Fundação Portuguesa das Comunicações / Museu e CDI
Recolher, trabalhar, preservar e expor memórias e patrimónios, envolve método, estudo, sensibilidade e conhecimentos de vária natureza. A abordagem sistémica seguinte pode ser um auxiliar, quiçá um começo de organização.
Ponto 0 (zero). O ambiente, as oportunidades e as ameaças.
Os Governos, as nacionalizações, as privatizações e consequências sobre os
Patrimónios.
1.O informal: cultura informal das Organizações, imagem nas
memórias dos públicos, confiança no desenvolvimento dos projetos, imagem dos
responsáveis e outros colaboradores.
2.A relação com o
institucional. Ministérios, Direções, Institutos, normalização, regulação,
Poder local, sistemas de ensino formal e informal.
3.Estratégia Administração Gestão Produção:
Estratégia e Administração:
conhecimentos da envolvência. Ideia sobre a missão/visão/finalidades (cf. ponto
6. extrapolando …).
Formas de alcançar os
objetivos. Calendarização dos projetos e ações. Recursos humanos e
coordenação de projetos.
Reflexão e adaptação da missão,
finalidades/visão; planos, projetos, objetivos; pontos de controlo e repartição
de recursos.
Formação em: museologia /
patrimónios, estudo dos paradigmas museais; cidadania, gestão, relações
públicas, marketing e comunicação.
Produção de:
documentação, exposições e serviços.
4.Equipamentos e espaços adequados.
5.Conhecimento dos Patrimónios com valor social/comunitário para serem
fruídos sob quaisquer dos pontos de vista: científico, técnico, económico, documental,
artístico, ambiental, lazer e comunicação.
6.Fratrimónios: Bens /
valores sociais, usados ou consumidos no nosso tempo, nossa comunidade ou com
as quais nos relacionamos, lembrando o bodo e o ágape (cf. Joaquim de Fiori, Agostinho
da Silva, Natália Correia, Papa Francisco, Mário Chagas et al.); bem como a participação nos e com grupos musicais, teatro,
folclore e outras associações de carácter económico, cultural e social.
Massamá
– Festas populares
Extrapolando para o caso da FPC - Fundação Portuguesa das
Comunicações / Museu e Centro de Documentação e Informação apresento os quadros
referentes à “missão e visão”.
(quadro / imagem, gentileza da Fundação Portuguesa das
Comunicações)
As finalidades apontam para a razão fundamental da existência da Fundação / Museu, conforme expresso no excerto infra:
«Pretende-se que a Fundação [em que se insere o Museu das Comunicações,
ex Museu dos CTT] constitua uma tribuna de reflexão sobre o papel e o impacto
das Comunicações Portuguesas.
A Fundação deverá, ainda, contribuir para a construção de uma Imagem
Global das Comunicações. Promovendo a sua identificação como componente
fundamental do tecido económico social e cultural nacional e internacional» (a)
………
(a)
Anexo ao DE000293CI, Nº 293, de 25.05.1993 e entrada em vigor 01.06.93,
documentação da Fundação das Comunicações, com a colaboração de Drª Maria da
Graça Ennes e Drª Maria João Vasconcelos. Cf. Ainda ANCIÃES, 1992-1994, ob cit,
p.16 e Anexo I, p.2.7
Os
quadros/imagens seguintes são gentileza da FPC.
7. Salvaguarda. Ações de
proteção no terreno / locais de utilização ou guarda; proteção jurídica/legislativa
e para-musealização.
8.Conservação preventiva e restauro. Projetos dos edifícios
adequados às funções de guarda, acomodação e movimentação dos patrimónios.
9.Documentação Informação e Comunicação. A Comunicação está no final da abordagem
sistémica. Não significa que seja menos importante do que os outros pontos. Ela
é essencial. Sem a comunicação/divulgação todos os números supra citados ficariam
sem o interesse social. Os valores culturais e económicos devem ser comunicados
a toda a Sociedade envolvente para que a mesma possa, caso queira, participar.
Com base nos pressupostos apresento
a FPC como caso de estudo de ações viradas para os públicos e para as
populações. A FPC com os seus Recursos têm levado o Museu aos Bairros, onde se relacionam
com as populações e com os patrimónios; trazem os Bairros ao Museu; apostam na
ótica das novas museologias e na gestão pró cidadania.
Tags: Fundação Portuguesa das Comunicações, gestão, memória, Museologia Social, Museu das Comunicações, Nova Museologia
…………………..
Fontes:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Fundação das Comunicações/Museu: Subsídios para Uma Abordagem Sistémica e Definição de Projectos. Âmbito: pós.grad. em Museologia Social do Instituto Superior de Matemáticas e Gestão. Lisboa: ISMAG – ULHT, 1992-1994
------------ Estudo, sugestões e Relatório de Estágio nos Sub-núcleos de Documentação do Património Museológico de Telecomunicações.- Lisboa: CDI-CTT; FPC, 1992-1993
---------------FPC Fundação Portuguesa das Comunicações. Museu das Comunicações, et al -Desdobrável institucional, s.d. disponível na FPC em 2016-2017 …
---------------Gestão de Memórias e Bens Museais. Caso de Estudo http://cumpriraterra.blogspot.pt/2017/02/125-gestao-das-memorias-recursos.html
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