segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PARA UM ESTUDO DA HERANÇA CULTURAL JOÃO DE DEUS

       Nesta abordagem trabalhamos sobre a seguinte temática numerada de 1 a 12. Eventualmente esta lista de itens poderia dar origem a colecções museológicas e biblioteconómicas.
Img1 Imóvel residência da Casa Museu João de Deus
1-Imóvel que serviu de residência a João de Deus. Especialmente o andar que acolheu amigos em torno da didática e pedagogia. Justamente a Rua João de Deus, nº 9, faz jus ao educador.
Img2 Rua de João de Deus - toponímia
A designação de Calçada Nova da Estrela foi substituída pelo “Edital municipal de 24/02/1897 passando a denominar-se Rua de João de Deus.
Img3 Casa Museu João de Deus -Portaria
Recorde-se que João de Deus falecera no ano transato (1896). Não demorou que a artéria mais percorrida por João de Deus levasse o seu nome e uma placa memorial sobre a portaria da sua Casa.
Img4 Busto de João de Deus
Img5 João de Deus In Memoriam

2-Imóvel de Interesse Público (IIP) assim classificado, incluindo os logradouros, a arte e as legendas de exterior …
Img6 Museu João de Deus Bibliográfico Pedagógico e Artístico
Img7 João de Deus - Logótipo da Associação
… bem como a estrutura e decoração interior adaptados às funções: culturais e de animação, especialmente nas áreas do ensino / aprendizagem, museologia, biblioteconomia e integração social, conforme é missão da Associação. Estes bens na Av. Álvares Cabral, números, 69, 69A e 69B servem de base à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para a educação e cultura relacionada com a Obra de João de Deus.
Img8 João de Deus - Escola Superior na Avenida Álvares Cabral - Lisboa 
       O edificado conta com espaços múltiplos, albergando um museu, uma biblioteca, um arquivo, uma escola superior de educação e jardins-escolas. A autoria do projeto inicial na Avenida Álvares Cabral, data de 1913. O projeto do imóvel é da autoria do arquiteto Raul Lino.
--- ------- ------------
       Saber mais: Raúl Lino nasce em Lisboa, 1879 e morre na mesma cidade, em 1974. Lino tem no seu curriculum um "Prémio Valmor de Arquitectura" e um "Prémio José de Figueiredo", entre outros. O projecto da Casa dos Patudos, 1905 Alpiarça, atual museu, que foi residência de José Relvas e a Casa Quinta da Comenda, 1903 (Obs. Para não confundir, esta Casa é a da Arrábida e não a homónima de São Pedro do Sul).

Em cerca de 70 anos de atividade Raúl Lino produz mais de 700 obras. Deixa-nos uma marca especial, associando a tradição com a modernidade. 

3- Correspondência e objectos pessoais de João de Deus e João de Deus Ramos (filho do primeiro). Importante espólio que retrata as pessoas denominadas “... de Deus” e respetiva obra.

4- Bustos, pinturas, desenhos .Tipologias de artes relacionadas com a Obra e acervos culturais.

5- “Métodos de Iniciação à Leitura e ao Cálculo”. Suportes emblemáticos da Obra. A partir de 1877, difunde-se o "método João de Deus" e em 1882, o Parlamento decreta o uso da Cartilha Maternal nas escolas. A obrigatoriedade seria mantida até 1903. Esta Cartilha foi precursora entre várias outras, e até aos finais dos anos 1930 um dos livros com maior tiragem em Portugal e no Brasil.

6- Manuscritos e informação de Teixeira de Queiroz, sogro de João de Barros, outro importante pedagogo a nível nacional (séc. XIX-XX).

7- “Cartas enviadas a João de Barros”, genro de Teixeira de Queiroz, nascido na Figueira da Foz, 1881 - Lisboa, 1960) (+79 anos). Tratando-se de outro poeta pedagogo a Associação de Jardins-Escola João de Deus (AJD) incorpora as referidas cartas nos seus bens culturais.

8- Obras e referências de Ladislau Patrício, médico, humanista e escritor (Guarda, 1883 - 1967 (84 anos).

9- “Grande colecção de Jornais e Publicações Periódicas” que permitem uma análise abrangente da Associação João de Deus e o contexto em que se desenvolve.

