segunda-feira, 10 de outubro de 2016

100 PORTUGAL SOCIAL MUSEAL - CAMÕES E A MUSA CALÍOPE


https://api.ning.com/files/2xUEAnQJDIBQkZzhxVkQeN3ymrxCoUQXQFDnNg6nzW5xbRH0K-*NmId-8cOt8bYzBw6a6x6zcOAc65Dinnnmwa2iIPMpKnj9/AAfotodeamigoCatarinoP1290022.JPG?width=750
Quis o destino que este post nº 100 no blogue “cumpriraterra.blogspot.pt”, calhasse com a abertura do ano letivo de 2016/2017 na USMMA – Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão. Foi também o dia da minha primeira aula de Portugal Social: Museal Novo e Tradicional. A turma estava bem disposta e serena. Penso que me deixaram transmitir, sucintamente, a mensagem da abertura do ano e da disciplina.
Depois de ligeira apresentação e boas-vindas, comecei com o conceito de Museion na Grécia pré e Clássica.
Tinha que falar das Musas inspiradoras e protetoras dos saberes e das vivências da época, especialmente a primeira Musa Calíope (a da boa voz), até pela invocação que dela faz o nosso épico Camões, quando em determinada altura perde a sua obra-prima e a inspiração. É então que Camões invoca a sua Musa preferida e a inspiração volta-lhe de novo.
Daí veio-me à lembrança o post em que referi o meu conterrâneo “Magriço, Capitão dos Doze de Inglaterra” – Álvaro Gonçalves Coutinho. Sim, este mesmo que deu nome à Seleção de Portugal no Mundial de 1966 e também o mesmo que Luiz Vaz canta em diversas estrofes do Canto VI da Monumental obra portuguesa“Os Lusíadas”.
E eis agora o meu extrato/esboço de poesia, mal alinhavado, pois de poeta sei que não passarei de aprendiz, a menos que Calíope aposte tudo em mim.
Álvaro Gonçalves Coutinho
De cognome “o Magriço”;
Que divulga a Nacional Seleção
Com Eusébio à porfia
Na melhor exibição.
Em Penedono tem luz e berço
Desde os primórdios da nacionalidade,
Defensor, batalhador
Ao lado da Ínclita Geração.
V. mais em Os Lusíadas O[s] Magriço[s] e Os Coutinhos in  
Tags: Camões, Lusíadas, Inspiração, Musa, Museion, Museu, Terras de Magriço

Sem comentários:

Enviar um comentário