domingo, 28 de junho de 2020

TELEFONISTAS TELECOMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO


Dia 29 de Junho, de São Pedro e São Paulo, comemora-se também o dia das Telefonistas, do atendimento e da comunicação.
Importa entender o que eram as desigualdades de género, valorizar e consolidar o bem que temos.
 “[…] Formosas e alegres heroínas do trabalho que à sociedade prestam relevantes serviços e que, amarradas à tortura dos aparelhos, nem sequer lhes é permitido o Amôr”. (in TLP Telefones de Lisboa e Porto, et al. – 1882.1992.110 Anos a Telecomunicar”. Lisboa: TLP, S. A. 1992).
A telefonista, hoje em dia, com outras designações: Recepcionista, Operadora de Call Center … é elo de ligação na cadeia das relações públicas. Na comunicação à distâncias é um elo fundamental. Os primeiros contactos são decisivos para uma comunicação frutuosa. A telefonista eficiente permite o bom funcionamento de uma empresa ou uma entidade pública com as populações.
“A profissão de telefonista foi retratada em filmes como “A Troca”, estrelado por Angelina Jolie. Já na telinha, a série “As Telefonistas”, da Netflix, é uma inspiração no universo feminino e suas lutas. Neste 29 de junho, Dia da Telefonista, uma profissão majoritariamente feminina, vamos homenagear as mulheres e suas conquistas pessoais e profissionais.” (In mensagenscomamor et al. https://www.mensagenscomamor.com/dia-da-telefonista).
A maneira como o chamador é recebido e encaminhado tem influência no comportamento. Conseguir a emotividade dos comunicantes, em vez da reação negativa é fundamental para os negócios, os serviços públicos e a imagem das entidades.
A telefonista está a par das funções e serviços da Organização em que colabora. Tem consciência da missão na cadeia do processo comunicativo porque contribui para a economia de meios. A telefonista entra no conceito de recurso – o recurso ou ativo humano em que repousa a visibilidade da imagem, da simpatia e do sucesso da administração e da organização no seu conjunto.
A telefonista é breve e é pertinente na informação. Para isso conhece os sectores, os serviços e as pessoas para direcionar os chamadores aos departamentos.
Ser telefonista não é só estabelecer ligações. É ter conhecimentos sobre o processo de comunicação e o que representa de mais-valia este processo.
A telefonista eficiente ameniza os maus humores, as agressividades que porventura possam existir entre os chamadores e os destinatários.
“[…] alegres raparigas, que, apressadas, saltitantes, sorridentes, atravessam as ruas de Lisboa […] Aí por volta das oito horas da noite, nas imediações das ruas Andrade Corvo ou da Trindade […] observem-nas. Andam sempre à pressa, graciosas, alegres […]. E afinal, essas mulheres, alegria juvenil e sorriso em flor, são quantas vezes! Devedoras da vossa eterna gratidão… Elas são as telefonistas de Lisboa […] são as mais odiadas e atacadas […] pelo trabalho honrado e digno […]” (cf. TLP, ob. cit., p. 33).
Nos primeiros tempos do Estado Novo a Telefonista não podia casar; tal a consideração que lhe era votada, os segredos que ela detinha, a função pública e a discrição que lhe era reservada. Teve de lutar contra a opressão para se ver livre desse aprisionamento.
Em suma a Telefonista é técnica de atendimento: ouve, interpreta. encaminha, facilita, comunica, ajuda a criar imagem e valor.










Imagens:
001 Gentileza SINTETEL SP;
002 a 014 gentileza da Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu / AA Alfredo Anciães
Palavras-chave: atendimento, profissões, telecomunicação, telefonista
Fontes em suporte tradicional:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Para uma caracterização das Telefonistas: A telefonista nos Tempos da Concorrência” in Estudo para Percurso do Património Museológico de Telecomunicações da Exposição Permanente do Museu das Comunicações”. Lisboa: FPC / Museu das Comunicações, 1996
-TLP Telefones de Lisboa e Porto, et al. – 1882-1992. 110 Anos a Telecomunicar”. Lisboa: TLP, S. A. 1992
Fontes em linha:
--ANCIÃES, Alfredo Ramos - “As Meninas dos Telefones” https://cumpriraterra.blogspot.com/2017/04/149-as-meninas-dos-telefones.html
ANCIÃES, Alfredo Ramos - “Junho Tradição e Comemoração” https://cumpriraterra.blogspot.com/2020/06/junho-tradicao-e-comemoracao.html
--ANCIÃES, Alfredo Ramos - “Os Primeiros Comutadores e Centrais telefónicas em Portugal” https://cumpriraterra.blogspot.com/2018/01/os-primeiros-comutadores-e-centrais.html  
--CALENDARR et al – “Dia do Telefonista” https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-telefonista/
--MENSAGENSCOMAMOR et al “DIA da Telefonista” https://www.mensagenscomamor.com/dia-da-telefonista
--SINTETEL SP Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, et al - “Dica Cultural: Especial Dia das Telecomunicações” https://www.facebook.com/SintetelSP/posts/1386847044726889/
--SMARTKIDS et al – “Dia da Telefonista” https://www.smartkids.com.br/data/29-junho-dia-da-telefonista

Sem comentários:

Enviar um comentário