terça-feira, 18 de abril de 2017

146.PORQUE HOJE É DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS, JUNTO PARTILHO


001 Arquitetura chã (estilo português) e barroca de Mateus Vicente de Oliveira e Jean-Baptiste Robillon


    RECAPITULANDO O ESTRITAMENTE ESSENCIAL SOBRE: O QUE É UM MUSEU (a), O ICOM (b) E O ICOMOS (c)

002 Azulejaria referente ao Palácio de Queluz

    (a)Definição de museu segundo os estatutos do ICOM

    «Artigo 2. Deninições: 1.O museu é uma instituição permanente, sem finalidade lucrativa, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que realiza investigações que dizem respeito aos testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, adquire os mesmos, conserva-os, transmite-os e expõe-nos especialmente com intenções de estudo, de educação e de deleite.

    […] Além dos “museus” designados como tal, são admitidos como correspondendo a esta definição: 

003 Palácio romântico da Pena - Sintra

    (i)os sítios e os monumentos naturais, arqueológicos e os sítios e monumentos históricos […] (sublinhado para o dia: 18 de abril de cada ano)

    ii)as instituições que conservam coleções e que apresentam espécimes vivos de vegetais e de animais tais como os jardins botânicos e zoológicos, aquários, viveiros;

   iii)os centros científicos [exemplo: o Observatório de Constança, Observatório da Ajuda] e os planetários [exemplo: o Planetário de Belém]; […] »

004 Palácio da Pena



   (b)Definição do ICOM. É um Conselho Internacional de Museus.  
   Associação não governamental, ligada à UNESCO/ONU com sede em Paris. Entre várias outras definições e funções é a Organização que gere os processos da candidatura dos bens a «Património Cultural da Humanidade».

    Cada país pode ter o seu prório ICOM seguido do nome do respectivo país – tal como - ICOM Portugal. Esta Associação recebe propostas de adessão para sócios, individiais ou coletivos. (cf. Estatutos do ICOM in 10º Encontro Nacional de Museologia e Autarquias. Monte Redondo, 19 e 20 junho 1999).

005Palácio de Pintéus / Santo Antão do Tojal – Loures onde Maria Amália Vaz de Carvalho escreveu o seu livro «Uma Primavera de Mulher»

    (c)Definição do ICOMOS. Conselho Internacional de Monumentos e Sítios International Council of Monuments and Sites (ICOMOS, em inglês). «é uma associação civil não-governamental». Criada no seio da Organização das Nações Unidas (ONU) / Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A sede está situada em Paris. (cf. https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Internacional_de_Monumentos_e_S%C3%ADtios )

006 Palácio de Pintéus. Também onde D. João V pernoitou nas suas visitas em direção ao Palácio de Mafra

   «O ICOMOS trabalha para a conservação e proteção dos sítios património cultural.
    É a única organização não-governamental global deste género, dedicada à promoção da aplicação da teoria, metodologia e técnicas científicas para a conservação do património arquitetónico e arqueológico. 
    O seu trabalho é baseado nos princípios consagrados na “Carta Internacional para a Conservação e Restauro de Monumentos e Sítios" (Carta de Veneza, 1964).
    O ICOMOS é uma rede de especialistas que beneficia do intercâmbio interdisciplinar entre os seus membros, entre os quais estão arquitetos, historiadores, arqueólogos, historiadores de arte, geógrafos, antropólogos, engenheiros e urbanistas.
    Os membros do ICOMOS contribuem para o aperfeiçoamento da preservação do património, das normas, e das técnicas para cada tipo de bem do patrimônio cultural: edifícios, cidades históricas, paisagens culturais e sítios arqueológicos.
    Em Março de 2015, o ICOMOS tinha 9.500 membros individuais em 144 países, 110 Comitês Nacionais e 28 Comitês Científicos Internacionais.» (cf. https://www.icomosbr.org/o-icomos ).

    E boas visitas. Se não tiver oportunidade hoje, haverá outros dias do ano, de forma individual, em família, organizado em grupo com interpretação previamente preparada.
    Palavras-chave: ICOM, ICOMOS, Palácio da Pena, Palácio de Queluz, Palácio de Pintéus

Sem comentários:

Enviar um comentário