domingo, 7 de junho de 2020

DO CONVENTO DA SANTÍSSIMA TRINDADE DOS FRADES TRINOS - À MAIS ANTIGA FÁBRICA DE CERVEJAS DE PORTUGAL

001 Santa Casa da Misericórdia nos espaços do ex-Convento da Santíssima Trindade, Trindade, Lisboa

Porque nesta semana se celebra a solenidade da Santíssima Trindade, junto reedito um poste evocativo, em que se pretende demonstrar uma relação da religião com a cultura; com os bens culturais e económicos.

002 Rua Nova da Trindade - toponímia

Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos na Rua Nova da Trindade - Lisboa.

A construção data de finais do século XIII, mais propriamente de 1294.

003 Cervejaria Trindade. Fachada na Rua Nova da Trindade

Do tempo do “rei poeta e lavrador” de nome Dinis e Rainha Santa Isabel. Nesta altura já D. Dinis havia estabelecido “as pazes com os bispos portugueses, sendo a concórdia sancionada pelo papa em 1289”. Também foi este rei poeta quem instituiu o ensino da formação em Teologia na cidade olisiponense. Daí estarem criadas as condições propícias à criação de conventos.
004 Sala de refeições na Cervejaria Trindade, no mesmo espaço do antigo refeitório dos monges trinos
Contudo, D. Dinis estabelece regras: “As ordens religiosas são proibidas de herdar dos seus professos”. Esta regra visava, certamente, evitar que se concentrassem riquezas, influências e poderes excessivos em instituições religiosas.
005 Cervejaria Trindade. Reconstituição do púlpito na sala de refeições da Cervejaria, coincidindo com o refeitório do antigo Convento dos frades trinos
Além disso D. Dinis estabelece que os tabeliães fiquem “proibidos de lavrar escrituras de venda de propriedade a religiosos.” E determina ainda as Inquirições para averiguar quais as terras indevidamente apropriadas, quer pela nobreza, quer pelo clero.
Estabelecidas estas principais regras, mudam-se as circunstâncias.  
006 Sala no antigo refeitório dos monges. Imagem gentileza da Cervejaria Trindade, in desdobrável
O rei e a rainha vão, eles próprios, apoiar a Ordem de Cristo, os franciscanos e várias instituições de assistência social e religiosa, incluindo a criação de um Hospital em Santarém.
É, também, neste contexto de apoio a obras assistenciais que o Convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos inicia a sua vivência em Lisboa.
007 Novas alegorias no exterior da Cervejaria Trindade
A função desta Ordem Trinitária, onde se inclui o Convento da Trindade (designação abreviada) não se esgota na redenção dos cativos como consta na sua denominação. A Ordem, originária da localidade de Cerfroid, perto de Paris, criada por S: João da Mata (S. Jean de Matha) e por São Félix de Valois, actua também na hospitalidade, educação, cuidados nas igrejas e na evangelização.
008 Alegorias na Cervejaria Trindade
O Convento da Trindade passa por vários acidentes e provações. É algumas vezes destruído: Em 1704 por um incêndio; em 1755, pelo grande terramoto, seguido logo no ano imediato por novo incêndio. Finalmente, em 1834, é extinto, como muitos outros.
Parte do património posto à venda é comprado por Manuel Garcia, industrial galego.
009 Trindade. Casa Ferreira das Tabuletas
Este empreendedor teve visão de negócio, investindo na primeira fábrica de cerveja de Portugal, no local onde já havia boémia vária (entre o Chiado e o Bairro Alto), reuniões de grupos e um crescendo número de trabalhadores tipográficos; do correio, transportes e comércio e muitos residentes no novo Bairro Alto e Baixa - Chiado.
O ex-Convento, adquirido pelo industrial galego, residente ali perto na ilustrativa Casa das Alegorias - no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, nunca mais terá fechado as portas, até à atualidade, reconvertendo-se e tornando-se numa casa típica.
010 Trindade. Casa Ferreira das Tabuletas com alegorias e símbolos maçónicos
Os espaços do refeitório monacal e alguns outros adjacentes foram decorados por Francisco Ferreira (o “Ferreira das Tabuletas”), que também decorou a citada Casa das Alegorias, apresentando simbologia maçónica, bem como os Quatro Elementos terrestres e as Quatro Estações do Ano .
011 Trindade. Parte superior da Casa Ferreira das Tabuletas. Alegorias e símbolos maçónicos
Também na Cervejaria estão as alegorias representantes da Indústria e do Comércio, tal como na emblemática e vizinha casa de habitação do empreendedor galego onde, aliás, se afirma que viveu algum tempo o artista Rafael Bordalo Pinheiro que originou o nome ao Largo fronteiro.
Por sua vez, Maria Keil residente por longos anos na proximidade, também foi chamada a intervir na decoração da Cervejaria Trindade. Mais um motivo para uma visita ao local.
012 Trindade. Largo Rafael Bordalo Pinheiro que terá vivido na "Casa do Ferreira das Tabuletas"
Sem se arvorar em formalidades, a Cervejaria Trindade apresenta salas entre o típico popular, outras mais chiques e intimistas. As iguarias estão de acordo para uma casa com mariscos e a uma dieta pró mediterrânica, desafiando bons apetites em espaço de cultura, memória-oração e retiro: boémio, organizacional/empresarial e familiar.
Palavras-Chave: Bairro Alto, bem cultural decorativo, bem cultural edificado, bem cultural toponímico, Cervejaria Trindade, Convento da Santíssima Trindade, Lisboa, Trindade .
Fontes:

--TRINDADE, Cervejaria, et al. – “A História” in desdobrável s.l; s.d.
 
Em linha, documentos acedidos em dezembro de 2016 e em 6 de junho 2020 -
 
--ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Trindade: A Mais Antiga Fábrica de Cerveja em Portugal” https://cumpriraterra.blogspot.com/2016/12/121trindade-mais-antiga-fabrica-de.html
--BRANQUINHO Isabel – Aproximação ao Convento do Mosteiro da Santa Trindade de Santarém (1208-1500) - http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/4423/3/LS_S2_13-14_IsabelBranquinho.pdf
--INÁCIO, Carlos Revez; CABRITA, Fernanda; PEREIRA, Guilherme; SILVA, José António, et al. – “Na Trindade, Nem Sempre Bom Vento, Nem Sempre Convento” in “Congresso Internacional os Trinitários e os Mercedários no Mundo Luso-Hispânico”. Lisboa, 20 a 23 de Julho, 2016 (resumos) - http://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2016/07/2016-07-Resumos-Cong-Trinitario.pdf
--SILVA, Liliana; João Luís Inglês et al. - Ordem da Santíssima Trindade http://fundis.cidehus.uevora.pt/fundo/373/Ordem_da_Santissima_Trindade
--UL – Fac. Ciência et al. -  “Casa do Ferreira das Tabuletas” https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Ferreira_das_Tabuletas

Sem comentários:

Enviar um comentário