quinta-feira, 30 de junho de 2016

76.FESTAS POPULARES. RAIZES PAGÃS E RELIGIOSAS

Manifestações na Etnografia Arte Animação Turismo História Fé Comunicação

       As festas populares também são conhecidas por festas juninas, dado serem realizadas no mês de junho.
Tudo indica que na origem está um fundo pagão (1) onde o processo de cristianização se vai mesclando com os hábitos e as novas manifestações culturais.
       O primeiro dos santos populares a ser festejado no mês de junho é Santo António, devido à data da sua morte ter ocorrido no dia a 13. Venerado em quase todo o mundo cristão, com especial destaque para a cidade natal, Lisboa; e Pádua, onde permaneceu e se entregou ao Altíssimo.

(Representação da imagem de Santo António com o fundo alusivo ao seu "sermão aos peixes")

       Com fama de santo milagreiro, foi canonizado poucos meses após a sua morte. O processo de canonização foi dos mais rápidos da História eclesiástica, devido à notoriedade de que gozava entre a hierarquia eclesial e as populações.
       Para lá de santo é dos poucos Doutores da Igreja, sendo o único santo português, a receber esta insígnia, o que ocorreu em 1946, ao tempo do Papa Pio XII (2).
       Foi, também, e a nível mundial, o primeiro Doutor dos Frades Menores / Ordem dos Franciscanos. Ordem, esta, a que pertence, por exemplo, o atual líder da Igreja Católica Romana - Francisco e o nosso mediático, mas figura simples, o padre Vitor Melícias, residente paredes meias com o Centro Cultural Franciscano no Largo da Luz.
 
OS DONS DA COMUNICAÇÃO EM
SANTO ANTÓNIO
      A recente Ordem dos Franciscanos também aproveitou os dons de Santo António para a transmissão das mensagens, reconhecendo que: “Falava numa língua e era compreendido por todos [...], [independentemente da nacionalidade de cada um]. “Houve casos de se juntar até 30 mil pessoas num só sermão!”. Quando os opositores, ditos hereges, obstaculizaram a escuta aos seus sermões, consta que Santo António foi pregar aos peixes e  “[…] o resultado foi surpreendente: milhares de peixes de variados tipos e tamanhos aproximaram-se com a cabeça fora da água em atitude de escuta. E o Santo falou para eles. Aproveitou a ocasião para elogiar a participação dos peixes […]” (cf. Arautos … entrada infra)
 
     (Centro Cultural Franciscano)
       Na Arte tem representação em vários suportes: na forma de escultura, pintura, desenho, numismática, filatelia e museografia, com destaque para o Museu da Cidade / Museu Antoniano de Lisboa e Igreja de Santo António.
       Neste mês de junho de 2016 foi realizado um encontro denominado “Simpósio Internacional Antoniano `Exulta Lusitânia Feli` no Centro Cultural Franciscano e nele o atual Presidente da Câmara, Fernando Medina, veio anunciar a criação dum “Centro de Estudos e Investigação sobre Santo António”; tal é a projeção e a importância de um dos raros Doutores da Igreja e oriundo de Lisboa. Fernando de Bulhões, nome de batismo, como é carinhosamente chamado por muita gente, nasceu a dois passos da Sé Catedral.

(Janela enfeitada para as festas populares em São Vicente de Fora - Lisboa)
       Tendo crescido junto à Matriz e estudado na vizinhança, em São Vicente de Fora, não admira a densidade de representação artística na cidade. Ademais, o Papa Leão XIII (3) intitulou-o de “Santo de todo o mundo”. São dignas de nota as manifestações populares do enfeite das ruas, escadinhas, largos e outros espaços públicos com destaque para os bairros e sítios com antiguidade.
(Voz do Operário / São Vicente de Fora)     
       Um dos exemplos marcantes de envolvimento público e do poder local nas marchas é o caso da freguesia de Carnide que criou o seu próprio marchódromo no Largo da Luz, junto ao convento franciscano, como quem diz, antoniano, também. Carnide tem apresentado nos últimos anos várias Marchas, no marchódromo da Luz.
(Marcha popular infantil de Carnide)

