quinta-feira, 30 de junho de 2016

63. A SEDUÇÃO OS SERVIÇOS E OS PODERES DA RÁDIO

Um dos primeiros recetores de rádio com transistores dispensando as válvulas eletrónicas

       Desde os anos 30 que as rádios em língua portuguesa apresentam programas de apoio às populações. Lembramos aqui a Emissora Nacional de Radiodifusão Portuguesa que desde 1937 pôs no ar o programa “Hora da Saudade”. Era apresentado por Curado Ribeiro e dirigia-se à população emigrante e aos pescadores e tripulantes dos navios bacalhoeiros na Terra Nova. Com este programa “[…] estabelecíamos uma forte ligação à nossa casa, à nossa terra. Durava pouco, mas sabia muito bem". Recorda-se quando os pescadores estavam a trabalhar e "o capitão ia de imediato ouvir as mensagens recebidas em directo a partir de Portugal, retransmitindo-as de seguida pelo navio”. (Capitão João Braz, entrevistado por Luís Manuel Martins (1)

       Outrora como atualmente houve e há rádios vocacionadas para públicos diversos. Algumas estiveram ao serviço de causas na ajuda às populações; outras, por vezes, alinhadas diretamente com os poderes políticos. Deixo aqui alguns exemplos históricos:
Ficou na memória de muitos contemporâneos o slogan “Aqui, Voz do Ocidente, Rádio Moscovo não fala verdade”. As emissões do exterior eram, por sinal boicotadas, tanto quanto possível, através dos Serviços Radioeléctricos dos CTT, organismo estatal até 1968. Logo, verifica-se que havia Rádios alinhadas com diferentes poderes. Em democracia compete às populações destrinçar a utilidade e benignidade das emissões e exigir responsabilidades.
Imagem da discoteca da Emissora Nacional
(Fundação Portuguesa das Comunicações - CDI)

       Outra grande rádio em Portugal situava-se na (Glória do Ribatejo) a RARET - transmissores e retransmissores de onda curta do Mundo Ocidental para o Oriental da "cortina de ferro" durante o tempo da chamada "Guerra Fria". Teve relevante importância económica, cultural e técnica na freguesia de Glória e envolvimento (2).
 
       Hoje em dia existem provedores dos públicos e reguladores dos serviços mas não quer dizer que estejam todos e sempre de boa-fé na prestação de um serviço isento de manipulações da opinião. Contudo, destaca-se aqui, e em especial, o papel das Rádios e de quem nelas trabalha em favor da paz e da assistência, especialmente as Rádios reconhecidas pelos organismos internacionais.

       Glória do Ribatejo foi extremamente beneficiada económica e culturalmente. Com essa rádio ganhou o bloco da Liberdade.

       A Rádio que, no essencial é imaterial, foi uma das "armas" mais influentes no combate entre dois lados que poderiam até se ter digladiado com armas mortais. Foi relevante a arma mais poderosa e mais pacífica, a das ondas hertzianas para se pôr um termo à "Guerra Fria" (3).


       Nos links infra incluímos as Rádios mais difundidas, sendo que este meio é ainda o que mais anima e informa a população à escala mundial.

Tags: manipulação, poder, rádio, sedução, serviço público

Notas:

(1) Cf. Resina, Luís - http://oaquieagora.blogspot.pt/2007/07/hora-da-saudade.html, acedido em 13.2.2016


 
-Fontes em linha acedidas em 13.2.2016:

– Hora da Saudade in http://oaquieagora.blogspot.pt/2007/07/hora-da-saudade.html, acedido em 16.5.2014)
 



Transmissões em Alemão - https://www.ndr.de/info/sendungen/mikado/

V. Ainda:

-Anciães, Alfredo Ramos – 09. Notas da TSF / Rádio Pública no Antes de 25 de Abril 1974 - http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/05/09-notas-da-tsf-radio-publica-no-antes.html

------------------------------------ 47. Meios e Tecnologias de Comunicação no Filme “O Pátio das Cantigas” -  http://museologiaporto.ning.com/profiles/blogs/47-meios-e-tecnologias-de-comunica-o-no-filme-op-tio-das-cantigas

--------------------------------- 58. Da Luz e da Rádio: Cister Alcobaça Portu|G(ra)al  -
-BBC - Mais de 90 anos em mais de 40 idiomas - http://www.bbc.com/portuguese/historia.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário