sábado, 4 de abril de 2020

OS SINOS, A PÁSCOA E O VENTO MAROTO


 

 
 Domingo de Ramos do ano 2008 em Massamá.

No actual ano de 2020 não haverá esta procissão devido à pandemia covid-19.

Os sinos da Sé de Lisboa dão o sinal de início de Revolução.

 “Tlão … ressoam os bronzes da sé … tlão … badaladas, lentas no respirar suspenso … tlão … arrastadas no nervoso dos corações … tlão … seus semblantes rígidos, olhos vigilantes … tlão … cinco … as mãos aferradas às coronhas das pistolas … tlão … seis … dos punhos de punhais, dos cutelos … tlão … sete … ih! cum raio! … tlão … oito …

Ao soar da última pancada, as sentinelas vêem chegar um fidalgo que se apeia de pomposo coche, como a ter audiência com Sua Excelência o secretário de estado [Miguel de Vasconcelos] …” (1).

(1)CAMPOS, Fernando – O Lago Azul.- Viseu: Difel, S. A; Tipografia Guerra, 2007, 304 páginas.

Resumo indicativo sobre esta Obra. O Autor Fernando Campos tem uma interessante veia literária, também de historiador, cientista e filósofo. Nesta obra– O Lago Azul, o autor descreve interessantes páginas de História de Portugal, nomeadamente sobre os descendentes de D. António Prior do Crato, proclamado Rei de Portugal após a morte de D. Sebastião. Fernando Campos põe o vento como narrador. O vento está em todo o lado, em toda parte. Nesta obra o vento descreve e toma partido, por vezes é maroto. Campos dá-nos a conhecer o destino do Prior. Põe em destaque o ambiente entre católicos e protestantes; o nascimento da Holanda, as paisagens suíças e o definhar de Portugal quando integrado na monarquia dos Filipes.

Sinos de transmissão mensageira

Bens de importância primeira.

Comunicais atenção,

Dor, alegria aflição

Festa, folia, reunião.

Desde tempos remotos se utilizaram os sinos. Regularmente ao alvorecer podia ouvir o toque das almas. Ao meio-dia e cinco, o Ângelus. Os fiéis respondiam com uma Avé Maria. Antes do cair da noite tocava a Trindades. Momentos para oração e recolhimento. À tarde tocava para o terço ou missa; aos domingos e dias santos tangiam sonoridades para as eucaristias. O último toque do dia fazia-se com o cair da noite. Era o toque das almas ou toque das Avé Marias. A estes toques de rotinas juntavam-se os toques horários.

Com a eletricidade, o velho relógio de carretos é substituído. As horas passam a ecoar através de altifalantes instalados na torre.

No dia de Páscoa tocam os sinos pela tarde enquanto decorre a passagem do compasso e passa a comitiva pelas casas transmitindo cumprimentos e Boa Nova: “Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia”.

Os sinos anunciam cerimónias e avisos: batizados, casamentos, enterros. Os toques a rebate acontecem em caso de fogos.

Distintos em mais de uma dezena de casos, os toques têm o seu código próprio. As várias sonoridades, ritmos e frequências determinam o tipo de informação. Podem tanger sons tristes ou alegres, lentos, rápidos ou ultra rápidos, dobrados ou singelos, fortes ou leves. Em caso de morte, permitem informar o tipo de pessoa: adulta ou criança. Hoje em dia continuam alguns destes trechos sonoros. Os sinos cumprem funções. De tão presentes e disponíveis, quase não damos pelo seu valor.

Nas últimas décadas os sinos perdem alguma importância, fruto de alterações na vida social e tecnológica. Relógios de pulso e telemóveis, hábitos diversos, televisão, informática e quebra de hábitos religiosos têm determinado alterações de rotinas e emergências.

Em algumas torres e casas de Sineiros decorrem exposições. Aqui, no Brasil e noutras partes do globo.

Torre e casa do Sineiro de Leiria. Imagem gentileza da CMLeiria


“As igrejas de São João del-Rei tem (sic) um interessante e peculiar sistema de comunicação através dos sinos. Sabe-se por exemplo, pelo repique, dobre ou toques onde será realizada a solenidade; se haverá procissão; hora de missa, quem será o celebrante e muitas outras informações. Nos dobres fúnebres fica-se sabendo se a pessoa falecida era homem ou mulher e até mesmo qual será o horário do funeral […]” Cf. OLIVEIRA: 2007).  

Devido a este bem histórico, cultural e turístico, alguns sinos e toques têm vindo a ser classificados como Património Imaterial.  
Imagem da torre sineira da Beselga

É comum situar-se o início da utilização dos sinos por volta do século VI, altura em que começam a ser construídas igrejas nas povoações. O som era considerado a “Voz de Deus”. Afugentava perigos, unia as pessoas, dava segurança.

Dizia uma figura típica da minha Terra - o Alberto Pereira, mais conhecido por Alberto Francês.