       AS “Marchas Infantis”, a “Marcha dos Avós”, a “Grande Marcha Popular do Teatro de Carnide”, entre outras, animam as comunidades de Carnide e todos os que ali se deslocam.
       O Porto rivaliza com o seu santo milagreiro, São João. As pessoas saem em massa à rua, manifestando-se com os martelinhos. Há ainda quem leve os alhos-porros. Sardinhas, petiscos e bebidas são consumidas em abundância. Sons, cantares e alegria transbordante.
       São João comemora-se no dia 24, coincidindo com a data do seu nascimento, e não com a data da sua morte, como é comum entre os santos. Consta que São João Batista era primo de Jesus Cristo e é reverenciado não só pelos cristãos, como em certas partes do mundo islâmico, encontrando-se, por exemplo, sepultado (o corpo) na Mesquita Nabi Yahya na Palestina, província da Cisjordânia; e na catedral de Amiens, França, crê-se que estão as relíquias da cabeça.
       São João é venerado, pois, no islão, no mundo católico, também pelo espiritismo e pela maçonaria. A razão da comemoração no dia do nascimento deve-se ao facto de ter sido considerado puro ainda dentro do ventre materno.
(Anjo Gabriel)
       É aqui que entra a comunicação do mensageiro, anjo Gabriel, reconhecido como padroeiro dos correios e das telecomunicações com a seguinte anunciação:
       "5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, existiu um sacerdote chamado Zacarias [pai de João Baptista] […] cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel” […]. “7Não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois de idade avançada. 8Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua turma, 9coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. […] 11Apareceu-lhe, então o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. 13Mas o anjo disse-lhe: «Não tenhas receio, Zacarias, a tua súplica foi atendida. Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e chamar-lhe-ás João. 14Será para ti, motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15Será grande aos olhos do Senhor […] cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe 16e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17Irá à frente, diante d`Ele [de seu primo Jesus Cristo] […]» 18Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso, se estou velho e minha mulher avançada em anos?» 19O anjo respondeu: «Sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e dar-te estas novas»". (Cf. Lc 1, 5-19)
  
       São Pedro é o terceiro santo popular a ser festejado, a 29 do mesmo mês. Nasce cerca do ano 1 a.C. na Palestina. Terá sido, em primeiro lugar, discípulo de João Batista e amigo de João Evangelista.
Deixa a vida de empreendedor na arte da pesca para seguir o Mestre. Após a condenação à morte do Mestre, Pedro segue a missão de Apóstolo, tendo sido martirizado em Roma, cerca do ano 67. Não se sabe ao certo o dia nem o mês em que foi crucificado na capital do Império, porém, comemorar-se a 29 de junho. Esta data correspondente ao dia em que os restos mortais foram trasladados, em segredo, para as Catacumbas de S. Sebastião, em Roma, decorrendo o ano 257.
       A popularidade vem-lhe, possivelmente, da origem de humilde pescador e da entrega e coragem na condução da Igreja nos primeiros anos do cristianismo. Em Portugal é venerado e festejado como um dos três santos populares.
       A notoriedade como santo que abre as portas do Céu é relevante no imaginário popular, daí o ser frequentemente representado com as chaves na mão. O próprio Cristo comunica-lhe:
       «18Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja […] 19«Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus» (Mt 16, 18-19).
       Na minha comarca e envolvimento, também se festejam os santos populares com grande entusiasmo, especialmente o São João, em Moimenta da Beira e em Tabuaço com liturgias, marchas populares, arraial, programas de desporto e animação; e o São Pedro na sede do concelho de Penedono onde à festa/religiosidade e animação se junta uma feira anual (29/30 de junho, extensível com a feira medieval (1,2,3 de Julho) onde ocorre gente local e das vizinhanças (Douro Sul, Terras do Demo e de Magriço).
       O mês de junho marca, por assim dizer, o início das festas estivais onde comparecem conterrâneos e residentes de várias partes do mundo, reunidos pelo cunho religioso, artístico, etnográfico, histórico e copiosa animação de tradição gentia.
 
