quarta-feira, 22 de abril de 2020

520 ANOS DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA E 500 DE CORREIO PÚBLICO

(001 Reconstituição imagem miniatura do Museu das Comunicações. Nau de Gaspar de Lemos que transportou a Carta de Pero Vaz de Caminha. Gentileza da Fundação Portuguesa das Comunicações)
Porque faz nestes dias quinhentos e vinte anos da Carta de Pero Vaz de Caminha.

(002 Imagem gentileza de Celia Santana et al. in ob. cit.)
Ao que tudo indica, a primeira carta a nivel mundial, a merecer transporte expresso, do Pascoal Monte, até ao Reino de Portugal; antes mesmo de existir correio institucionalizado, sendo que este ano de 2020, se celebram também, os cinco séculos do Correio Público, criado por D. Manuel I.  
003 Conjunto escultórico em homenagem à primeira chegada oficial de Portugueses / Europeus ao Brasil, em 1500
A 22 de Abril do ano 1500. Pedro Álvares Cabral avista um monte. Era na época pascal e, por isso, lhe deu o nome Monte Pascoal, atribuindo o novo sinal da esperança, às Terras de Vera Cruz.
Após a alegria, quando se deu o avistamento do Monte Pascoal, seguiu-se o encontro de povos de diferentes vivências: Índios e europeus conviveram, segundo os registos escritos, pela primeira vez na História da Humanidade.  
004 Do mesmo conjunto escultórico à Estrela – Lisboa
Pero Vaz de Caminha foi o autor da descrição desses momentos, em carta ao rei d. Manuel I.
« Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — o saiba pior que todos fazer. Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu. Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo: […]» (1)
(Para mais descrição V. fontes infra).   
005 Do mesmo conjunto escultórico ...
Faz hoje, dia 22 de Abril, a soma de 520 translações solares, da chegada oficial às Terras Brasílicas. Seguiu-se a celebração da primeira eucaristia no continente sul-americano, junto a uma cruz improvisada.
A Carta de Pero Vaz de Caminha simboliza essa primeira abordagem: pacífica e etnográfica, oficialmente relatada. Daí a classificação da Carta de Pero Vaz de Caminha pela UNESCO como “Memória do Mundo”, equivalente a monumento imaterial de valor mundial.  
006 Do mesmo conjunto ...

007 Do mesmo conjunto ... 
008 Do mesmo conjunto … com a figura de Cabral

«[…Para] avaliar, passar juizo, sobre o papel impar que a carta  e o correio seu veiculador – tiveram durante séculos na história da humanidade, como documento histórico e como documento humano. Espelho de nações. E espelho de almas, das quais a carta permanece permanente inigualável testemunho» (Apresentação do livro “Cartas de Autores Portugueses”, ob. cit. Pelo Sr. Eng. José Carlos Viana Batista – Presidente do Conselho de Administração dos CTT e TLP, 1987).

«Se cartas não fossem cartas, muitas vezes escreveria a V. M. como desejo, mas porque o são o não ouso fazer, pois a não leva o vento, como palavras e plumas, antes se guardam tão bem, porque todo o tempo se pode pedir razão de como se escreveram e porque as escreveram. (…) [sic]» (Garcia de Resende a D. Francisco de Castelo Branco, 20.11.1535). In “Cartas Autores de Portugueses”, ob. cit p. 9)

P.S. Comemora-se, também, em 22.04.2020, o 50º «Dia da Terra».

Palavras-chave: 500 Anos de Correio Oficial, Brasil, Carta de Pero Vaz de Caminha, Encontro de Culturas, História, Pedro Álvares Cabral, Portugal
…………………
(1)Primeiras linhas da Carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei D. Manuel I aquando da chegada de Pedro Álvares Cabral e da Armada por si comandada, à Terra de Vera Cruz / Monte Pascoal, no dia 22 de Maio de 1500.

Fontes em livro:
--ANCIÃES, Alfredo; MOURA, Fernando; SANTOS, Alva et. al.- [Catálogo dos] “Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”.- LISBOA: Fundação Portuguesa das Comunicações / Museu das Comunicações, 2005
--FONTE, José Ribeiro da – Cartas de Autores Portugueses.- Lisboa: Correios e Telecomunicações de Portugal, 1987
Fontes em linha, acedidas em 22.04.2020:
--ANCIÃES, Alfredo RamosMINHAS MEMÓRIAS: Museu dos CTT na Rua de D. Estefânia entre Abril de 1983 e Maio de 1985”.- https://cumpriraterra.blogspot.com/2020/04/034-minhas-memorias-museu-ctt-na-rua-de.html
--CAMINHA, Pero Vaz de – “ A Carta de Pero Vaz de Caminha”.- Disponibilizada pelo Ministério da Cultura, Biblioteca Nacional de Portugal.- http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf
--CAMINHA, Pero Vaz de –  “A Carta de Pero Vaz de Caminha”.- Portugal: Acervo Digital do Livro  http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf
--CRISTOFORETTI, Samantha.- “Os 50 Anos do Dia da terra celebrados entre crises do clima e da pandemia”.- ESA; Público.pt.- https://www.publico.pt/2020/04/22/ciencia/noticia/50-anos-dia-terra-celebrados-crises-clima-pandemia-1913082
--SANTANA, Celia et al.- “Gaspar de Lemos”.-https://en.wikipedia.org/wiki/Gaspar_de_Lemos
--WIKIPEDIA.org et al.- “Dia da Terra”.- https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra
Nota: A proveniência das imagens 001 a 002 encontram-se referenciadas na legenda ; 003 a 008 são provenientes do Arquivo pessoal AA.

Sem comentários:

Enviar um comentário