terça-feira, 2 de agosto de 2016

88.MUSEOLOGIA EM ACÇÃO (Tradicional Nova e Social)

Com esta capicua interrogo(me). Os Museus e a Museologia são para Gente Velha?
Museologia é uma receita para o conhecimento e a prática da cidadania.
“Jovem, os Teus Pensamentos

São o Teu Jardim

Se pudesse dar-te um conselho,

Jovem [de qualquer idade]que me lês,

Esse seria o estímulo,

A proveitosa lição

De muita experiência

Que procuraria transmitir-te.” […]

(«Viagens no Meu Jardim» / Augusto de Castro)

 Museus clássicos e territórios ecomusealizados:

O que entendo como Museologia Social  (*) em Acção?
É uma teoria, uma ferramenta e uma prática. Convive com os valores da cidadania e da participação das populações. É ciência porque de ciências múltiplas se serve; também de artes e letras. Museologia Social em Acção é como um plasma, composto de conhecimentos vários. Destina-se aos mais e aos menos jovens. Não tem limites em termos de idades.

A mente precisa de ocupação;

Como o corpo necessita de acção.
A Museologia tem-se revelado como uma das formas de inclusão social, de interpretação e também de gestão dos acervos de interesse comum: quer sejam materiais ou imateriais;
Os museus tradicionais com suas administrações, não foram, e não são, instituições inteiramente inócuas. Serviram, e servem, objectivos dos seus criadores, instituidores e financiadores. A Museologia Social em Acção, de cidadania e participação desenvolve vontades e conhecimentos. Pode ajudar os museus, quer os tradicionais instalados entre paredes, quer os de território (ecomuseus, museus de sítio, de aldeia, de município) a prosseguir fins sociais e comunitários.
No século XX assistimos à expansão do número de museus, ecomuseus, bibliotecas, arquivos, centros de interpretação, de documentação e informação; parques, jardins e demais equipamentos públicos, mormente de carácter local.
A Museologia Social em Acção funciona como um chapéu agregador: de vontades, meios e equipamentos. Os conhecimentos desta disciplina habilitarão para práticas sociais participadas, desenvolvendo capacidades de gestão, relação, saberes e saberes-fazeres. Incentiva desafios e vontades para os vencer. 
……………………………….

(*) Título aqui recriado a partir dos pensamentos de «Museologia Social» surgidos após as últimas décadas do século XX, onde destaco: Alfredo Tinoco, André Desvallées, António Nabais, César Lopes,  Fernando Moreira, François Mairesse, Georges Henri Rivière, Henrique Gouveia, Graça Filipe, Hugues de Varine, Manuel Antunes, Maria Célia Santos, Mário Chagas, Mário Moutinho, et al.

Outras fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Fundação das Comunicações/Museu: Subsídios para uma Abordagem Sistémica e Definição de Projectos. Lisboa: ISMAG – Instituto Superior de Matemáticas e Gestão / U. Lusófona, 1993; 88pp ; ------- Subsídios para uma Prática Museológica: Da Incorporação à Exposição. Lisboa: ISMAG - Instituto Superior de Matemáticas e Gestão / U. Lusófona, 1993; 132 pp. 

-ANTUNES, Manuel de Azevedo – “Pelos Caminhos da Museologia em Portugal“. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Número Especial, p. 142-156, out. 2015.

Em linha –

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Museus Arquivos Bibliotecas: Produtores Gestores de Informação e Documentação http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/06/77-museus-arquivos-bibliotecas.html   ------- Para uma museografia com objectos descartáveis. Cadernos de Sociomuseologia nº 08 (1996): Actas V Encontro Nacional Museologia e Autarquias CM Lisboa http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1789

-DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François; Graça Filipe / ICOM et al - Conceitos-chave de Museologia  http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Conceitos-ChavedeMuseologia_pt.pdf

-INFOGLOBO Comunicação e Participações S.A - Celebridades gravam áudio-guias para museus e pontos turísticos http://oglobo.globo.com/boa-viagem/celebridades-gravam-audio-guias-para-museus-pontos-turisticos-15202563

-SANTOS, Cláudio  Museologia Social: a Formação de um Conceito http://ensaiosmuseologicos.blogspot.pt/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html
-UNESCO, et al – Sobre o papel dos Museus […] Mesa Redonda de Santiago do Chile. Santiago do Chile, 1972 https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=mesa+redonda+de+santiago+do+chile+1972

5 comentários:

  1. Afredo Anciães

    Quem gosta e pratica cultura, a museologia é muito importante, para se poder rever o passado e nos admirarmos com o poder do homem. Ao mesmo tempo pode estimular mentes a prosseguir na construção de uma mundo cada vez melhor. Como disse alguém: "se não for para nós, é para os netos".
    Abraços de amizade.

    ResponderEliminar
  2. Afredo Anciães

    Quem gosta e pratica cultura, a museologia é muito importante, para se poder rever o passado e nos admirarmos com o poder do homem. Ao mesmo tempo pode estimular mentes a prosseguir na construção de uma mundo cada vez melhor. Como disse alguém: "se não for para nós, é para os netos".
    Abraços de amizade.

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo Daniel na tua qualidade de escritor e editor em Filatelia tens praticado, de algum modo, a Museologia. Sendo esta disciplina uma ciência de ciências, artes e letras, permite várias colaborações. A Filatelia, p. ex. ligada ao Museu das Comunicações pode ser uma outra forma de intervenção.

    ResponderEliminar
  4. Comentários
    Carla Miguéns
    Carla Miguéns Não! São, entre outros, para "almas românticas"!
    Não gosto · Responder · 1 · 4 h
    Alfredo Anciães
    Alfredo Anciães ROMÂNTICAS de preferência. É para todos. Numa BOA Exposição todos podemos aprender e Duma inteligente COOPERAÇÃO todos podemos fruir, Em democracia não importa tanto o perfil social, económico e psicológico. Todos podemos aprender e participar.

    ResponderEliminar
  5. Alfredo Anciães

    OS MUSEUS SÃO PARA AS ALMAS ROMÂNTICAS CONFORME DIZ A PROF. CARLA MIGUÉNS ?
    Sim, são para os que estão apaixonados pela vida.
    Em Democracia os museus são ou deveriam ser para TODOS.
    Numa BOA exposição, todos podemos aprender e duma inteligente COOPERAÇÃO todos podemos fruir.
    Não importa o perfil social, económico e psicológico. Todos temos ou deveríamos ter o direito de participar nos museus locais de interesse social e comunitário.
    Os museus trazem vantagens sobre os que não estão apaixonados e sobre os que não gostam de projectos/acções e exposições.

    ResponderEliminar