sábado, 21 de setembro de 2013

CARNIDE EM FESTA

No mês de setembro decorrem as solenidades, festa e feira de Nossa Senhora da Luz. Durante quase um mês há barraquinhas com farturas, petiscos, artesanato e peças utilitárias para casa e jardim. Para lá destes atrativos há, para o aconchego do corpo e da alma, cerca de 20 restaurantes na zona histórica e proximidades.
 
Para deleite do espírito e do conhecimento, Carnide tem cerca de 40 bens classificados ou em vias de classificação de interesse municipal, para lá da Igreja de Nossa Senhora da Luz e das marcas da sepultura da infanta d. Maria (bens de interesse nacional). 
 
Esta infanta e 6ª duquesa de Viseu, filha de d. Manuel I,  foi considerada a mais bela da Europa de então (Séc.XVI/XVII). Camões cantou a paixão e as desilusões do amor platónico com a infanta em sonetos e redondilhas. A história amorosa liga-se, pois, a Carnide, onde d. Maria repousa. O poeta dos Lusíadas terá frequentado Carnide para, à distância, apreciar a beleza do amor proibido quando d. Maria vinha verificar as obras da Luz.
 
Descendo ao Metropolitano e envolvência, as duas Estações oferecem-nos a beleza de centenas de expressões plásticas de José de Guimarães (Estação de "Carnide") e Manuel Cargaleiro (Estação do "Colégio Militar/Luz"). As temáticas são, grosso-modo, relacionadas com a "carne, tentação, luz" e cultura.
 
Quem quiser adquirir e enviar, por via postal, uma lembrança para memória, encontrará em Carnide a Estação Postal do Colombo (no Centro Comercial) e os Postos de Correio: um no Bairro da Quinta da Luz, outro na Rua da Fonte/Largo da Praça e outro ainda no Centro Cultural de Carnide, Bairro Padre Cruz.
 
A história de Carnide/Luz, inspira-nos os dois versículos seguintes do profeta Isaías: “[…] Se tirares da tua casa toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo; Se deres pão ao faminto, e saciares a alma do pobre, a tua LUZ brilhará na escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio-dia”  [As capitais em LUZ são nossas]. (Isaías 58, 9-10).

No escudo do brasão de Carnide encontra-se a flor-de-lis e uma cântara, dois pimenteiros e uma barretina que caracterizam as raízes históricas da freguesia, outrora termo rural de Lisboa, localidade de culto ao Espírito Santo e Nossa Senhora da Luz, hospital para peregrinos e carenciados, feira, quartel,  colégio militar, etc.

O mês de Setembro é o mais animado com a feira/festa. Pelo Natal e junho, as coletividades, escolas e junta de freguesia esmeram-se em atividades de decoração e animação nas marchas populares. Às quintas-feiras há o programa televisivo de entrada livre "viva a música" (antena 1) com a apresentação de Armando Carvalheda no Teatro/Largo da Luz.

Carnide continua a sua vocação de festa e animação.

Sem comentários:

Enviar um comentário