quinta-feira, 5 de abril de 2018

Linda-A-Pastora: ADAPTAÇÃO DE UMA VARIANTE DA LENDA


«Namorei-me do sítio por modo, que ali passei o Verão todo: e dali fiz deliciosas excursões pelas vizinhanças […]. Foi neste próprio e apropriado sítio que a srª Francisca, lavadeira bem conhecida do lugar, me deu a última […]. Em outras partes do reino traz ele o título de Pastorinha; aqui era justo e natural que se lhe desse o de Linda-a-Pastora, que assentei conservar-lhe. […] O fundo é de uma verdadeira pastorela do género provençal […] Tem muitas variantes […]»: (Almeida Garret)

Aqui vai uma.

«LINDA-A-PASTORA»

–«Linda pastorinha, que fazeis aqui?»

–«Procuro o meu gado que por aqui perdi.»

–«Tão gentil senhora a guardar o gado!»

–«Senhor, já nascemos para esse fado.»

–«Por estas montanhas em tão grande p’rigo! Diga-me, ó menina, se quer vir comigo.»

–«Um senhor tão guapo dar tão mau conselho. Querer que se perca o gado alheio!»

–«Não tenha esse medo que o gado se perca. Por aqui passarmos uma hora de sesta.»

–«Tal razão como essa não na ouvirei, Já dirão meus amos que de mais tardei.»

–«Diga-lhe, menina, que se demorou com esta nuvem d’água que tudo molhou.»

–«Falarei verdade, que mentir não sei: À volta do gado eu me descudei.» –«Pastorinha, escute, que oiço balar gado...»

– «Serão as ovelhas que me tem faltado.»

–«Eu lhas vou buscar já muito depressa, Mas que me espedace por essa charneca.»

–«Ai como vai grave de meias de seda! Olhe não as rompa por essa resteva.»

–«Meias e sapatos, tudo romperei. Só por lhe dar gosto, minha alma, meu bem.»

–«Ei-lo aqui vem; é todo o meu gado.» – «Meu destino foi ser vosso criado.»

–«Senhor, vá-se embora, não me dê mais pena, Que há-de vir meu amo trazer-me a merenda.»

–«Se vier seu amo, venha muito embora; Diremos, menina, que cheguei agora.»

–«Senhor, vá-se, vá-se, não me dê tormento: Já não quero vê-lo nem em pensamento.»

–«Pois adeus, ingrata da Linda-a-Pastora! Fica-te, eu me vou pela serra fora.»

–«Venha cá, senhor, torne atrás correndo... Que amor é cego, já está rendendo.»

«Sentaram-se à sombra... tudo estava ardendo... »

«Quando elas não querem, então ‘stão querendo.»

 Palavras-chave: estória, geoestória, lenda, Linda-A-Pastora

Fontes:

Recolha -GARRET, Almeida – Romanceiro (III). Lisboa: Imp. Nacional, 1851 “Linda -A-Pastora”, cap. XXXII; também disponível em - https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1829280/mod_resource/content/1/Romanceiro_Garrett.pdf acedidos em 04.04.2018 )

Sem comentários:

Enviar um comentário