domingo, 6 de novembro de 2016

107. LOCALIDADES & PATRIMÓNIOS TANGÍVEIS E VIRTUAIS

D. José Manuel da Câmara de Atalaia

Interessante é o facto deste Cardeal Patriarca ter ficado sepultado na Atalaia.
O motivo de ter vindo falecer a esta localidade, junto a Vila Nova da Barquinha, onde tem jazigo artístico e singular, realizado por Mateus Vicente de Oliveira - que tudo parece indicar, é natural de Tercena-Barcarena - terá sido premeditado.

Relaciona-se este caso com a perseguição do Marquês de Pombal; particularmente, a vindicta aos Távoras a que pertencia D. José Manuel da Câmara de Atalaia.
Este Patriarca gozava na Atalaia de bons ares e proteção, incluindo o fator segurança a partir da “sua” igreja atalaiada, isto é – com sistema de vigilância e comunicação. Há, porém, quem considere que o Patriarca faleceu em Lisboa. Não é esta a minha opinião. (cf. ANCIÃES, Alfredo – Atalaia …, doc cit.)

--»Haverá alguma relação familiar entre o 1º e o 2º Patriarca?

O primeiro - D. Tomás de Almeida (que jaz em Igreja – Museu de São Roque ao Bairro Alto – 7ª colina) era filho de D. António de Almeida Portugal, 2º Conde de Avintes e Governador do Algarve (cf. WIKIMEDIA et al - Tomás de Almeida, doc. cit.).

Tudo indica que este primeiro Patriarca tinha laços familiares com o segundo – D. José de Atalaia. A família Almeida terá vínculo familiar com os Lencastres, comendadores da Ordem de Santiago, imortalizados em Santos-O-Velho, Santos-O-Novo, Avis, Abrantes, Avintes, Aveiro … (cf. ATAÍDE, doc. cit.)

É de relevar o brasão de família Lencastre e Távora com as cinco quinas e sete castelos demonstrando, assim, a sua ligação ao Reino e à família real.(imagem in http://porabrantes.blogs.sapo.pt/534118.html )

 


O segundo Patriarca - D. José Manuel da Câmara de Atalaia, era filho de D. Luís Manuel de Távora, 4º Conde da Atalaia, irmão do 6º Conde e Marquês de Tancos. Família visada e perseguida pelo Marquês de Pombal após o alegado atentado contra a vida do rei D. José.

D. José Manuel era também da família dos Lencastres, Marqueses de Abrantes, e é por isso que existe a Calçada Marquês de Abrantes junto às ex instalações do Convento de Santos-O-Velho, atual Embaixada de França e Igreja local.

--»Que centenário se comemora em Portugal, particularmente em Lisboa, em 2016-2017?

Trata-se do 3º Centenário do Patriarcado de Lisboa.
Desde há meses têm sido realizadas edições, comunicações e exposições documentais e museológicas subordinadas a esta efeméride que é praticamente singular no mundo; pois só Lisboa e Veneza são titulares desta distinção. (cf http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=6911)

Tags:
Atalaia: Vila Nova da Barquinha; Bairro Alto: Lisboa; Barcarena: Tercena; Famílias: Almeida Câmara Lencastre Távora; Lisboa: Santos-O-Velho;

Fontes em linha acedidas em 6.11.2016:

-ATAÍDE, Marcello de Noronha e - Cidadãos por Abrantes. Em defesa do património e pela discussão do Museu Ibérico http://porabrantes.blogs.sapo.pt/534118.html

-PATRIARCADO de Lisboa et al – 300 anos do Patriarcado – Foi apresentado o programa das comemorações - http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=6911

-WIKIMEDIA et al - Casa de Abrantes https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Abrantes ; -------- D. José Manuel da Câmara de Atalaia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_da_C%C3%A2mara_de_Atalaia

Sem comentários:

Enviar um comentário