Notas:                              
 
 
(2) Pio XII considera Santo António um «exímio teólogo e insigne mestre em matérias de ascética e mística».
 
(3) Leão XIII (Itália: n.1810 - m.1903); Papa entre 1878-1903. No seu tempo de condução da Igreja Católica escreveu dezenas de encíclicas, entre as quais a Rerum Novarum (1891) em que faz a defesa dos trabalhadores, pondo a questão social em plano primaz, defendendo a subsidiariedade dos poderes e a Democracia que na altura era ainda uma miragem, mesmo a nível europeu. Está relacionado com Portugal, não só na questão de Santo António (português, italiano e do mundo) mas também na concessão do pedido da Congregação das Irmãs do Bom Pastor (então com sede no Porto) para a consagração do Mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Estas irmãs tiveram e têm um papel relevante na educação e assistência social, nomeadamente em Carnide - Lisboa. 
 
Fontes:
 
-ANCIÃES, Alfredo Ramos - Alma e Luz de Carnide. Lisboa: Apenas Livros, 2013
-ANCIÃES, Alfredo Ramos -Um Percurso por Lisboa: Seguindo o Elétrico 28. UAL: Instituto de Artes e Ofícios; Gestão de Recursos Turísticos e Culturais, 1997 (policopiado)
-Câmara Municipal de Lisboa: EGEAC - Festaslisboa´15, 2015
-Difusora Biblica et al. - Bíblia Sagrada – Lisboa: Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos), 11ª ed., 1984
-Junta de Freguesia de Carnide et al - Boletim Informativo nº 142, Junho 2015.
-MEDINA, Fernando et al. - Simpósio Internacional Antoniano: Lisboa vai ter um Centro de Estudos. Lisboa: Voz da Verdade, 12.6.2016.
 
 
Em linha, acedidas em 13.6.2016:
 
-ANCIÃES, Alfredo Ramos - 45. Festas juninas – do paganismo ao popular -http://cumpriraterra.blogspot.pt/2015/06/45-festas-juninas-do-pagan...
-Arautos do Evangelho; Bento XVI et al.  Santo António -http://www.arautos.org/especial/27004/santo-antonio.html , 13.6.2016
-Concelho de Penedono et al. Festividades do padroeiro -  https://www.facebook.com/pages/Concelho-de-Penedono/353106204743852
-DILKOFF, Dimitar  Ossada na Bulgária pododerá pertencer ao corpo de S. João Batista - http://veja.abril.com.br/ciencia/ossada-encontrada-na-bulgaria-pode...
-Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, et al. - Festas de São João -  http://www.freguesias.pt/portal/noticia.php?id=5589&cod=180710
-MARTINS, Guilherme d’Oliveira; MARQUES, Jorge;  MARTINS, Nuno Brás; et al - Santo António de Lisboa - http://santo-antonio.webnode.pt/
-Portal dos Santos, Wikipédia et al - São João Batista no Mundo Cristão e no Islão –

-Portal dos Santos; Wikipéd
ia et al. - Santo António http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa#Biografia

-Portal dos Santos, Wikipédia et al - São Pedro -  http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro
-SILVA, Wando – Outros ditos lugares onde se encontra o corpo de São João Baptista -http://rezairezairezai.blogspot.pt/2012/06/as-reliquias-de-sao-joao...
-Wikipédia et al  Imagens livres do Anjo Cabriel, o mensageiro -   https://www.google.pt/search?q=Imagens+livres+do+anjo+sao+gabriel+a...
-Wikipédia et al  Mesquita onde se encontra sepultado o corpo de São João Baptista https://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http...
-Wikipédia et al - Santo António -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

Imagens: Anjo Gabriel in Wikipédia - imagens livres; restantes: Arq. Pessoal AA


Exibições: 53

Sem comentários:

Enviar um comentário