quarta-feira, 1 de julho de 2020

JULHO MEMÓRIAS E COMEMORAÇÕES

     

      No mês de Julho destacamos o dia 1 e a primeira semana como data evocativa dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Com efeito faz este ano, meio século (01.07.1970) em que o Papa Paulo VI recebeu os líderes dos movimentos de independência. É, portanto, um jubileu (1970-2020), em se reforça o élan para as independências. Paulo VI, atento aos ventos da História e à promoção das populações recebe, no Vaticano, os representantes dos movimentos para a independência. O acto simbólico foi selado com a oferta de uma cópia da “Encíclica Populorum Progressio (progresso e desenvolvimento dos povos).
Este evento deveria ter mexido com as consciências dos líderes portugueses, mormente António de Oliveira Salazar e Américo Tomás. Nesta altura poder-se-ía ter negociado com pertinência e substância a transição dos poderes para a independência a todas as pessoas nascidas ou que vivessem há mais de meia dúzia de anos nos Territórios e se mostrassem bons cidadãos. A História teria sido diferente. A guerra teria acabado, bem antes de 1974.
Reconhecemos, no entanto, que o esforço de Portugal foi grande durante os anos de guerra. Foi neste período que mais se desenvolveram os territórios, na difusão da língua e na cultura mútua.
Após a segunda Guerra Mundial a tendência da História quanto aos territórios colonizados foi a de devolver às populações locais o destino político como independentes. Portugal deveria ter-se aproximado desse conceito. Muitas vidas e ressentimentos teriam sido poupados.
Julho é também o mês e centenário de -
-Amália Rodrigues; bem como os dias comemorativos:
-da Vacina BCG e do Cooperativismo, 01
-Hospital, 02
-São Tomé, Apóstolo, 03
-Internacional das Cooperativas, 04
-Independência dos EUA, 04
-Mulheres na Marinha, 07
-Mundial da População, 11
-Mundial do Cantor, 13
-Mundial da Liberdade de Pensamento, 14
-Mundial da Proteção das Florestas, 17
-Mundial da Caridade, 19
-Mundial dos Avós, 26
-Mundial da Conservação da Natureza, 28
Palavras-chave: Colónias, Encíclica Populorum Progressio, Independência, Jubileu, Julho, PALOP
 







Fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos - “E Criou-se Um Hino no Mar Alto” https://cumpriraterra.blogspot.com/2015/10/54-viagens-pelos-espacos-lusofonos.html

-SOL Semanário et al “Efemérides de 1 de julho de 2020 https://sol.sapo.pt/artigo/701531/efemerides-de-1-de-julho-de-2020

-BELINCANTA, Rafael; Vaticano – “O Papel Fundamental do Papa Paulo VI nas Independências da CPLP  https://www.dw.com/pt-002/o-papel-fundamental-do-papa-paulo-vi-nas-independ%C3%AAncias/a-18305399

-CALENDARR et al - “Calendário de Julho de 2020” https://www.calendarr.com/portugal/calendario-julho-2020/

 

Imagens: Arquivo pessoal AA em Moçambique: Tete, Maputo, Arquipélago de Bazaruto e África do Sul: Kruger Park

Sem comentários:

Enviar um comentário