segunda-feira, 21 de novembro de 2016

111. FRATRIMÓNIOS E NOVOS MUSEUS EM DESENVOLVIMENTO


Foi sem intencionalidade prévia, mas é com regozijo que dedico este artigo capicua ao desenvolvimento do conceito de fratrimónio com especial ligação aos novos museus. Novos, não no sentido de edifícios e instalações mas sim no sentido de uma nova filosofia e práticas sociais / museais.
Fratrimónios são bens e valores sociais: fruídos, usados ou consumidos “aqui e agora” (cf. Mário Chagas, 2016), isto é no nosso tempo, na nossa comunidade ou com as quais nos relacionamos;
Um exemplo de fratrimónio: O trabalho dos participantes do Rancho Folclórico de Penedono em atuação na festa da Casa do Concelho no Inatel Costa da Caparica, 20.11.2016
Fratrimónios são bens partilhados, lembrando o antigo bodo e o ágape (cf. Agostinho da Silva e Natália Correia);

São bens e processos aos quais o novo museu se associa como inspirador, interlocutor e comunicador.
Fratrimónios: são bens tangíveis, económicos e financeiros e intangíveis (valores: animação, companhia, aconselhamento) partilhados ou redistribuídos no sentido de valorizar quem necessita. Desta partilha não decorre o aproveitamento egoísta e injusto de uns pelos outros. O sentido equitativo de esforço e responsabilidade está presente no conceito, projetos e ações fratrimoniais.

O novo museu acompanha os processos fratrimoniais que a sociologia, a psicologia, a religião e a fé (a) ajudarão a entender, como realidades baseadas na razão, na ciência e no coração (b)
(a) Não tenhamos receio das palavras, enquanto respeitadoras.
(b) Porque “o coração tem razões que a própria razão desconhece” e “Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem”


Outra forma de fratrimónio. Agradecimento ao presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira pela oferta das castanhas aos participantes na festa da Casa do Concelho de Penedono.
O novo museu é uma organização baseada e recuperada a partir do antigo e do clássico museion. Baseia-se, simultaneamente, na ciência e nos desenvolvimentos pós modernos e atuais. O novo museu ajuda a interpretar e a comunicar os bens fratrimoniais e patrimoniais, em colaboração com outras organizações do foro social e comunitário.

O novo museu é um facilitador de processos de produção, conservação, organização e comunicação; prima por manter a equidistância em relação aos poderes políticos, sociais e religiosos.
Participantes no Rancho Folclórico de Penedono em atuação na festa da Casa do Concelho 
Os fratrimónios incluem as ações de animação, distribuição ou redistribuição dos bens resultantes das colaborações, do trabalho social e comunitário; incluem o respeito e a valorização do semelhante e da natureza envolvente.

Sem comentários:

Enviar um comentário