v=ZkOILB8dU9E ;
--Lançamento de cabo submarino: https://www.youtube.com/watch?v=MKmJrDs0nnk ;
https://www.youtube.com/watch?v=rJqLL4Pj8cQ ;
--«História do Telefone Celular» in https://www.youtube.com/watch?v=yjiB_Yw05RE ;
--[Redes Globais de Cabos] https://www.youtube.com/watch?v=8_h4B1PNVyM&feature=share
Cumprimentos patrimoniais e fratrimoniais AA
177 AA Cumprir a Terra My FICH “ Os Primeiros Comutadores e Centrais Telefónicas em Portugal ”

Sem comentários:

Enviar um comentário