segunda-feira, 18 de julho de 2016

85. AMBIENTE DE REGENERAÇÃO

(minhas memórias do Museu CTT / Fundação das Comunicações: estágio em arquivo / estudo de caso)

 1855. Em 16 de setembro o jovem rei D. Pedro V assume o trono e inaugura a telegrafia eléctrica.

 1857. O avanço rápido na instalação de linhas telegráficas e o aumento do tráfego impulsionado pelo novo ambiente político e histórico levam à criação duma Direcção-Geral dos Telégrafos, também dependente, tal como o Correio, do Ministério das Obras Públicas Comércio e Indústria. Publica-se a primeira organização dos serviços telegráficos. Dá-se corpo à primeira convenção telegráfica com outro país (Espanha).

É de notar que esta mudança corresponde à nova situação económica que o país vive. A tónica da alteração está no desenvolvimento económico conhecido por Regeneração. Os correios, telégrafos e obras públicas acompanham este movimento.

 1864. É estabelecida a Mala-Posta entre Lisboa e Porto que: Faz o transporte de correspondência oficial e particular; de periódicos, encomendas e passageiros. Em 30 de novembro, a Subinspecção-Geral dos Correios e Postas do Reino é elevada a Direcção-Geral. O sector de comunicações é considerado, cada vez mais, como estrutura fundamental do progresso social e económico.

 1866/1867. Introdução e inauguração do transporte de correio em ambulâncias postais ferroviárias.

1870. Inaugura-se o primeiro cabo submarino, entre Portugal e Inglaterra.

1874. É criada a União Postal Universal.



(Imagem in UPU, Wikipédia et al)

Bandeira da UPU - União Postal Universal. Um planeta azul, rodeado de representantes de todas as etnias, trocando/reencaminhando mensagens.

1876. O Tenente Coronel La Vilete no seu livro “Pigeons Voyageurs” refere este ano como o início da introdução dos pombais e pombos-correios em Portugal.

 1877. Edita-se e põe-se em circulação o primeiro bilhete-postal.

 1878. É publicado o primeiro anuário postal.

 1880. Em 7 de julho dá-se a fusão da Administração Geral dos Correios com a Direcção-Geral dos Telégrafos e Faróis, constituindo o primeiro ou um dos primeiros exemplos de fusões de serviços técnicos na área das comunicações.

1881. Em setembro fixam-se as condições do concurso público para o estabelecimento e exploração de redes telefónicas em Lisboa e no Porto.

 1882. Em janeiro assina-se o contrato de concessão de estabelecimento e exploração das redes telefónicas e telegráficas de Lisboa e do Porto à empresa The-Edison Gower Bell Telephone Company, em regime exclusivo. E em abril deste mesmo ano inauguram-se as referidas redes.

 1883. Publica-se o “Tratado de Sinais” na Imprensa Nacional Casa da Moeda; e dá-se incremento à telegrafia por sinais de bandeiras (a) segundo “As Comunicações Militares de relação em Portugal”, ob. cit.

 1885. Reúne-se, em Lisboa, o 3º Congresso da União Postal Universal.

 1889. A publicação “As Comunicações Militares de Relação em Portugal, apresenta-nos, neste mesmo ano, a existência de uma extensa rede de “pombais militares”, sobretudo para comunicações alternativas e pontualmente regulares.

……………………

a) O Museu CTT das Comunicações conta com uma colecção destes espécimes de sinais.

Fontes:

-ALEXANDER, Edward p. – Museus in Motions: An Introdution to the History and Fonction of Museums. Nashville. American Association for State and Local History

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Ensaio de Investigação e Organização da Telegrafia do Museu dos CTT. Lisboa: Policopiado Seminário de Biblioteconomia e Arquivologia da UAL LC – Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, 81 p; ---- O Museu dos CTT. Lisboa: Policopiado Dep. Etnologia da UNL – Universidade Nova de Lisboa, 1988/1989, 174 p.; ---- Museu CTT das Comunicações: Estudo de dois sub-núcleos e reflexões para uma futura gestão documental (estágio em arquivo). Lisboa: Policopiado UAL – Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões. Curso de especialização em arquivo, pós graduação, 1991/1992, 145 p.

-BARROS, Guilhermino Augusto de. Memoria Histórica Acerca da Telegrafia Eléctrica em Portugal. Lisboa: Ed. Dos CTT ampliada com notas, gravuras e retratos coligidos por Godofredo Ferreira. Lisboa, 1944; ---- Relatório Postal do Ano Económico de 1877-1878: Precedido de uma Memória Histórica Relativa aos Correios Portugueses Desde o Tempo de D. Manuel até aos Nossos Dias. Lisboa: Ed. Dos CTT, 19--?

-BRASIL - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: Arquivo Nacional – Manual de Levantamento da Produção Documental. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1985 (Publicações Técnicas, 44); ---- – Orientações para Avaliação e Arquivamento Intermédio em Arquivos Públicos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1985 (Publicações Técnicas, 41)

-CTT: CDI – Análise das publicações Periódicas Arrumadas no CDI-CTT. Lisboa: Ed. do A., 1987 ; ---- Relatório da Participação dos CTT-CDI no 5º Encontro dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas Portugueses em Braga. Lisboa: Ed. do A., 1976

-CTT: SEP – O Museu dos CTT. Pequena História desde a sua Fundação até à Actualidade. Lisboa: Ed. Do A., 1975

-FERREIRA, Godofredo – A Mala-Posta em Portugal. Lisboa: CTT, 1959, 230 p. ; ---- - Algumas Achegas para a História do Correio em Portugal. Lisboa: CTT, 1964, 135 p. ; ---- - Dos Correios-Mores do Reino aos Administradores Gerais dos Correios e Telégrafos. Lisboa: CTT, 1941, 357 p. ; ---- Velhos Papeis do Correio. Lisboa: CTT, 1949, 115 p.

-MIRANDA, Janete Lopes et al. – Gerenciamento de Arquivos Através da Aplicação de Recursos de Informática: Definição de um Sistema para Controle da Documentação e recuperação da Informação. Porto: in Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, junho 1985

-MUSEU CTT DAS COMUNICAÇÕES – Património Museológico. Outras referências documentais consultadas: Ficheiros e dossiers

-VIANA, Mário Gonçalves – Arte de Organizar Colecções Exposições e Museus. Porto: Ed. Domingos Barreira, 1972, 284 p. ; ----  - Um Museu dos CTT: Objectivos Organização realização Funcionamento. Lisboa: CTT, 1949, 76 p.

-VIEIRA, João – Orientações Gerais Sobre Gestão de Documentos de Arquivo. Lisboa: IPA, 1991

…………………….

Em linha - fontes de consolidadação pós estágio:

-PASCAL, Cousin – Histoire du Pigeon Domestique Depuis L`Antiquité; Colombes et les Pigeons l`histoire - http://cousin.pascal1.free.fr/histoire_pigeonnier.html

-TAQUET, José et al –  Historique de la Colombophilie http://www.colombophiliefr.com/pages/historique.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário