quarta-feira, 24 de agosto de 2016

90.MUSEUS MUSEION MUSAS E EPOPEIAS EM UM CONTEXTO

Do Mundo Antigo/Clássico - tempo das deusas/musas, de onde deriva o termo museu, aos gabinetes de curiosidades dos príncipes, senhores e burgueses da Renascença.

Filósofos, poetas, reis, cidadãos da polis, aqueles que procuravam saber, inspiração e proteção eram os públicos dos templos das musas.

Curioso que estas deusas são-no no feminino. O templo das musas ou museion  era, de certo modo, uma instituição representativa da beleza, da sageza (aliança da virtude com a sabedoria) e da inspiração.

Em relação a este saber, inspiração e formação: Se calhar faz falta, novamente, uma visão paideia aliada ao ensino/educação e aos novos museus, com destaque para os sociais e comunitários; se calhar precisamos de um novo Renascimento, sob o ponto de vista cultural: na filosofia, nas artes, nas letras e nas ciências.

A literatura do tempo dos templos e das musas era, geralmente, em forma de poesia, talvez por ser mais delicada e sonora, servia para revelar a beleza das artes: poéticas, escultóricas, pictóricas, musicais …

E em relação aos dotes musicais dizem algumas fontes e a tradição que eram as próprias musas que cantavam, não só o passado, também o presente; e, sobremaneira cantavam o futuro.

A poesia inspirada tem a função de síntese, para lá do destaque emotivo, glorioso e histórico de um povo, uma comunidade. (cf. a este preceito o poema e obra de Pedro da Silveira  em: Anciães, 2016, pp79-80 e/ou Inspirações dos Açores -  http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/06/72inspiracoes-dos-acores.html , postado por Alfredo Ramos Anciães em 19 abril 2016 às 22:00 )

Já no tempo das musas se escrevia em prosa. Também esta contém inspiração mas trata-se de um género literário mais descritivo, tantas vezes carregado de fontes e notas explicativas, que a sonora, inspirada e eloquente poesia dispensa.

Poesia que também continua a ter a função musical, termo igualmente relacionado com musa, museion.

Desse tempo dos templos das musas inspiradoras temos, como acima referi, a paideia antiga: que versa sobre a formação do cidadão livre, nomeadamente, através da: 1-Ginástica, 2-Gramática, 3-Rectórica, 4-Música (ainda a música: musa, museion!), 5-Matemática, 6-Geografia, 7-História Natural; e a disciplina aqui citada em último, mas não a menos importante, a 8-A Filosofia.

Na paideia/humanitas da Renascença/Idade Moderna: a formação do cidadão era designada em latim:

a)Trivum literário: nomeadamente com as disciplinas de: 1-Literatura, 2-Rectórica e 3-Dialéctica; e por:

b)Quadrivium com as seguintes matérias: 1-Matemática, 2-Geografia, 3-História Natural  -  e ainda, a importante a amiga do saber, ou seja a  -  4-Filosofia.

Junto anexo imagens e legendas das musas do museion, representadas na sequência que nos aparecem no Palácio Achilleion na Ilha grega jónica de Corfu.


01 Clio. Musa da História. Está representada com um livro (rolo) e uma trombeta, remetendo para a significação de anunciação/proclamação aos feitos relevantes dos heróis e povos inspirados.


02 Euterpe. Musa da Música. Aparece representada com uma flauta dupla para proporcionar prazeres, mas pode também aparecer com outro instrumento musical.
03 Melpomene. Musa da Tragédia. Aparece representada com uma máscara trágica.


04 Erato. Musa da Poesia Romântica. A designação vem do grego «Eratō; "a Amável».  Aparece representada com os hinos do amor e com uma coroa de rosas na cabeça.



05 Terpsícore. Musa da Dança.Aparece representada com uma lira para seu deleite e, sobretudo, dos doze deuses do Olimpo.

06 Urânia. Musa da Astronomia e da Astrologia. Representada com um globo e, por vezes, também com um compasso.


07 Tália. Musa da Comédia. A parece representada com uma coroa de era na cabeça e/ou com um livro (rolo).


08 Polímnia. Musa dos Hinos Poéticos e Sagrados. Do grego Polýmnia; musa dos "muitos hinos". Também considerada a musa da geometria, da agricultura e da meditação. Daí o seu semblante pensativo. Representada com uma túnica e um véu. Pode também aparecer com ferramentas agrícolas e com com um ramo de videira.


09 Calíope. Musa da Poesia Épica, Heroica, da Ciência e da Eloquência. O significado de Calíope vem do grego kal ou kalos “belo” e  óps “voz” (voz bela, cantada com eloquência). Aqui repesentada em último lugar (“os últimos são os primeiros”, alguém disse). Na realidade é considerada a primeira das nove musas do museion. Aparece representada por uma bela donzela com coroa de louros e grinaldas. Também aparece com livro ou livros (em forma de rolo, ou mesmo de livro – após a Renascença), geralmente a Ilíada, a Odisseia e a Eneida.



A respeito de Calíope na Epopeia de Portugal, veja-se a consideração, como que de uma fé se tratasse, da parte do nosso épico Camões, pela musa da ciência e da eloquência; quando a inspiração, a memória e o saber lhe faltavam no decurso da escrita dos Lusíadas.

«E agora,

Calíope,

Ensinam-me

O que Vasco da Gama,

Contou ao rei de Melinde;

Inspira o canto poético divino

A este peito mortal que tanto te ama.

Bem como Apolo, inventor da Medicina,

Teu amante, não te troque por outras ninfas,

Como é de costume.»

(Adaptação para a língua lusa actual, canto III, 1ª estrofe)

......................................................................
Nota: Imagens das musas que se encontram no Palácio Achilleion na Ilha grega jónica de Corfu in https://pt.wikipedia.org/wiki/Musa

Sem comentários:

Enviar um comentário