sábado, 11 de abril de 2020

A PÁSCOA E A (R)EVOLUCÃO

   
 Ara ou Pedra de Altar com 7 colunas. Repare-se que o nº 7 significa a totalidade (não o totalitarismo)

Morre e ressuscita o único e autêntico Revolucionário:

-Único porque o seu magistério assenta em paradigmas nunca antes seguidos: Entregar-se voluntariamente e perdoar aos inimigos.
Quadro da Última Ceia. Representa também a 1ª Eucaristia ou a comunhão (tornar comum) o pão e o reconhecimento a Alguém que nos transcende.

-Perpétuo e evolutivo porque é o único, com seus seguidores, que duram há mais de 2.000 anos e tudo indica que prosseguirá até ao fim das iniquidades.

-Autêntico porque não engana. Diz ao que vem e convida quem o quer seguir, elucidando que é o caminho justo mas com perigos, perante o mundo terrestre, iníquo e impreparado.
Estação XIII. A mãe recebe o corpo do Filho

-Revolucionário porque foi o único a pensar em todos e a não desejar o mal a quem quer que fosse.

Com efeito, o cristianismo mantem-se com a força da esperança e por isso sujeito a perseguições, a nível mundial.
Estação XIV. Cristo é caritativamente levado, para ser sepultado, por José de Arimateia, Homem que passa a representar o lado bom e evoluído da Humanidade.

O ideal cristão não assenta o seu poder em armas, nem na intolerância, nem no ódio. A revolução cristã é perseverante, pacífica e baseada no amor, 1º mandamento. 

005 Estação XV. Jesus ressuscita vitorioso.

As revoluções políticas da História acabaram porque eram parciais; promoviam a ascensão de uma classe em detrimento de outra ou de outras classes.
006 Ícone de Cristo Pantocrator sobre a Ara e o quadro da Última Ceia.

Contudo após instalação da classe ganhadora e dominante, esta mesma classe degenera. E degenera porque ascende, não apenas, por questões de justiça social, mas tantas vezes baseada no ódio, na inveja e na indiferença pelo próximo e pelos outros.
007 João – o evangelista representado com o Evangelho de que é autor.

Eis porque nunca existiu uma verdadeira classe justa e revolucionária, para lá dos que praticam os justos ideais e práticas cristãs.
008 Sacrário do Santíssimo Sacramento, cuja porta exibe o Cordeiro com a bandeira do ressuscitado

Algumas revoluções definharam após um ano, quiçá pouco mais, porque no fundo não desejam o bem de todos. Remarque-se que o cristianismo não é apenas revolucionário, só porque sim. Ele baseia-se na esperança de que vai conseguir um mundo melhor para todos, a partir desse estádio o cristianismo retirará a letra ® por já não fazer sentido.
009 Programação dos ofícios da Páscoa 2020, diferente de todos os programas do passado.

Acreditamos que gradativamente a palavra ®evolução passará a evolução, na fé de que o ser humano é realmente recuperável e evolutivo.

Boa Páscoa para tod@s

Palavras-chave: cristianismo, evolução, páscoa, revolução, (r)evolução .

Obs. Todas as imagens (fotos) foram obtidas na Igreja de Massamá - Sintra, com a gentileza de boas vontades para a difusão do ideal e arte cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário