domingo, 21 de janeiro de 2018

CRISTIANO E MAXIMILIANO NOS PRIMÓRDIOS DAS TELECOMUNICAÇÕES E ELETRIFICAÇÃO DO PAÍS


Quanto aos equipamentos telefónicos, uma Companhia norte americana passa a invocar a titularidade de patentes:

«A Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Limited unicos proprietários em Portugal das patentes [...] perseguirá judicialmente toda e qualquer pessoa que fabrique, forneça ou use quaisquer instrumentos [...]» (Diário de Notícias, 18 e 19 de Março de 1882).

Antes da concessão oficial, os telefones utilizados eram os de modelo Bell, logo modificados com melhorias, por Maximiliano Augusto Herrmann natural de Lisboa (1838-1913). Este artesão e industrial foi construtor de aparelhos de precisão, inventor e inovador, inspetor das linhas telegráficas dos Caminhos-de-Ferro; instalou alguns dos primeiros equipamentos de luz elétrica em Lisboa; frequentou a Escola do Instituto Industrial; colaborou na Escola Politécnica como formador e lecionou Física na Escola Marquês de Pombal.

Consta que Maximiliano concorreu juntamente com Cristiano ao contrato de exploração da telefonia em Portugal mas a economia liberal dos EUA, Inglaterra, Alemanha e, em parte, da França vão impor-se. A fase de tipo artesanal, por mais qualidade que tivesse, cederia perante a fabricação em série. Seguem-se os contratos de fornecimento de tecnologias e serviços, por parte de sociedades e capitais cada vez menos centrados nas pessoas e mais nas empresas de responsabilidade limitada.

Maximiliano e Cristiano não estavam preparados para esta economia, nem residiam no centro das grandes atenções, isto é, nos espaços geográficos em moda (Paris, Londres, Berlim) ou nas cidades de empreendedores e capitais da América do Norte. Eis porque a qualidade de Maximiliano, Cristiano e outros bons técnicos portugueses não fizeram negócios de monta com os seus equipamentos, invenções e inovações; sendo, porém, que algumas tecnologias foram aproveitadas no exterior sem o devido reconhecimento.

 

Da autoria de Maximiliano é o telefone seguinte:

 



001 Telefone português de Maximiliano Augusto Herrmann - modelo privilegiado

 

É igualmente de destacar o telefone inovador de Cristiano:

 

002 Telefone de Cristiano Augusto Bramão, 1879

 

Cristiano Augusto Bramão natural de Elvas (1840- +Lisboa 1881). Oficial experiente nas tecnologias de telegrafia. É chefe de estações telégrafo-postais. Destacado para a Repartição Técnica do Material, onde leciona teoria e prática de eletricidade, telegrafia e telefonia. Torna-se inovador e inventor de aparelhos telegráficos e telefónicos. O Journal Télégraphique e os Annales Télégraphiques de 1878 (Suíça e França) dão eco da sua contribuição no evento universal. A Direcção-Geral dos Telégrafos Portugueses recebeu pelo seu trabalho um Diploma de Honra equivalente a uma Grande Medalha pela presença na Grande Exposição Universal de Paris, de 1878. Ali foi apresentado um telégrafo inovador, entre várias outras peças.

 


003 Telégrafo de Cristiano Augusto Bramão

 

Cristiano teve como colaborador o técnico e construtor Maximiliano Augusto Herrmann. Ambos fizeram uma dupla interessante do ponto de vista qualitativo de equipamentos. Contudo os tempos já haviam mudado e são as grandes empresas com os capitais competitivos que vão vencer, expandindo os novos negócios e tecnologias.

É de notar que Portugal, no último quartel do século XIX, andava ocupado e fragilizado com a questão de África. A intensão de unir a costa ocidental atlântica, nomeadamente Angola, com a contracosta - Moçambique e os países vizinhos, no Índico, estava na mente e nas pretensões dos britânicos. Assim, para travar estas ambições, seguidas por outras, de países europeus, sem tradição naquelas geografias, impunha-se o desbravamento e o conhecimento dos territórios.

As crises relacionadas com o “Ultimato” e a míngua de capitais, iriam desembocar na queda do regime monárquico, absorvendo os Governos e os portugueses deixando-os fragilizados para os negócios.

Verifica-se que não são sempre os melhores equipamentos e as melhores ideias que entram ao serviço. São o misto de tecnologias das empresas que conseguem impor-se no registo de patentes (ideias, por vezes, gratuitamente copiadas, ou compradas). É a Era do desenvolvimento dos grandes países, sobretudo do hemisfério nórdico. A telefonia em Portugal vai evoluir mas não tão rapidamente como acontecera com a telegrafia.

Apesar de tudo, a arquivologia, a biblioteconomia e a museologia guardam e demonstram uma interessante história das tecnologias em Portugal. Não chegámos, porém, ao fabrico de material em série, capaz de fornecer as necessidades internas e a de potenciais compradores no exterior. Eis, em nosso entender, uma outra razão, porque o liberalismo económico falhou. Apostar no alheio não foi a melhor opção para desenvolver Portugal.

 

Palavras-chave: Cristiano Augusto Bramão, História, liberalismo económico, Maximiliano Augusto Herrmann, Portugal, tecnologias, telecomunicações,

 

Fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Para-Guião Expo` Permanente. Secção Patrimonial de Telecomunicações. Lisboa: FPC Património Museológico, 2001 (Policopiado)

-MUSEU dos CTT et al. Bramão e Outros Inventores Portugueses no Museu dos CTT / TLP. Exposição Comemorativa do 1º Centenário do Telefone Bramão 1879-1979. Lisboa: CTT / Nova Gráfica, Ldª, 1979

-PORTUGAL, AG-CTT - Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones. Concessão do Serviço Telefónico, 1879 a 1901 - 1955

-SERRÃO, Joaquim Veríssimo – História de Portugal, vol. IX (O Terceiro Liberalismo – 1851-1890). Lisboa: Verbo, p.239-241

Periódicos -

-Boletim Telegrapgho-Postal, nº 17, maio, 1895

-Diario de Noticias, 21 jan; 10 e 11 fevereiro, 18-19 março; 23-29 abril; 2-6 maio 1882

-O António Maria, 2 agosto, 1883

-O Comercio do Porto, 1 julho 1882

-O Século, 20 abril; 6-7, julho, 1882;

Em linha -

-RUANO, António Lisboa - "O Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimato Inglês". Lisboa: RTP, 1973 in http://ensina.rtp.pt/artigo/ultimato-ingles/

Imagens gentileza -

001 Grupo de Trabalhadores, Célula do PCP ;

002 e 003 Fundação Portuguesa das Comunicações

178 AA Cumprir a Terra My Fich CRISTIANO E MAXIMILIANO NOS PRIMÓRDIOS DAS TELECOMUNICAÇÕES E ELETRIFICAÇÃO DO PAÍS

Sem comentários:

Enviar um comentário