quinta-feira, 3 de novembro de 2016

106. VISITA À SÉTIMA COLINA DE LISBOA INCLUI, ENTRE OUTROS E IMPORTANTES ATRATIVOS, A COMEMORAÇÃO DE UM TRICENTENÁRIO (cont.)

Quando as perguntas são tão interessantes como as respostas:

-»Qual a distinção atribuída a Lisboa pela Santa Sé que nem Espanha, França, a própria Roma, Polónia, etc. etc. mereceram, e porquê?

A relevância do título e função Patriarca(l) a Lisboa – Portugal:

“O título de Patriarcado foi dado em 1716, pelo papa Clemente IX, tendo em conta o esforço missionário e de evangelização dos portugueses […]. Na Igreja Católica Latina, além de Lisboa, só Veneza tem o título de Patriarcado” (cf. MACHADO, Artur et al - Manuel Clemente revela comemorações dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa http://www.acorianooriental.pt/noticia/manuel-clemente-revela-comemoracoes-dos-300-anos-do-patriarcado-de-lisboa )

-»Quantos Patriarcas houve/há até à atualidade em Portugal?

Até à atualidade contam-se dezassete Patriarcas em Lisboa, desde D. Tomás de Almeida até ao atual D. Manuel Clemente. (cf. CLEMENTE, D. Manuel - Patriarcado no Curso dos Tempos  http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&tem=75. )

-»Onde estão sepultados os Patriarcas e porque é que o Panteão dos Patriarcas em São Vicente de Fora não os acolhe todos?

1º Patriarca - D. Tomás de Almeida:

Ao tempo da sua morte e por ter sido o primeiro, não havia ainda a tradição da sepultura destes titulares em São Vicente de Fora. Por outro lado, a Igreja de São Roque e 7ª colina situavam-se num dos locais mais nobres e modernos da altura; logo, um local almejado para a residência eterna de figuras destacadas e com poder.

D. Tomás de Almeida mantinha uma relação próxima com os Jesuítas com quem estudara no Colégio de Santo Antão; Jesuítas estes, que também partilhavam o Convento da Trindade / Igreja de São Roque, atualmente Igreja / Museu.

O corpo de D. Tomás de Almeida encontra-se sepultado na Igreja de S. Roque em Lisboa.

Por sua vez, o sobrinho homónimo, “Dom Tomás de Almeida […] seria o principal decano da Santa Igreja Patriarcal e o primeiro Diretor Geral dos Estados públicos em Portugal e domínios por Carta Régia de 6 de maio de 1759”;

Este decano e sobrinho homónimo do Patriarca - Tomás de Almeida encontra-se, por sua vez, sepultado em local central da igreja do Convento de São Pedro de Alcântara; logo, também em local nobre e muito perto da Igreja/Museu de São Roque, onde jaz o seu tio Patriarca;

A relação familiar com os Lencastres (ou Lancastres), por sua vez descendentes da relação de D. João II (extra matrimonial) ligados ainda aos comendadores e comendadeiras de Santos (O- Velho e O-Novo) leva a que seja construída nova e magnífica capela em honra e devoção aos Santos Mártires de Lisboa, junto à igreja do Convento de São Pedro de Alcântara.

Note-se que o Bairro Alto / São Pedro de Alcântara estavam, então, na moda e por aqui passava a primeira construção racional / ortogonal de Lisboa;

Esta igreja de São Pedro de Alcântara fora, pois, escolhida para espécie de panteão da descendência da família do primeiro Patriarca; como quem diz da família real, isto é, dos comendadores e comendadeiras da Ordem de Santiago; Ordem esta, presente desde o início da reconquista de Lisboa e da formação do Reino de Portugal e dos Algarves.(cf. WIKIMEDIA et al - Tomás de Almeida https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Almeida )

Tags: História, Lisboa, Museologia, património edificado, Patriarcado, São Pedro de Alcântara

… / …

Sem comentários:

Enviar um comentário