quarta-feira, 5 de outubro de 2016

99. CARTAS ABERTAS - MUSEUS E INSPIRAÇÕES


MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia. A que tudo parece indicar, o MAAT tem uma vida facilitada.


Com sede numa peça fundamental que é o próprio edifício. Esta peça, só por si, aliada às vistas sobre Lisboa Ocidental, Almada e Tejo, justificam uma, ou mais visitas ao MAAT / Central Tejo, porque:

-Este novo e moderno equipamento associa o edifício prévio do Museu / Central Tejo; também este, instalado num belo edifício de arquitetura e arqueologia industrial;


-Ambos os edifícios contam com acervos de ciência e técnica, ligados à área económica e de produção de energia: geradores, isoladores, condensadores, equipamentos de medida e de ensaio, veículos de transporte, manequins, ferramentas, arte, arquitetura, comunicação, design... Estas valências permitem realizar percursos e exposições interessantes para vários segmentos de públicos: nacionais e estrangeiros.


-Lisboa e Portugal ficam mais confortáveis com esta oferta cultural, sobretudo pela importante peça de arquitetura, acabada de inaugurar, que simboliza um país moderno e aberto ao exterior.

-A importância deste novo equipamento justificou a presença de figuras representantes da República, do Governo e da Cidade no acto da inauguração. Desde o Presidente da Câmara, Fernando Medina, ao Primeiro-Ministro António Costa, ao Presidente da Assembleia Ferro Rodrigues e ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que proferiu um assinalável discurso de inauguração (1).


A recém inaugurada estrutura tem o privilégio de se abrir e dar a fruir a todos os segmentos sociais, culturais e técnicos do país, desde que paguem o respetivo bilhete de entrada, ou em acesso gratuito às zonas de lazer / miradouro, no exterior, tornando-se num museu apetecível (a casa das musas, do saber e da inspiração) que poderá, eventualmente, ser classificado de interesse nacional prosseguindo uma visão e uma missão interna/externa de Portugal no Mundo.


Está de parabéns a EDP, os seus clientes, acionistas, recursos humanos e administração, especialmente representada pelo Presidente do Conselho de Administração - António Mexia.

Como exposição temática e temporária o MAAT começa com «Utopia/Distopia» da autoria de Dominique Gonzalez-Foerster. Esta expo` sugere a data redonda de 500 anos da edição da Utopia, do humanista e político Tomás Moro.


Significa que, neste âmbito, a Fundação EDP está de parabéns. O mesmo se poderá dizer quanto à exposição, também virada para a utopia - Lightopia na Central Tejo.

Em termos de Utopias realizadas, tudo indica que ficamos, por agora, com estas mostras; o que, diga-se de passagem, não aconteceu em 2015, em relação ao tratamento do nome do árabe Ibn-Haytham que deu origem a Mil Anos de Luz.


Para colmatar a omissão, em relação ao cientista árabe Ibn-Haytham, resolvi editar o post com o título Mil Anos de Luz, título simbólico, publicado in http://cumpriraterra.blogspot.pt/2015/09/53-mil-anos-de-luz.html .

O nome e a obra de Ibn-Haytham que escreveu um tratado em sete volumes sobre a ótica e a luz, mereciam ser dignamente festejados em Portugal, pois trata-se de uma edição que fez 1000 anos de luz em 2015.


Ligado a esta obra de Ibn-Haytham poderão ser editados trabalhos (exposições incluídas) este ano de 2016/2017. Ainda que o ano mil da obra de Ibn-Haytham tenha passado, estamos agora no ano 1001 que é um número capicua. Dará sorte a quem tratar deste tema e será uma justiça para com o mundo árabe.

Não se queixem de que o mundo ocidental é mal visto pelo mundo árabe. Idem quanto ao apoio da cultura saloia, com raízes árabes.


Não tenham medo de parecerem ridículos, apoiem o que é justo e genuíno, em união de culturas e amizades sãs. A paz virá por acréscimo a este bem-fazer.

Tags: arquitetura, museologia tradicional, Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia

……………………….

(1)Tal como há 60 anos o pai de Marcelo, Baltazar Rebelo de Sousa, figura de Estado, inaugurava exposições.

Fontes:



CARDOSO, Joana Amaral - MAAT - o novo museu da EDP entre a arte e a arquitectura, uma fase de cada vez https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/maat-novo-museu-da-edp-1736726, 2016

DN; Fundação EDP et al. - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia abre a 4 de outubro http://www.dn.pt/artes/interior/museu-de-arte-arquitetura-e-tecnologia-abre-a-4-de-outubro-5045930.html , 24.02.2016

IBN AL-HAYTAM; UNESCO et al. - Ibn Al-Haytham and the Legacy of Arabic Optics



Sem comentários:

Enviar um comentário