terça-feira, 7 de abril de 2020

AS SETE ÚLTIMAS MANIFESTAÇÕES DE CRISTO: A PÁSCOA E A LOUCURA


 
João de Deus ao elevar o pobre vê a figura de Cristo. Imagem in átrio de entrada para o Museu de Psiquiatria e História do Instituto de S. João de Deus, Telhal – Sintra.

Por contraditório que possa parecer, o “Elogio da Loucura” que constitui o tema da obra mais conhecida do grande humanista quinhentista – Erasmo de Roterdão - inspirou-me na redacção deste post. Dizia o humanista de Roterdão (1466-1536) numa das suas interpretações que “a loucura é a personificação da sinceridade total, da verdade e do respeito para com a humanidade”. 

A sinceridade e o respeito pela humanidade que nos trazem Erasmo de Roterdão e João de Deus – Hospitaleiro vão buscá-los à vida de Cristo no qual se inspiraram. Segundo os Evangelhos, Cristo dedicou a Sua vida pelos homens, sustentando o ideal de caridade e o amor pela humanidade.

Paulo de Tarso, de perseguidor tornou-se num dos mais dedicados defensores e divulgadores de Cristo; elegeu a ressurreição como o ponto fundamental do cristianismo. “Se Cristo não tivesse ressuscitado seria vã a nossa fé” (1ª Carta aos Coríntios 15,14).
002 S. João de Deus. Desenho gentileza in MANTEIGAS, Adelino - João de Deus, o Hospitaleiro, ob cit. p. 58
Também João de Deus (1495, Montemor-o-Novo, Alentejo – 1550, Granada) considerado louco, “gastou” a maior parte da sua vida com os loucos, e os pobres, em Espanha, mormente em Granada. Entre as suas frases destaco hoje:


&&&
As sete últimas expressões de Cristo que preparam a passagem pascal para uma sociedade baseada no perdão, na responsabilidade e no acolhimento.

«1ª "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23, 34)

2ª "Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23, 43)

3ª "Junto à Cruz […] Quando Jesus viu sua Mãe disse: "Mulher, eis aí teu filho". Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua Mãe". E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa" (Jo 19, 25-27)

4ª "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste? (Mt 27, 45)

5ª "Tenho SEDE." (Jo 19, 28)

6ª "Tudo está consumado" (Jo 19, 30)

7ª "Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito" (Lc 23, 46)»

Palavras-chave: Erasmo de Roterdão, humanismo cristão, loucura cristã, Páscoa cristã, S. João de Deus

Desejo a tod@s amig@s a renovação que os tempos pascais nos propõem e concedem.

Fontes. Cf. supracitadas e seguintes:

--ARAUTOS do Evangelho et al - “Revista Arautos do Evangelho”, Março/2002, n. 3, p. 13 à 17, também em linha http://www.arautos.org/artigo/3255/As-sete-palavras-de-Jesus.html, acedidas quarta- feira da semana pré Pascal de 2015 e em quarta-feira, 07.04.2020
--AUGUSTIJN, Cornelius – Erasmus: His life, work and influence.- Toronto: University of Toronto, 1991
--AUGUSTIJN, Cornelius et al. - “Erasmo de Roterdão” - https://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_de_Roterdão
--MANTEIGAS, Adelino - João de Deus, o Hospitaleiro. 2ª Edição. Porto: Editorial Hospitalidade, Edições Salesianas, 1991
--UOL Educação et alhttps://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/elogio-da-loucura-obra-de-erasmo-de-roterda-marcou-renascimento.htm 

Sem comentários:

Enviar um comentário