sábado, 22 de junho de 2019

O que é que o luso descendente Philippe Esteves Mendes tem a ver com o pintor romântico Delacroix?


Esteves Mendes é natural de Paris e filho de emigrantes portugueses. Ex colaborador do Museu do Louvre torna-se num célebre galerista em França, de notoriedade internacional. Enquanto colaborador do Louvre, Mendes tem a sorte de encontrar uma visitante com a qual estabelece diálogo. A visitante transmite-lhe informações de um quadro com semelhanças ao “Femmes d`Alger Dans Leur Appartement”. Acaba por adquirir a obra e promove o estudo da mesma para se certificar se era realmente da mesma época de Delacroix e, eventualmente, da autoria do mesmo pintor. Os resultados das várias análises revelam-se afirmativos.
A obra que adquire Esteves Mendes torna-se num quadro “clássico”.
Não é muito comum um autor executar mais do que uma obra muito semelhantes, mas acontece. Conhecem-se três quadros, com o agora descoberto por Mendes, cuja temática é a mesma ou semelhante. Chegou-se à convicção de que esta última tela é uma peça que terá servido de ensaio à exposta no Louvre. Crê-se ainda que Delacroix terá pintado alguns meses antes a obra ora descoberta.
Mas o que dá realmente valor a este quadro é o facto de Delacroix ter sido um precursor da mudança de estilo: dos barrocos e neoclássicos para o romântico realista, baseado na natureza, sem afetação com estéticas anteriores.
Sabe-se que Delacroix viajou até ao Norte de África no ano de 1832. Durante os dias nestas geografias fica entusiasmado com as gentes locais. A partir desta estadia em África, Delacroix executa cerca de 70 obras sobre as gentes e contextos locais.
É também de Delacroix a célebre obra de cariz social e político “A Liberdade Guiando o Povo”, tela datada de 1830, igualmente exposta no Louvre.
Palavras-chave: Eugene-Delacroix, História, Philippe Esteves Mendes, modernismo, pintura, precursor, realismo, romantismo.
 
Fontes em linha, acedidas em 22.06.2019:

https://observador.pt/2019/06/20/pintura-rara-atribuida-a-delacroix-e-revelada-por-galerista-luso-frances/

Sem comentários:

Enviar um comentário