10-Correspondência  c/ Maria Amália Vaz de Carvallho  (MAVC). Nasceu em Lisboa, 1847 e faleceu na mesma cidade em 1921. Autora polígrafa, poetisa, activista feminina, autora de crónicas e de crítica literária.
Img9 Palácio de Pintéus onde MAVC escreveu o seu primeiro livro – “Uma Primavera de Mulher”
Mulher de ética e educação. Estudiosa, defensora e valorizadora do papel da mulher. Foi inclusive a primeira mulher a ingressar na Academia Real das Ciências de Lisboa. 
Img10 Palácio de Pintéus onde MAVC passava férias e escrevia
MAVC escreve o seu primeiro livro “Uma Primavera de Mulher,  1867”, no palácio de família em Pintéus – Santo Antão do Tojal; em 1880 “Mulheres e creanças;Cartas a Luísa”,  1886, entre outras obras. Em 1933 – o nome da antiga Escola D. Maria Pia (actual Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho para o ensino feminino, onde se realizaram os primeiros cursos de lavores, de tipografia, comércio e telegrafia) é  alterado para a designação que contempla o nome de Maria Amália.
Img11 Palácio de Pintéus - Santo Antão do Tojal
Em 1993, o município de Loures criou e atribuiu o "Prémio Maria Amália Vaz Carvalho", nas áreas da “Educação e Sociedade”. Este prémio continua a ser atribuído.
 

11-Gonçalves Crespo. Embora não pareça, à primeira vista, haver grande referência à obra de G. Crespo na Casa João de Deus, incluímo-lo neste estudo de bens culturais de memórias e coleções por ter sido marido de Maria Amália durante 9 anos. Estando MAVC bem representada na Casa Museu João de Deus e com quem o próprio João de Deus colaborou, a temática nº 11 não será despicienda.

--- ------- ------------
       Saber mais: . Gonçalve Crespo nasce em 1846 nas proximidades do Rio de Janeiro, morre em Lisboa, 1883 (37 anos). Cônjuge de MAVC; jurista e poeta de influência parnasiana. Tudo parece indicar que G. Crespo participou nas tertúlias intelectuais da época, sendo as memórias acarinhadas pelo Museu e Biblioteca da Associação Jardins-Escola João de Deus.
       Crespo foi correspondente da Academia Real das Ciências e redator do Diário das Câmaras e Jornal Commercio de Lisboa, entre várias outras funções. Considerado brasileiro no Brasil e Português em Portugal, Crespo foi uma figura notável. Como escritor enquadra-se nas estéticas realista, parnasiana – naturalista. Contudo e por vezes, comuta com a estética romântica. Sente a saudade do Brasil, da sua mãe e das suas gentes, manifestando esses sentimentos na poesia.
Na política foi deputado pela Índia e trabalhou no Diário da Câmara dos Pares. Infelizmente vem a falecer prematuramente aos 37 anos vítima de tuberculose.  
--- ------- ------------
       12-Métodos de Iniciação à Leitura e ao Cálculo”. Esta temática conterá os autores de métodos antecessores a João de Deus e, quanto possível, os métodos até à actualidade.

Palavras-chave: Associação de Jardins-Escolas João de Deus, Gonçalves Crespo, João de Deus, Maria Amália Vaz de Carvalho, Museu João de Deus Bibliográfico Pedagógico e Artístico

 

Créditos imagens: 1 a 3; 6 a 11 AA Alfredo Anciães; 4 a 5 Elizabeth Sá

Referências consultadas e reacedidas em 25.02.2019:


-AZEVEDO, Sanzio de - Parnasianismo na poesia brasileira -- https://pt.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo 



-CML et all – “Edifício do Jardim-Escola João de Deus” - http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/edificio-do-jardim-escola-joao-de-deus


-CML et al. - “Toponímia de Lisboa: A Estrelinha da calçada” --  https://toponimialisboa.wordpress.com/2013/12/09/a-estrelinha-da-calcada/ 


-FILHO, Francisco da Rocha - “Gonçalves Crespo, poeta de além-mar” -- http://www.poeteiro.com/2018/05/goncalves-crespo-poeta-de-alem-mar.html


-GIL, Fernanda - “Palácio da Comenda - Quinta da Comenda, Arrábida” -- https://www.youtube.com/watch?v=U3pSVLzKvIo


-GOMES, Nádia Carina da Conceição - “Casa dos Patudos” - https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_dos_Patudos  


-LOUAIZA, Benito Almaguer Luaiza -  “Origem da Didáctica” -https://www.monografias.com/pt/trabalhos3/pedagogia-e-didatica/pedagogia-e-didatica2.shtml )

-PORTUGAL: Património Cultural et alClassificação de Bens Imóveis e fixação de ZEP -- http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/classificacao-de-bens-imoveis-e-fixacao-de-zep/

-SOURIAU, Maurice – “Histoire du Parnasse”  --  https://pt.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo

-UOL Educação et al – Gonçalves Crespo poeta brasileiro https://educacao.uol.com.br/biografias/goncalves-crespo.htm?cmpid=copiaecola 

-WIKIPÉDIA Foundation [PT] at al ROLDÃO, Helena et al – “Maria Amália Vaz de Carvalho” - https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Amália_Vaz_de_Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário