terça-feira, 10 de janeiro de 2017

«PARTI PARA UMA NOVA VIAGEM»


Partiu para uma nova viagem um Homem realmente Bom, como se pode ler na nota do cartão póstumo aqui anexo. Retirou-se por altura do ex-Presidente Mário Soares. O seu corpo esteve na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida de Berna, Lisboa, onde foi realizada vigília e missa de corpo presente. Foi a incinerar em Barcarena no dia 9.1.2017.
 
Meu colaborador superior, no sentido em que o conheci como gestor de Serviços. Primeiro na DMCCA - Direcção de Marketing e do Património Cultural do Conselho de Administração e no GIACICA (Gabinete de Imagem e Acção Cultural Institucional do Conselho de Administração) dos CTT, em finais dos anos 80`s. Mais tarde em 2005/2006 na Fundação Portuguesa das Comunicações. Nesta última Organização colaborámos diariamente, durante vários meses.
O Dr. Carlos Bernardo era um Homem de baixa estatura física, media cerca de 1,60m, se tanto, no entanto e como diz o jargão popular, os homens não se medem aos palmos. Como pessoa boa, íntegra e culta era gigante.

Vivia mal com a iniquidade e a corrupção que conhecera no país e nas empresas. Vária do conhecimento público, até pela imprensa; outra referida em meios mais pequenos. Por não se prestar a iniquidades e corrupções foi, algumas vezes, transferido de serviços.
Quando no final do ano transato telefonei para marcarmos o almoço habitual de Natal do nosso grupo, atende-me a esposa informando-me que o marido estava com problemas de saúde.

Amigo do seu amigo e com grande consideração por e em quem confiava. No último período de trabalho em que colaborámos assiduamente, o Dr. Carlos Bernardo estava destacado com a função de controlar o meu trabalho e equipa.
Deu-se a incidência de, por caso inédito na História das telecomunicações, as tecnologias serem completamente alteradas em poucos anos, produto da reconversão do analógico em digital, numa época de explosão da utilização destas tecnologias.

Por esta razão e ainda:
pela privatização das empresas; pela separação das áreas de correios e telecomunicações; pelas políticas culturais adotadas com a criação de uma FPC (Fundação Portuguesa das Comunicações); pelo desenvolvimento da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações); pela criação de uma Fundação Portugal Telecom e por via da minha própria passagem à aposentação, foi imprescindível tratar da conferência, catalogação e entrega do património de Comunicações aos CTT, à PT, à ANACOM e à FPC.

Uma quantidade inédita de mais de dezassete mil registos informativos, só de telecomunicações, correspondentes a cerca de cinquenta mil peças, tudo a realizar em tempo record, relativamente ao megaprojeto. Como a função de controlo se revelava desnecessária, o Dr. Carlos Bernardo não perdia oportunidade de ajudar na desinstalação, reinstalação e transporte de peças das áreas de reserva e acomodação para as mesas de catalogação e vice-versa, sem quaisquer preconceitos de sujar mãos e roupa.
Se já eramos respeitadores e de confiança mútua, com o projeto de patrimonialização e entrega às entidades, ficámos mais amigos e nunca deixámos de festejar a amizade sobretudo nos finais de ano.

Foi, pois, com muita dor que me despedi fisicamente do Homem Bom.
“Boa viagem” caro Amigo e boa estada perante o Altíssimo.
.......................
Tags: ANACOM, CTT,  FPC, Fundação PT, memória, património de comunicações, saudade

Sem comentários:

Enviar um comentário