sexta-feira, 8 de março de 2019

EM VISITA DE ESTUDO À BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL (BNP)


Img01 - D. Maria I criadora da BNP em 1796
Baixo relevo da autoria de Leopoldo de Almeida, junto ao pórtico da fachada principal

A Biblioteca Nacional de Portugal não é uma biblioteca normal, nem é apenas nacional de Portugal. Não é um arquivo, não é um museu e, no entanto, é um bem cultural classificado; abrangente, funcional e atrativo que serve, com o esmero que lhe é possível, as seguintes funções:

1-Biblioteca -
Enquanto conceito e prática, a biblioteca é um lugar onde se guardam, organizam, preservam, divulgam e se dá acesso, mormente à consulta de livros.
As coleções da BNP estão, grosso modo, organizadas em:
1- “fundo geral de livros”, 2-livros e documentos “reservados”; 3-“cartografia”; 4-“iconografia”; 5-“música”; 6-documentação para “deficientes visuais”.
A BNP tem feito um destacado esforço no sentido da digitalização e disponibilização das referências bibliográficas à distância, através de meios informáticos. Há uma parte significativa de documentos que já pode ser lida, de forma integral, em casa das pessoas.
Tudo parece indicar que o termo Biblioteca nos remete, grosso modo, para os documentos em formato de livro. Acontece que a BNP não se ocupa apenas destes suportes documentais.
Img13 – Escultura da portaria principal por Leopoldo Almeida

1.1… Nacional de Portugal:
A temática e o interesse da BNP não se restringem ao território geográfico de cerca de 90.000 km2. Mesmo sem termos em conta a extensão marítima. o conceito nacional ligado à BNP vai para lá do âmbito geográfico. No qualificativo de nacional cabe a informação relacionada com o espaço afetivo/sentimental de Portugal, mas também ligado a um espaço mais vasto, o da lusofonia. Assim, a documentação e informação tratada na BNP transcendem muito o quadro estrito do país. Nestes pontos de vista a BNP guarda, preserva, conserva, organiza, gere, divulga, difunde e comunica conteúdos biblioteconómicos e arquivísticos, físicos e imateriais, sobre Portugal e/ou com Portugal e a lusofonia relacionados.
1.2-Função de hemeroteca. A BNP adquire, preserva, restaura e disponibiliza milhares de publicações periódicas com informação histórica e recente.
1.3-Função de mapoteca. A BNP é também uma organização que guarda e gere mapas, cartas e plantas. Só a coleção de «mapas avulsos é constituída por cerca de 5.500 espécies […]»
IMG14 – Pintura no átrio principal, da autoria de Lino António. Reprodução de mapa, exercendo a função decorativa

1.4-Função de pinacoteca. A BNP preserva e gere coleções de quadros organizados em «[…] duas galerias, a Galeria dos Padres Oratorianos, proveniente de um dos conventos extintos em 1834 e a Galeria dos Directores, representando antigos directores da Biblioteca Nacional».
2.Função arquivística:
A BNP também preserva e gere fundos e peças que seriam mais pertinentes numa Organização arquivística, nomeadamente correspondências e séries documentais de personalidades relevantes da vida portuguesa. Por exemplo, manuscritos e desenhos do ilustre naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira também se encontram à responsabilidade da BNP. Devo ainda referir que a BNP preserva e gere cerca de 200 bens culturais de escritores e de outras atividades dos séculos XIX XX.
Inclui vários fundos e coleções de arquivos pessoais e de famílias, bem como alguns fundos arquivísticos relativos ao domínio público: central e local. Também do poder judicial, de notários; alguns bens documentais eclesiásticos, mormente das Ordens e outras instituições religiosas e económicas. Na totalidade a BNP preserva e gera cerca de 200 acervos arquivísticos. Aqui, apenas referimos uma minoria da nossa seleção, tais como, os acervos de: -
Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Jaime Cortesão, Vitorino Nemésio,  Rómulo de Carvalho, Fernando Namora, Sofia de Melo Breyner Andersen, José Saramago,Augusto Abelaira.

Img30 - Função de formação educativa em Braille – Dois funcionários da BNP sendo um cego e um visual apresentam o Serviço a um grupo da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão

3-Função museológica:
A BNP também funciona na área de museologia no duplo sentido em que gere espaços de exposição, incluindo um que já foi designado “museu” associado à documentação, ora destinado a exposições temporárias; bem como administra bens culturais numa certa ótica de museologia, a começar pelo edificado artístico, a estatuária, pintura, gravura, tapeçaria e baixos relevos esculturais.

Regularmente a BNP realiza exposições. Só para exemplo, na atualidade tem em exibição na sala de exposições, piso 3, de entrada livre (segunda a sexta 09h30 – 19h30 e sábados das 09h30 às 17h30) a exposição intitulada: «Em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães» e no Rés-do-chão encontra-se a expo`«D. Maria II e a Música no Seu Tempo».  A este propósito, diga-se de passagem, que a BNP faz visitas ao evento, relativo ao navegador Magalhães, sendo que a próxima ação guiada está marcada para o dia 21 de março, quinta-feira, 16h30, orientada pelo técnico Rui Loureiro. Carece de marcação que pode ser via telefónica.
Img25 - Função expo` temporária de temática cultural e educativa

Nota final:
Verificámos que as funções da BNP vão muito para lá do que a designação sucinta sugere. Temos, assim, que as Organizações da memória, da formação e do entretenimento ocupam-se de uma área central de atividade, no caso - biblioteca associada a livros. As razões de maior ou menor abrangência documental, como no caso da BNP, devem-se à sua história e às consequentes políticas culturais. Isto é, há decisões de incorporação e inventariação de obras documentais e artísticas que resultam da política dos ministérios e também dos responsáveis in loco. Vária documentação na BNP tanto poderia ser gerida por esta biblioteca, como por outras Organizações da memória e divulgação cultural. Por exemplo - arquivos públicos. O que importa é o produto e a finalidade: Boa gestão documental e bom serviço público.
Palavras-chave: arquivística, Biblioteca Nacional de Portugal, biblioteconomia, expografia

Txt e imagens - Alfredo R. Anciães
Referências documentais em linha acedidas em 08 março 2019:
-BNP et al. – “Em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães” http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=2&lang=pt

-BNP Tesouros et al. – “Cartografia” - http://purl.pt/369/1/cartografia.html

-BNP ; MEDIAWIKI et al “Lista de pinturas da Biblioteca Nacional” https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pinturas_da_Biblioteca_Nacional_de_Portugal


-CONCEITO .de et al – “Conceito de hemeroteca” https://conceito.de/hemeroteca

-OLIVEIRA, João Bosco Rodrigues “Hemeroteca” - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemeroteca

-REIS, Andreza – “E afinal de contas o que é a biblioteconomia?”- http://biblioo.info/o-que-e-biblioteconomia-2/


-SOARES, Clara Moura Soares; RODRIGUES, Rute Massano - "Resgatar a memória: A biblioteca Nacional na gestão e salvaguarda do património artístico dos conventos” - https://www.academia.edu/37438775/Clara_Moura_Soares_Rute_Massano_Rodrigues_2016_Resgatar_a_Memória_a_Biblioteca_Nacional_na_gestão_e_salvaguarda_do_Património_Artístico_dos_Conventos._Roteiro_da_Exposição_in_ARTisOn_3_Edição_Especial_pp._297-315

Sem comentários:

Enviar um comentário