segunda-feira, 7 de novembro de 2016

108.COMUNICAÇÕES ENTRE AS ÁRVORES E OUTRA NATUREZA

Diz-nos Peter Wohlleben que “[…] as árvores conversam entre si, detetam perigos ao redor e ajudam as plantas mais velhas a se alimentar […]”.
Peter W. lança o seu recente livro intitulado “A Vida Oculta das Árvores” (The Hidden Life of Trees) afirmando que “A coisa que mais o surpreendeu é quão sociais as árvores são” […] quando estão sob ataque, as árvores comunicam sua angústia para outras ao seu redor emitindo sinais elétricos […]”.
Na investigação de Peter verifico que não há uma luta pela sobrevivência dos melhores, mas sim uma cooperação entre os membros da espécie e que a mesma espécie é capaz de lutar contra outras, consideradas invasoras.

Ainda não li o livro de Peter mas a partir do artigo sobre a tese deste engenheiro florestal e análises sobre a sua publicação; ponho a seguinte questão:
Será que Peter W. avança algo em relação ao realizado outrora por Jagadish Chandra Bose, que se dedicou de alma e coração ao estudo da Natureza?
Espero que haja desenvolvimento.

Sabe-se que Jagadish Bose, embora um ser místico, agiu de modo científico, tornando-se inventor, para lá de investigador, professor e escritor, traduzido em diversas línguas. Para Bose, a natureza vegetal não é desprovida de sensações de bem-estar, mal-estar; não é indiferente a estímulos. Uma planta pode sentir a presença de bons e maus fluídos e reage a sensações e comunicações.

Para comprovar os atributos de sensação/reação, bem-estar, mal-estar que a sua intuição sobre as árvores e plantas lhe sugeria; Chandra Bose inventa um equipamento a que chama crescógrafo, permitindo a ampliação das manifestações reativas/comunicativas do reino vegetal, até cerca de 10.000 vezes (cf ANCIÃES, ob cit.)

Tags: comunicação, Jagadish Chandra Bose, Peter Hohlleben, reino vegetal

Fontes acedidas em 07.11.2016:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – Comunicações D`Outrora e uma Perspectiva de Futuro – O Caso de Jagadish, Chandra Bose http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/07/48-comunicacoes-doutrora-e-uma.html
-HOHLLEBEN, Peter - The Hidden Life of Trees, What They Feel, How They Communicate. Greystone Books; David Suzuki Institute, 2016 ; ------- The Hidden Life Of Trees: What They Feel, How They Communicate  http://www.dnaindia.com/lifestyle/review-book-review-the-hidden-life-of-trees-what-they-feel-how-they-communicate-discoveries-from-a-secret-world-2258354
-THE GREENEST POST, et al - A vida escondida das árvores: o que sentem, como eles se comunicam http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/as-arvores-conversam-entre-si/


Sem comentários:

Enviar um comentário