terça-feira, 7 de outubro de 2014

15 MUSEU DOS CTT - FONTES E CONTRIBUTOS PARA UM FUTURO MUSEU NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES


Refundação / Organização

 
O entusiasmo pela refundação do Museu dos CTT, outrora designado Museu Postal reflete-se em expressões utilizadas pelo I conservador - Mário Gonçalves Viana ao referir-se a um “apostolado museológico” como “uma das formas mais elevadas e mais necessárias do processo educativo contemporâneo” apontando Portugal como um país de “civilização universalista” (1).

Em relação ao museu que acabara de refundar, diz-nos que “Não será, apenas, para os funcionários, mas para todos – porque todos ali terão de aprender; apresentará o material e mostrará o trabalho da Corporação, será um museu erudito, um museu pedagógico, um museu profissional e um museu social […]” (2).

Este entusiamo deve-se ao perfil socioprofissional de Mário Viana, bem como à conjuntura política, favorável à criação de museus de caráter pedagógico do Estado Novo. Isso pode verificar-se, em relação à criação de uma rede de museus de etnografia. Nesta perspetiva: “Luís Chaves salienta a necessidade de existência de uma estrutura hierárquica culminando num Museu Nacional ou Central” (3).

O professor Coutinho Gouveia cita o investigador Luís Chaves destacando que “O essencial está na integração de todos os valores na grande obra da museografia nacional”. É de salientar que estas considerações datam de 1946 (4), um ano antes à refundação do Museu dos CTT. De relevar será ainda o facto dos Correios Telégrafos e Telefones naquele tempo constituírem um organismo estatal, integrado no Estado Corporativo, sujeito a interferências políticas e administrativas.

Na carreira de Mário Gonçalves Viana como conservador do museu interpôs-se uma alegada questão administrativa de acumulação de horas de serviço e vencimento no INEF – Instituto Nacional de Educação Física.

Mário Viana obtivera autorização prévia, quer em relação ao INEF, quer aos CTT. No entanto foi-lhe movido um processo pelo Estado Português que forçou o conservador a pedir a sua própria exoneração. Em resposta a pressões que lhe foram movidas escreve uma carta ao Diretor Geral dos CTT onde faz notar o seguinte: “Não me convindo continuar a servir a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones a partir do dia 20 de Janeiro peço a Vª Exª se digne conceder-me a exoneração do cargo de Conservador-Chefe do Museu”. Lisboa, 9 de Janeiro de 1952 e assina – Mário Gonçalves Viana. (5).

Não obstante todos os condicionalismos; em 1947, ano da posse de Mário Viana, encontramos cerca de 1500 registos de inventário, relativos a outros tantos objetos museológicos e foi preparada uma sede para o museu na Rua de S. Mamede ao Caldas, Lisboa.

Em 1949 publicou “Um Museu dos CTT: Objectivos – Organização – Realização – Funcionamento” constituindo um estudo de excecional qualidade para a época, que ainda é um marco da museologia.

Em 1951 começa a agudizar-se o problema acerca das horas e vencimento em regime de acumulação no INEF, até que um ofício do Ministério das Finanças, datado de 29.2.1952 refere o seguinte: “Tenho a honra de informar que o processo respeitante à acumulação pelo Dr. Mário Gonçalves Viana, dos cargos de professor contratado do INEF e de Chefe do Museu dessa Administração Geral dos CTT, foi arquivado em vista do interessado já não exercer qualquer destes lugares e a sua situação quanto ao abono de remunerações durante o período em que os acumulou, dever considerar-se regularizada em face do estabelecido no despacho da Presidência do Conselho transmitido na circular nº 159, série A, de 16 de Fevereiro corrente [1952]”(6).

Tudo parece indicar que muitas das realizações deste conservador não foram registadas em relatórios de gestão, ou se o foram, acabaram por se perder; no entanto podemos inferir pela transcrição que a seguir citamos, das dificuldades encontradas e que refletem a difícil prática museológica dos anos 40 e 50:

“A maioria das pessoas não avalia o trabalho delicado e insano, o trabalho inglório e obscuro, que há a realizar, quando se cria um museu, para selecionar, classificar, agrupar e catalogar milhares de objectos. Para organizar as colecções e ficheiros; para identificar numerosos espécimes, de que só os “velhos” se lembram […]. Para reconstituir objectos ou aparelhos incompletos […] para completar as séries […] colher os necessários elementos informativos […] para vigiar sem descanso pela conservação […] vencer as incompreensões que em vão se solicitam […] muitas vezes para se conseguir alguma coisa, há que pedir e suplicar quase […] como quem pede uma esmola […]” (7).

Notas

(1) VIANA, Mário Gonçalves – Um Museu dos CTT: Objectivos – Organização – Realização – Funcionamento. Lisboa: Ed. dos Serviços Culturais dos CTT, 1949, p. 15

(2) Idem, p. 41

(3) GOUVEIA, Henrique Coutinho – “Acerca do conceito e evolução dos Museus Regionais Portugueses, desde finais do século XIX ao Regime do Estado Novo”, in Bibliotecas Arquivos e Museus, vol. 1, jan. / jun., 1985, p 176

(4) CHAVES, Luís – O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral. Lisboa: Ed. Ocidente, vol. XXVIII, 1946

(5) CTT - Pedido de exoneração, in processo individual no Arquivo de Registo Biográfico.

(6) CTT - Ofício in processo individual no Arquivo de Registo Biográfico.

(7) VIANA, Mário Gonçalves – Um Museu dos CTT, ob. cit. pp 58-59


Postado inicialmente: quinta-feira, 14 de agosto de 2014 11:26 por Alfredo Ramos Anciães no blogue:
P. S. A plataforma de blogues da comunidade http://comunidade.sol.pt/ tem estado indisponível desde Setembro 2014, até … Desta forma resolvemos recuperar uma cópia que tínhamos do poste em referência e editá-la nesta plataforma blogspot.pt .
 

4 comentários:

  1. Caro Fred, ficou uma grande lição grade lição, sobre dificuldades e métodos de se organizar museologia. Os nomes de que falas, já não são do meu tempo, nem aparecem no que já li a propósito (literatura filatélica).
    Sobre a comunidade sol, estou em julgar que terá acabado de vez. Ainda bem passei para os meus blogges no Blogspot, de aqui tens acesso.
    Deixo um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá caro Daniel.

    Espero que a comunidade Sol ainda volte a funcionar, pois tenho lá muito conteúdo editado. O setor privado é assim, nunca podemos ter confiança total, pois o lucro é a razão primordial de existir, o resto interessa pouco.

    Irei visitar-te no teu blogue. Obrigado também pelas tuas palavras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma boa lição sobre museologia.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado caro Jorge.

    Acrescento que ao obra do conservador VIANA, Mário Gonçalves

    – Um Museu dos CTT: Objectivos – Organização – Realização – Funcionamento. Lisboa: Ed. dos Serviços Culturais dos CTT -

    foi objeto de publicação em várias línguas, incluindo o árabe. Contudo a museologia portuguesa não lhe tem dado o merecido reconhecimento e destaque, bem como ao próprio autor que publicou várias dezenas de livros sobretudo de psicologia e que, em meu entender, também não têm sido divulgadas na medida da sua qualidade.

    Haverá, sim, quem delas se tenha aproveitado sem a devida citação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar