(Auto retrato de Addalmajid ou um retrato da Humanidade?)
Novas artes e musealidades para velhas/novas cidades.
Abdalmajid Askari entre bens culturais de inclusão, começa como artista de rua. Ele assina e executa uma arte de renovação e intervenção.
A arte executada e partilhada
pelo jovem Abdalmajid assenta, essencialmente, no pressuposto da crítica à violência.
Ele destaca
valores positivos. Liberta-se pelo acto
criativo, simbólico e de respeito para com o seu povo, a sua cultura e também em respeito pela cultura de tipo ocidental, que retrata na arte de rua, também designada
por arte urbana.
Abdalmajid, não só comunica mas sublima
um estado de espírito, que não é apenas o seu: é um estado de espírito
positivo e coletivo.
Este jovem, aos 19 anos incompletos (agora com 23), tem um longo percurso de arte, onde expressa os seus talentos. A arte urbana de Abdalmajid é também uma forma de decoração e comunicação.
Esta arte é permitida e
até incentivada pelos poderes autárquicos porque, para além de alindar o espaço
público, permite a promoção e a inclusão
social.
Encontrei Abdalmajid num mural do facebook que me remeteu para o seu
blogue: Tive curiosidade e verifiquei que o seu nome é árabe. Parece-me um livre pensador, no sentido de refletir
e agir pela sua cabeça e a sua intuição. Um humanista
de pensamento e ação. Veja-se a figura supra com traços e pontos, constituídos pela
apresentação de muitas pessoas que dão origem a um só rosto.
Abdalmajid quererá demonstrar que o novo tipo de cultura
ocidental é uma dádiva para o mundo e não uma obra iníqua de “cruzados” (a).
------- (a) “Cruzados”
entre aspas, porque não existem na contemporaneidade; só na mente de certos grupos.
Em minha
interpretação Abdalmajid apresenta:
O Criador em atitude de reprovação de erros contra a Humanidade e a Terra;
Mas rapidamente passa a temáticas mais leves, como: Os
palhaços felizes no corpo de crianças, que não se levam a sério;
Também apresenta os trajes e a cultura árabes.
E novamente passa para a pintura
mural, onde o artista deixa a uma crítica à arte da
guerra.
Na imagem
seguinte apresenta a pomba da paz. Uma mão humana deixa cair munições. E junto ao ramo de
oliveira, transportada pela ave, surge o nome do país de Abdalmajid - o Yemen
Uma criança inocente brinca no meio de um mar de destroços de guerra.
Junto
apresentamos uma seleção de alguns comentários de admiradores da arte de Abdalmajid:
No facebook de Marili Vallina:
-- «Abdalmajid: adoro tu arte y tu capacidad para reflejar en tu pintura
lo que están haciéndole a tu querido país. Sigo las noticias de Yemen todos los
días y espero que la agresión termine. Saludos.»
Em
relação à pintura seguinte, encontrei o comentário de Silvia Ortyz que me parece interessante pela denúncia das mutilações de guerra:
-- «Ests pintura expresa tantas catrastofes que tiene el mundo atraves de las guerras muerte desolacion tristeza y sobre todo la extirpacion de la umanidad , muy bonito mensaje te felicito por tu talento eres un pintor con mucha creacion y sabes expresar los sentimientos en ellas»
Deixamos apenas uma pequena seleção de
exemplos da arte de cidadania de Abdalmajid.
Com este tipo de
arte urbana e regulada, alcançam-se
objetivos que visam a consciencialização para uma mudança social e democrática. também permite, em muitos caso, camuflar ruinas e mamarrachos;
Abdalmajid executa uma arte que contribui
para a informação e a educação. Expressa valores de liberdade, cidadania; a procura da paz entre as religiões e as nações.
Palavras-chave: arte de rua, grafite, cidadania, participação
Fontes em linha, acedidas em 13.09.2006 :
-ASKARI, Abdalmajid, et
al. Arte urbana, de cidadania e intervenção –
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=264834693680881&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=155211614643190&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; -https://www.facebook.com/photo.php?fbid=231414103689607&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=236141886550162&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=663278383836508&set=ecnf.100004630563038&type=3&theaterv ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=633223330175347&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=562849127212768&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://www.facebook.com/photo.php?fbid=562847807212900&set=ecnf.100004630563038&type=3&theater ; https://pt.pinterest.com/pin/453878468674434107/ )
-BETTENCOURT, José Neves ; COELHO, Priscilla
Arigoni - "Musealidade: um Conceito para o Estudo de Cidade".
Universidade
Federal de Ouro Preto in XI Encontro
Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação Inovação e Inclusão Social:
Questões Contemporâneas da Informação, Rio de Janeiro, 25 a 28 de outubro de 2010. Disponível em http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3621/2745
-WAARDENBURG, Jacques et al. - Muslim Perception of Other religions: A
Historical Survey in https://books.google.pt/books?id=cB&sig=E8tmv6e1F2Zgh_ps-GTkPHJewbU&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwjprsym7IXPAhUBXhQKHfvnD3oQ6AEITzAJ#v=onepage&q=Abdelmajid%20Askari&f=false
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