Recorro a Bento de Núrsia, região de Úmbria, Itália, onde terá
nascido por volta do ano 480. Filho de uma família romana com qualidade de vida.
Impelido pelos novos “ventos” de povos a que também chamam bárbaros, que se
deslocam das periferias para o império romano.
(Divisa Capital do Patriarca da Europa)
Tudo indica que
a família do adolescente e futuro São Bento tem, com muita probabilidade,
escravos ou servos ao seu serviço. Como nobres romanos das periferias, os pais
mandam o filho estudar para a capital. Mas, nessa altura, Roma tinha caído em
poder e em dissolução de costumes.
Bento vive
tempos únicos. Assiste ao derrube do Império Romano do Ocidente. Ao ver o
estado a que chegara o poder do Império reage. Não pega em cavalo e espada,
porque isso seria irrelevante perante a invasão de tantos bárbaros por vários
cantos do Império. Os senhores estão acostumados a mordomias de servidão, rendas,
coliseus, termas e ginásios.
Pelas periferias entram bárbaros, alguns dos quais com autorização, e vêm instalar-se onde se julgam mais seguros ou com melhores possibilidades para viver. O paralelo com a atualidade, não é de todo despiciendo. O Império e as famílias começam a ficar exaustos, amolecidos e com vícios.
Pelas periferias entram bárbaros, alguns dos quais com autorização, e vêm instalar-se onde se julgam mais seguros ou com melhores possibilidades para viver. O paralelo com a atualidade, não é de todo despiciendo. O Império e as famílias começam a ficar exaustos, amolecidos e com vícios.
O que Bento vê,
não lhe agrada. Reage, afasta-se para lugares ermos, para meditar, livre de
confusões. Vê e/ou intui de que um fim inédito está para acontecer. Roma que
começa a sua expansão em 275, antes da era cristã, cai em 476, passados cerca
de 750 anos. Mantem-se o distante império romano do oriente que dura mais 977
anos.
Bento afasta-se de
Roma. Vai primeiro para a localidade de Subíaco na região do Lácio,
onde reúne discípulos. Transfere-se para a localidade de Montecassino onde funda um mosteiro e escreve as célebres regras para
viver em comunidade.
O número 12 é
representativo para Bento, talvez pela associação aos 12 apóstolos e às 12
tribos de Israel. Os 12 conventos criados por Bento são habitados por 12 monges.
Para seu governo e organização escreve um conjunto de regras, a maioria das
quais decalcadas das escrituras bíblicas, Antigo e Novo Testamentos. O modelo é replicado pelo
espaço europeu. Bento influencia, não só as comunidades monásticas, bem como a
sociedade em transformação, depois da invasão e partilha de terras e poderes
com os bárbaros que, paulatinamente, são convertidos ao cristianismo.
As regras influenciam as sociedades, carentes de organização, método e referências de coesão. Daí, o facto de Bento ter sido proposto e reconhecido como padroeiro de várias localidades, ao longo dos séculos; e da Europa, em geral.
As regras influenciam as sociedades, carentes de organização, método e referências de coesão. Daí, o facto de Bento ter sido proposto e reconhecido como padroeiro de várias localidades, ao longo dos séculos; e da Europa, em geral.
Esta similitude
de tempos, onde se extingue um modelo de Império e de Poder, pela dissolução de
valores e de disciplinas; a chegada de novos povos e a necessidade de uma
reorganização cultural, coesão e valores parece-me pertinente para trazer à
colação a figura de Bento.
As Regras que
Bento cria e/ou adapta não são uma Constituição para todos os povos e panaceias.
Contudo a disciplina, a moral, a ética e a religião que das Regras emanam, não
serão despiciendas para as populações e as sociedades, carentes em meu entender,
de valores e alternativas.
Se o conjunto de valores, preceitos, letras e artes preservados e difundidos estão na base da génese da Europa, herdeira também da romanidade; será, porventura, tempo de novas reflecções, inclusive a partir das ideias de Bento.
Se o conjunto de valores, preceitos, letras e artes preservados e difundidos estão na base da génese da Europa, herdeira também da romanidade; será, porventura, tempo de novas reflecções, inclusive a partir das ideias de Bento.
Vou, pois, aqui
salpicar um resumo de alguns preceitos do Regulamento de Bento, desdobrado em prólogo
e divisões:
«Estrutura do
mosteiro; arte espiritual; oração; organização; o mosteiro e suas relações com
o mundo; renovação da comunidade monástica; porta do mosteiro e clausura; acréscimos
e complementos.
Estas divisões
desdobram-se em capítulos e regras.
Respigando a regra
1:
Despertar: «Escuta
os preceitos do mestre […]. Já é hora de nos libertarmos do sono» (Rom 13,11).
Aviso e paz: «[…]
Guarda a tua língua de dizer o mal […] procura a paz e segue-a» (Salmo 33,
13-16).
Simplicidade: «[…]Senhor,
quem habitará […] na vossa montanha santa?»: (Salmo 1) […] «É aquele que
caminha sem mancha e realiza a justiça […] (Salmo 14, 2-3), aqueles que temendo
o Senhor, não se tornam orgulhosos […]»
Da Regra 2:
Discriminação: «Que
não seja feita por ele [abade] distinção de pessoas no mosteiro;
Que um, não
seja mais amado do que o outro […] ”porque não há em Deus acepção de pessoas”
(Rom 2, 11).
Justiça/equidade:
«Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas as coisas serão dadas
por acréscimo» (Mt 6, 33).
Conselho: «Ninguém
no mosteiro […] ouse discutir insolentemente […] Faze tudo com conselho e
depois de feito não te arrependerás» (Prov 31,3).
Para outras Regras
veja DIAS, Gerardo J. A. Coelho, fontes em linha, infra indicadas.
…………………………
Fontes em
linha:
-DIAS, Gerardo
J. A. Coelho - Regras de São Bento http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2278.pdf
-Wikipédia et al - Ano 275 antes da era cristã: Início das conquistas romanas - https://pt.wikipedia.org/wiki/275_a.C. ; Ano 410 d. C.: Saque de
Roma pelos bárbaros Visigodos
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Saque_de_Roma_(410) ; Ano 476:
Invasão de Roma pela tribo germânica, bárbaros Hérulos. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Odoacro ; 1453:
Invasão de Constantinopla / império romano do oriente pelos otomanos - https://pt.wikipedia.org/wiki/1453 ; S. Bento de
Núrsia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Bento_de_N%C3%BArsia
-SPNC - S. Bento: Padroeiro da Europa e
da diocese de Bragança-Miranda - http://www.snpcultura.org/sao_bento.html
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