“Não há sinos tão afinados como os da Beselga” dizia um amigo de todos – o Alberto Pereira, mais conhecido por Alberto francês natural de Beselga – Penedono, nas Terras de Magriço e do Demo. “Quando bem repenicados parece que subimos ao céu”.

Miguel Torga caracteriza diferentes modos de operar os sinos. Em Novos Contos da Montanha (1966) diz este sóbrio Duriense:

“Os sinos tocavam festivamente, ia por toda a aldeia um alvoroço de noivado […] pela coragem com que puxavam a corda do badalo, pela maneira como repicavam ou dobravam, sabia-se a que terra pertencia o cadáver que baixava à cova. Cada aldeia enterrava singularmente os seus mortos. Os de Leirosa, bonacheirões, pacíficos, pobres, tocavam pouco, devagar, sem vontade e sem brio. Mas já os de Fermentões, espadaúdos, carreiros e jogadores de pau, homens de bigodaça […] davam sinais de outro modo, viril e triunfalmente.” (TORGA, Ob. cit. 12ª Ed. 1952, p. 41; 65). 

Os sinos continuam a ser imprescindíveis mas, ainda que pudessem ser dispensados, conviria preservá-los como bens culturais materiais e imateriais, instrumentos de comunicação e de recurso quando outros sistemas possam eventualmente falhar.

Torres e sinos vêm sendo objeto de salvaguarda e de aproveitamento para desdobramento de funções.
Imagem de torre sineira e de relógio da Horta - Faial.

À curiosidade desta peça de arte e funcional acresce o facto de que é um dos poucos exemplares de torres sineiras independentes da arquitetura das igrejas, tal como acontece em Leiria, Penedono ...

O presidente do Cabido da Sé chegou a ouvir “modinhas populares” tocadas pelos sinos e, depois da implantação da República, há informações de que foi pedido ao sineiro "para tocar 'A Portuguesa' e outras melodias republicanas" (“Os sinos de Leiria têm histórias para contar; Sé de Leiria” in http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2011/12/23/torre-da-se-os-sinos-de-leiria-tem-historias-para-contar-fotogaleria/; http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_de_Leiria ) 

Torres, sinos e toques: orientam, informam, animam. Contribuem para a riqueza urbana, social e turística. 

Que a Páscoa continue em ressurreição, primavera, andorinhas, festas populares, sardinhas, união.  

Palavras-chave: comunicação, Páscoa, sinos, bens culturais  

Bibliografia / documentação:
 
-CAMPOS, Fernando – O Lago Azul.- Viseu: Difel, S. A; Tipografia Guerra, 2007,  

Fontes em linha, acedidas em 13.04.2017 e 21.04.2019: 

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “038. Portugal é Memória é Presente é Mar e é Futuro” - http://cumpriraterra.blogspot.pt/2015/03/38-torres-e-sinos-que-tanto-dais.html  

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Os Sinos e a Páscoa” - https://cumpriraterra.blogspot.com/2017/04/038-os-sinos-e-pascoa-nas-terras-da.html  

-CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; FONSECA, Maria Cecília Londres – “Património Imaterial no Brasil”  http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001808/180884POR.pdf ;  

-LEIRIA, Manuel; CLARO, Sérgio, et al. – “Os sinos de Leiria têm histórias para contar”  http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2011/12/23/torre-da-se-os-sinos-de-leiria-tem-historias-para-contar-fotogaleria/ 

-OLIVEIRA, Silvana Toledo de “Turismo e património cultural em São João DelRei/MG”.- http://www.eca.usp.br/turismocultural/silvana.pdf 

………………………………………………………….
V. ainda RESPIGO In CAMPOS, Fernando – O Lago Azul.- Viseu: Difel, S. A; Tipografia Guerra, 2007)
- “A esta hora? – dá um passo em frente um dos guardas, a alabarda atravessada a barrar caminho.- Sua Excelência está ainda recolhida. Não é ocasião de despacho. Mostrai-me a convocatória …
- E quem és tu para me embargares a subir? – e o punhal resolve o caso, vai o outro a abrir a boca a gritar o alerta, já alguém surgido do lado lhe corta o grito com a lâmina afiada.
Saídos das sombras dos arcos, sobem os revoltosos a escadaria a toda a pressa. Sentem o arruído os alabardeiros e acodem de armas em riste. Cruzam-se, tinem, faíscam espadas, soam tiros, Miguel de Almeida, de saber em punho, assoma à varanda – esvoaço-lhe [é o vento a narrar] os cabelos brancos – e grita ao povo:
- Liberdade! Liberdade! Tempo de comprar com sangue a liberdade da pátria e acabar com a tirania de Castilha. Viva Sua Alteza o duque de Bragança! Viva el-rei Dom João quarto!
Em baixo, com eco, lágrimas a escorrerem pelas faces, reboa o clamor das gentes:
- Viva el-rei Dom João quarto!
O troço destinado ao forte põe em fuga os soldados castelhanos. Não sem luta. Combatem rijo […]”.

Sem comentários:

Enviar um comentário