quarta-feira, 7 de março de 2018

500 ANOS DAS REFORMAS MAIS ABRANGENTES DO PLANETA







https://www.correios.com.br/para-voce/noticias/lutero.jpgA Reforma Protestante e da Igreja Católica (pós Concílio de Trento) têm como pano de fundo a evolução da consciência crítica, onde o teocentrismo da Idade Média vai esmorecendo e dando lugar a um tipo de Homem moderno, ao geocentrismo, aos resultados das ciências, das técnicas e dos contactos com outros povos, outras geografias.

Em nosso entender, também as cruzadas contribuíram para uma mudança de consciência ao contactarem com outras geografias e ao abrirem espaços ao comércio.

Os Príncipes germânicos e europeus viajados e em contacto com o classicismo do mundo grego-romano, redescobriram ecos nos arquivos antigos (Cf. ANCIÃES, Alfredo in http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/08/89-d-o-nome-da-rosa-aos-padroes-de.html ) cujos saberes contribuíram para questionar e relacionar outros saberes, outros modos de conduzir as vivências do Homem moderno.

Acrescem razões:

-Do reforço económico e troca de produtos das viagens abrindo novos caminhos e fluxos de pensamentos;

-A difusão monetária na Europa do Renascimento e dos Descobrimentos que fazem do século XV e XVI o desabrochar de uma nova Era de intercâmbios;

-Os senhores, os almocreves e os comerciantes começam a explorar mundos, questionar coisas, a ficar espantados com o que veem. Constatam que a realidade é diversa e diferente da que até então percepcionavam no mundo de influência feudal e teocrática;

-As explorações marítimas, as trocas e os negócios, a ciência e a técnica, são um modo de relativizar e questionar;

-Lutero, monge, acumula as funções de professor. Tem contacto com os Príncipes germânicos, gera interinfluências e apoios quando o Papa solicita dinheiro em troca da salvação. Além disso, Lutero seria detentor de informações e cultura do tipo de sociedade rosa-cruciana. É de notar que Lutero é representado com o símbolo de uma rosa e uma cruz no interior. Será que Lutero tinha conhecimento desta filosofia religiosa que tivera início através de um seu conterrâneo germânico, nomeadamente com Christian Rosenkreuz, algumas décadas anteriores à Reforma? Confrontar a este propósito o sítio seguinte:  https://super.abril.com.br/cultura/rosacruz-guardiaes-do-saber-oculto/ consultado em 06.03.2018.  

Entretanto iniciamos aqui uma mostra filatélica (estrangeira; bem gostaríamos que também fosse portuguesa, pelo menos parte dela é lusófona) acerca dos 500 anos de Reformas que mudaram substancialmente mais de meio mundo. É estranho ou propositadamente redutor esta efeméride das mais significativas ser quase desconhecida em Portugal.

Não fazemos juízos públicos sobre a quem se deve esta lacuna na cultura portuguesa. Foi, provavelmente, por causa destas lacunas, propositadamente ou não, que Portugal andou séculos arredado dos progressos mundiais, quer do ponto de vista da economia, quer da cultura. Não permitamos, pois, ficar para traz, quando temos razões e potenciais de caminhar juntos com os mais ousados. Depois desta nota de contexto aqui vai uma das marcas atuais que refletem a Reforma:

«Selo marca os 500 anos da Reforma Luterana [in https://www.correios.com.br/para-voce/noticias/selo-marca-os-500-anos-da-reforma-luterana ] / Brasília, 13/4/2017 - Em comemoração aos 500 anos do movimento protestante, os Correios do Brasil e da Alemanha lançam, simultaneamente, selo com o retrato do precursor da Reforma Luterana, Martinho Lutero. No Brasil, o selo entra em circulação nesta quinta-feira (13) simultaneamente em três cidades brasileiras: Cuiabá, Curitiba e Porto Velho. No dia 19 de abril, o lançamento será realizado em Porto Alegre e no dia 26, na cidade paranaense de Cândido Rondon. A embaixada da Alemanha em Brasília, celebra a emissão conjunta no dia 19 de maio. / Na Alemanha, o selo entra em circulação em todo o país também nesta quinta-feira.»

https://www.correios.com.br/para-voce/noticias/lutero.jpg

«Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, a peça filatélica tem a mesma imagem para as duas edições e será diferente apenas no idioma. / Sobre o selo: - Criado pela artista alemã Antonia Graschberger, o selo traz um retrato bastante conhecido de Martinho Lutero. Padre e professor de Teologia, Lutero, por meio de 95 teses, tornou popular o movimento da Reforma, que nos seus desdobramentos mudou o cenário religioso político da Europa e, por consequência, do mundo. / Com valor facial de R$ 4,15, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço https://www.correios.com.br/correios-online . »

Palavras-chave: 5 séculos, catolicismo, efeméride, protestantismo, reforma

Sem comentários:

Enviar um comentário