terça-feira, 11 de abril de 2017

143. MUSEOLOGIA EM AÇÃO: FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES É PORVENTURA A INSTITUIÇÃO CULTURAL E TECNOLÓGICA MAIS ABRANGENTE


Será a instituição cultural e tecnológica mais abrangente:
-Porque trata de comunicações e tecnologias anteriores à própria escrita e até à atualidade.

 001. Edifício do Museu das Comunicações / Museu e Casa do Futuro

As mensagens contidas na arte das rochas, parietal, escultural ou moldagem de peças contêm, em si, formas de comunicar. Essas formas provêm de antes da escrita. Os sítios arqueológicos, quer funerários, quer de rituais são também formas de comunicação.

002.Torre de Belém com telégrafo ótico/visual no topo


  003. Painel da Passarola Voadora do Português/Brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Um precursor na aviação.

Com a escrita expande-se o conhecimento. O Museu das Comunicações expõe espécimes originais e réplicas. Proporciona interpretações através de imagens, legendas e catálogos da época suméria, egípcia, civilizações pré-clássicas, clássicas e modernas.


 004. Uma perspetiva de viagem da Mala Posta

005. Um cenário de animação com um telefone de cordel no Museu das Comunicações


006. Primeiro telégrafo elétrico inaugurado pelo jovem D. Pedro V no dia em que atinge a maioridade e é coroado como Rei



As telecomunicações têm origem antes da própria escrita e acompanham os processos gravados. Nas exigências crescentes da humanidade, não basta enviar e receber mensagens. Para que as comunicações sejam fixadas em memórias transmissíveis e duradouras, os sinais telecomunicados são registados. Com as telegrafias óticas o recetor transcreve os sinais observados para um suporte permanente.
 
007. Telégrafo inovador português de Cristiano Augusto Bramão


008. Recetor acústico/relé construído e inovado pelo português Maximiliano Augusto Herrmann 

009. Telégrafo multiplex Baudot inovado em Portugal por Mendonça, Oliveira e, segundo tudo parece indicar, pelo casapiano António dos Santos 


010. Telégrafo portátil português, inovado e construído por Maximiliano Augusto Herrmann

As crescentes feições de comunicar e as respetivas tecnologias são o coração do Museu e da Fundação das Comunicações: Na arte, na escrita, no som, na imagem e na interatividade, de modo a tornar este Museu e esta Fundação na forma mais abrangente de instituição cultural, porque a comunicação é o processo que preside a qualquer socialização e desenvolvimento inerente à humanidade, a todo o reino animal e, segundo cremos, ao reino vegetal.


011. Telégrafo português, construído e inovado por Cristiano Augusto Bramão e por Maximiliano Augusto Herrmann





 012. Telefone precursor de Bell, inovado em Portugal por Maximiliano Augusto Herrmann

Contudo os Museus e Fundação das Comunicações não se limitam a todo este mundo de cultura e memórias, já que nos apresentam uma prospetiva do tempo que ainda não existe. Chama-se "Casa do Futuro". No interior do espaço museológico o Museu das Comunicações em Lisboa apresenta tecnologias ainda pouco divulgadas e a conjugação das mesmas permite antecipar padrões de casas do futuro.

013. Marconi com um grupo de técnicos e damas portuguesas

014. Telefone português, o primeiro realmente inovador a nível internacional, da autoria de Cristiano Augusto Bramão

 015. Telefone português, modelo "privilegiado" da autoria de Maximiliano Augusto Herrmann 

Parte destas tecnologias já estão coordenadas e em ação na Casa do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações. Esta Casa é, em nosso entender, um dos modelos de casa do futuro, onde é possível a inspiração e a concretização de novas projeções e novas tecnologias de intercomunicação e interatividade entre essas casas e os seus habitantes.

 
016. Telefonistas numa central manual portuguesa

017. Inauguração da telefonia automática, em Portugal, pelo Presidente Carmona
 018. Técnicos da APT ao serviço de instalação e manutenção telefónica

A visita ao Museu das Comunicações e à Casa do Futuro consiste numa viagem de prospeção do pretérito, do presente e do futuro que a disciplina de Museologia: Tradicional, Nova e Social da USMMA propõe no dia 28 do mês de abril corrente.

 
019. Telefone totalmente transparente. Construído pela "AEP - Automática Eléctrica Portuguesa"

  020. Um logótipo da "Casa das Máquinas Falantes", futuro Museu de Comunicações de Alcobaça

Deseja-se uma ótima viagem e visita ao mundo de que é originário, até ao mundo em que a apresentação, imaginação e sua própria interpretação lhe permitam alcançar. O futuro começa sempre a partir do agora.

021. Telefone de satélite que esteve ao serviço na guerra da Bósnia e Herzegovina


022. Telefone construído em Portugal. Ajudou a cimentar uma nova identidade ao serviço da Bósnia e Herzegovina, onde permanece como peça fundamental da luta e processo desta jovem nação.

Aproveite, seja um participante ativo e interativo nesta visita, porventura, inédita.

Fontes:
Imagens gentileza: 001 a 021: Fundação Portuguesa das Comunicações, CDI, Museu; Património ; 022 crédito Diário de Notícias, 13.12.2015, p. 36-37; disponível em http://www.dn.pt/mundo/interior/o-telefone-portugues-que-ajudou-a-bosnia-a-nascer-4927279.html, acedido em. 21.3.2017
Fontes descritivas:
ANCIÃES, Alfredo Ramos – Patrimónios de Comunicações de Portugal. Em Destaque a Horta – Faial – Açores. Lisboa / Sintra: Turiscon Editora, 2016.- Contactos Editor: Liduíno Borba in www.liduinoborba.com, facebook: - https://www.facebook.com/liduino.borba?fref=ts 
Em linha -
ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Raízes e Fundamentos para um Futuro Museu Nacional das Comunicações e Transportes” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/09/18-raizes-e-fundamentos-para-um-futuro.html








Sem comentários:

Enviar um comentário