terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

PARA UMA MUSEOGRAFIA DA ARTE E DO SOCIAL


 
Paramento: foto gentileza de Elvira Silva
 
 
Do passado, ao futuro, passando pelos presentes:
Bordados feitos pelos PRÓPRIOS IRMÃOS do sexo masculino. Como costuravam as suas próprias vestes, eram sapateiros, alfaiates, trabalhavam a terra, o metal, ministravam o ensino aos seus pupilos e aos alunos da sociedade civil, curavam e promoviam os enfermos, etc. etc. Hoje, já não têm tempo e, felizmente, também não têm necessidade de acorrer em tantas frentes.
A peça - paramento em anexo encontra-se exposta no Museu da Casa de Saúde de S. João de Deus do Telhal – Sintra.
Segundo tudo parece indicar é o primeiro Museu tão organizado e único no Mundo das Irmandades religiosas, especialmente dedicadas à saúde pública na vertente das doenças “psi” e outras, dos mais necessitados mas não só.
1-Apela-se à observação de peças fratrimoniais, não só de etnografia, arte, e ciência criadas e / ou promovidas pelas irmandades, bem como:
2-À ORGANIZAÇÃO SOCIAL e peças de ARTE AO AR LIVRE, entre COMUNIDADES, como a da Quinta do Mocho – Sacavém – Loures que será objeto de visita no curto prazo através da USMMA – Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão, se tudo correr bem e como esperado.
Uma ocasião a não perder, naquela que será a nossa quarta visita deste ano letivo 2019-2020 para conhecer um espaço para-museológico ao ar livre, em sítio que foi visto como improvável. Todavia vem sendo estudado por gentes e colaboradores de Universidades portuguesas e não só. O projeto para-museológico da Quinta do Mocho está contribuindo para a integração, felicidade e pacificação entre portugueses, oriundos de várias partes, especialmente das áreas da lusofonia.
Porque é de Paz e não de desconfianças que teremos de evoluir, apela-se à participação nesta visita, cujo dia será informado oportunamente.
Palavra-chave: arte, Casa de Saúde de S. João de Deus, fratrimoniologia, Quinta do Mocho, museografia, museologia, museu ao ar livre, Telhal - Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário