quarta-feira, 23 de novembro de 2016

113. BEM-VINDOS À TERRA DA LUZ

Bem-vindos à Terra da Luz. Capital da Oestrimnia. Terra de tão ricos atributos, tais como: a Língua, as Pessoas, o Tejo, o Minho …, o Mar e a Luz.

Obrigado por terem confiado nesta equipa e neste passeio/visita à “Sétima Colina de Lisboa” através da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão.

Na realidade penso que não haverá muitos sítios tão carregados de documentação/monumentalidade como o que vamos visitar. Mas para o compreendermos, será curial começarmos pelo início, embora não esquecendo que só conseguiremos transmitir chaves de interpretação, até pelo tempo que temos.

Contudo deixamos aqui os sítios para quem está, pela primeira vez, em contacto com o que vamos interpretar, ou seja, a “sétima colina de Lisboa”.

&&
1-»Quando, na realidade ou na ficção cultural, Ulisses e Homero por aqui passaram, esta Terra da Oestrimnia ou Extrímnia estaria habitada, por quem?

2-»Já haveria, por aqui, alguma para-nação. E, se sim, como se chamava?

3-»Será que o espaço correspondente ao atual Portugal/Galiza tem algo a ver com essa para-nação?

4-»Quem terá batizado (no primeiro estudo e atribuição de nome) essa para-nação?

5-»Qual é a língua mais falada em todo o hemisfério sul?

6-»Será que isso da língua mais falada no hemisfério sul tem algo a ver com as raízes da dita para-nação que por aqui se formou?

7-»Qual será a língua materna e, quiçá comercial, que tem mais probabilidades de se desenvolver no futuro a nível mundial?

8-»Porque será que quem sabe esta língua materna, ou a aprende depois, está mais dotado para entender outros ideomas?

Além das informações aqui enunciadas, recomendo a visita ao sítio Geo Língua gerido por Roberto Moreno que, além de ter realizado muito estudo sobre o assunto, nos deixa a seguinte citação:

«Só duas nações – Grécia passada e Portugal futuro, receberam dos deuses a concessão de serem não só elas mas também todas as outras. Chamo a atenção para o facto mais importante que geográfico, de que Lisboa e Atenas estão quase na mesma latitude.» (Fernando Pessoa).

Para complementar veja: 
          
-ANCIÃES, Alfredo Ramos - http://cumpriraterra.blogspot.pt/ (postes de novembro, 2016)
-MORENO, Roberto - “Minha pátria é a GEOlíngua, ou seja, o galego-português” - https://www.academia.edu/4163297/A_Lingua_Portuguesa_no_Mundo_por_Roberto_Moreno , acedido em 23.11.2016).

Etiquetas: Estrímnia, futuro, Galiza, história, GEOLíngua, Portugal
 



 

1 comentário:

  1. Parabéns pelo texto - E, já agora, cá está a mais recente palestra que narra o nosso GEO projeto - http://www.spnaturalogia.pt/wp/evento/conferencia-roberto-moreno/

    ResponderEliminar